Iron Maiden: as mais raras e curiosas músicas - parte 4
Por Bruno Prado
Postado em 08 de outubro de 2012
Essa é a quarta e última parte da matéria sobre as mais raras e curiosas músicas do Iron Maiden. Leia as outras partes nos links abaixo.
MORE TEA VICAR
Sua letra estranha em sem nexo é uma paródia com o canal MTV (iniciais de More Tea Vicar) que vende sua imagem como um canal de música mas ultimamente vem colocando outras besteiras no ar.
"Vicar" é o correspondente em inglês ao "Vigário" na língua portuguesa, portanto o título significa "Mais chá, Vigário"?
Isso é uma espécie de piada de bar sobre os flatos de uma determinada pessoa. Falar "more tea vicar" aos presentes seria como admitir o mau odor, o que poderia ser entendido como uma resposta a programação supostamente "fedorenta" da MTV.
A piada não faz muito sentido em português, mas acreditem, tem certa popularidade entre os ingleses.
DANCE OF DEATH (ORCHESTRAL VERSION 2)
Em 2002 no single Raimaker foi lançada a versão orquestrada da música Dance of Death, que assim como Blood Brothers anteriormente, teve arranjos do compositor Jeff Bova (vencedor do Grammy e que já trabalhou com Michael Jackson, Eric Clapton e Bob Dylan, entre outros).
A curiosidade em torno dessa faixa é que na versão "pock it!" (mini-CD) do mesmo single ela está intitulada como "Orchestral version 2". Não se sabe se era pra ter alguma mudança nos arranjos mas tanto a versão 1 como a 2 são exatamente iguais.
OBS: o nome dado a algumas versões muda de acordo com o país lançado, como é o caso de The Angel & the Gambler (Short Version / Edit) e The Reincarnation of Benjamin Breeg (Rock Club Mix / Edited). Mas neste caso, além de não depender da regionalidade, o acréscimo do número 2 deu a entender que seria uma segunda versão orquestrada, o que não se confirmou, fazendo desta uma versão bem peculiar.
Veja a capa e o verso do single Rainmaker pock it:
http://adf.ly/D1Wl7
JOURNEYMAN (ELECTRIC VERSION)
Facilmente encontrada até os dias atuais, esta versão possui uma pequena curiosidade. Ela foi preparada para ser lançada no álbum Dance of Death mas a banda preferiu inserir a versão acústica por achar que soaria melhor. Essa "versão elétrica" de Journeyman virou então um b-side do EP No More Lies de 2004.
THE NUMBER OF THE BEAST (PRICELESS EDIT)
Esta versão foi lançada na reedição de seu single em 2005 e não tem aquela famosa introdução narrada de dois versículos bíblicos dos capítulos 12 e 13 do apocalipse ("woe to you, oh earth and sea", etc)
O título "priceless edit" tem duplo significado e uma interessante curiosidade que passa despercebida por muitos fãs. Durante muito tempo existiram boatos de que Vincent Price narrou a introdução de The Number of The Beast. Price era um famoso ator e narrador americano de filmes de terror. É dele a voz no filme/clip Thriller de Michael Jackson, e Welcome to My Nightmare de Alice Cooper, entre outros.
Bruce Dickinson revelou que o Iron Maiden até chegou a convidar Price em 1982, mas ele recusou-se a fazer o trabalho por menos de 25 mil libras. Com a recusa de Price a música ficou sem introdução e seria lançada no álbum assim mesmo se a banda não tivesse achado um ator inglês (Barry Clayton) que fez o trabalho com uma voz muito semelhante.
"Priceless" portanto é um trocadilho com o sobrenome de Vincent Price. Além de significar "sem preço" em função do alto valor cobrado, também significa "sem o Price", o narrador.
