Iron Maiden: as mais raras e curiosas músicas - parte 2
Por Bruno Prado
Postado em 04 de outubro de 2012
Essa é a segunda parte da matéria sobre as mais raras e curiosas músicas do Iron Maiden. As outras partes podem ser vistas nos links abaixo.
THAT GIRL
Cover ou música própria? durante algum tempo os fãs ficaram com essa dúvida na cabeça. O motivo foi a data de criação da música: dezembro de 1985, um ano antes de seu lançamento.
A história e curiosidade por trás dessa música inicia-se com o projeto "Entire Population Of Hackney", uma criação de Adrian Smith e Nicko McBrain. Ambos nascidos no distrito de Hackney ao norte de Londres.
Durante as férias de 1985 após a World Slavery Tour, Nicko resolveu alugar um estúdio e fazer algumas jam sessions com Adrian Smith e amigos. Durante as sessões, Dave Colwell e Andy Barnett criaram That Girl. No mesmo mês houve uma apresentação ao vivo no clube Marquee onde a música foi tocada pela 1a vez em sua história. Como Bruce Dickinson e Steve Harris subiram ao palco e se juntaram ao projeto nesta noite, o show acabou sendo divulgado como uma apresentação secreta do Iron Maiden, e consequentemente, de boca em boca That Girl virou uma "música nova da banda".
That Girl foi registrada pela banda inglesa "FM" tendo como autores Goldsworthy, P. Jupp e o próprio Barnett. Tanto o FM quanto o Iron Maiden (completo dessa vez) gravaram-na quase que simultaneamente, no verão de 1986. O FM entretanto, lançou sua versão em setembro, no álbum Indiscreet, cerca de 3 meses antes do Iron Maiden lança-la no single Stranger in a Strange Land.
BLACK BART BLUES
Black Bart foi um ladrão de diligências do velho oeste norte-americano. Inglês e extremamente educado, ficou famoso por deixar poemas nos locais de seus crimes.
Durante a World Piece Tour a banda cruzava o meio-oeste dos EUA de ônibus quando Bruce viu uma armadura medieval num posto de gasolina no meio do nada. Imediatamente ele tratou de parar e "obter" a tal armadura a qual lhe deu o nome de Black Bart.
Black Bart ficou guardado no ônibus da banda até o fim da turnê e segundo o próprio Bruce ele "viu" muitas coisas loucas durante o tempo que esteve por lá.
Este b-side do single Can I Play With Madness foi feito em homenagem ao Black Bart de Bruce e as vozes estranhas no diálogo do início da música seria um hipotético "nerd" ao esbarrar com o Iron Maiden na estrada.
MUMBLINGS AND JUMBLINGS (FROM YOURS TRULY)
Saber que ela existe é mais raro do que acha-la. Esta é uma "música" escondida ao final de Black Bart Blues, b-side do single Can I Play with Madness de 1988 e é constantemente tratada como parte desta última pois se encontra na mesma faixa. Ela começa com a introdução de The Evil That Men Do mas depois vira uma bagunça proferida pelo baterista Nicko McBrain.
"Mumblings And Jumblings" (e apenas isso) é seu título correto. Em tradução livre seria algo como "murmúrios embaralhados / sem nexo", ou simplificando... papo de bêbado!
O próprio Nicko cita ela nos seus comentários em "Listen with Nicko Part IX" presente no CD 9 da caixa The First Ten Years, e constantemente os fãs copiam a transcrição achando que "From Yours Truly" faz parte do título. Na verdade isto é apenas um termo informal para se referir a sí mesmo, ou seja, Nicko quis dizer com "Mumblings And Jumblings From Yours Truly" nada mais nada menos que "murmúrios embaralhados deste que vos escreve" (ou "deste que vos fala", no caso do áudio).
OBS: Foi a 1a vez que a banda lançou uma faixa escondida.