Veja abaixo o link para duas matérias curtas (em inglês) sobre a intro de The Number Of The Beast e a morte de Barry Clayton recentemente:
http://adf.ly/CxLty
http://adf.ly/CxM2T
THE TROOPER (LIVE 07.06.2005 IN REYKJAVÍK, ICELAND) E
DIFFERENT WORLD (LIVE 09.11.2006 IN AALBORG, DENMARK)
Essa versão de The Trooper foi a primeira faixa que o Iron Maiden lançou exclusivamente pela internet. Ela só pôde ser encontrada na versão digital de seu single que foi vendida por um curto período em 2005 para celebrar um momento especial da banda: a primeira edição do que seria chamado de "Bruce Air", uma promoção na qual o vocalista Bruce Dickinson pilotava um Boeing 757 sob nr. de voo AEU 666 lotado de fãs para shows em alguma parte do mundo (nesta 1a edição, na Islândia). Posteriormente tal avião alugado se tornaria o "Ed Force One" e os voos AEU 666 dariam nome ao documentário da banda "Flight 666".
A versão de Different World gravada em Aalborg é a única outra faixa, além da já citada The Trooper, lançada apenas na internet. Seu "single digital" vinha com uma entrevista com Steve Harris e pôde ser adquirido até o natal de 2006.
Nenhuma delas aparece em qualquer item físico oficial até os dias de hoje, já que todas as demais versões de seus singles vinham com outras gravações. Na internet também não é tão fácil achá-las para download. Suas versões em bootlegs de seus shows são bem mais acessíveis e talvez por isso pouca gente se interessou em pagar para ter uma música na qual a mesma versão já estava na web gratuitamente.
OBS: outras músicas do Iron Maiden já haviam sido lançadas em versão digital antes, entretanto, elas eram as mesmas versões de seus itens físicos.
Abaixo podem ser conferidas as matérias sobre o lançamento de ambas as músicas e a antiga versão da página de download oficial de The Trooper:
Matéria Different World:
http://adf.ly/CxKT1
Matéria The Trooper:
http://adf.ly/CxKWc
Website The Trooper:
http://adf.ly/CxLKs
Iron Maiden - as mais raras e curiosas músicas
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O baterista que é um "músico bom em banda ruim", segundo Regis Tadeu
Clássico dos anos 2000 supera 3 bilhões de plays no Spotify
Cartaz oficial do Bangers Open Air é divulgado pela organização do festival
O guitarrista brasileiro que ouviu a real de produtor: "Seu timbre e sua mão não são bons"
Bono elege o que o heavy metal produz de pior, mas admite; "pode haver exceções"
A maior banda de rock de todos os tempos, segundo Mick Fleetwood
A música subestimada do Metallica que Lars diz ser um enrosco pra tocar ao vivo
A banda sem frescura que tinha os melhores músicos do rock, segundo Joe Perry
Por que Kurt Cobain detestava Phil Collins, Axl Rose e o Grateful Dead
Manowar se manifesta em solidariedade ao guitarrista Ross the Boss
A melhor música do Led Zeppelin de todos os tempos, segundo Ozzy Osbourne
Como Ringo Starr, Isaac Azimov e Lúcifer inspiraram um dos maiores solos de bateria do rock
O disco clássico que fez Steve Vai começar a tocar guitarra
Mille Petrozza (Kreator) admite que ficaria entediado se fizesse um álbum 100% thrash metal
Como Angela Gossow se juntou ao Arch Enemy, de acordo com Michael Amott

Iron Maiden: as mais raras e curiosas músicas - parte 1
Iron Maiden: as mais raras e curiosas músicas - parte 2
Iron Maiden: as mais raras e curiosas músicas - parte 3
A pior música do pior disco do Iron Maiden, de acordo com o Heavy Consequence
Por que "Wasted Years" é a pior faixa de "Somewhere in Time", segundo o Heavy Consequence
A melhor e a pior música de cada disco do Iron Maiden, segundo o Heavy Consequence
A música do Iron Maiden que "deveria ter sido extinta", segundo o Heavy Consequence
As três bandas gigantes de metal que pioraram ao trocar de vocalista, segundo Gastão
A melhor música de cada álbum do Iron Maiden, segundo ranking feito pela Loudwire
Blaze Bayley anuncia que não fará mais meet & greets e sessões de autógrafos gratuitas
O disco de Bruce Dickinson considerado um dos melhores de metal dos anos 90 pela Metal Hammer
Andreas Kisser participa de novo álbum do Bruce Dickinson - sem tocar guitarra
Bruce Dickinson grava novo álbum solo em estúdio de Dave Grohl


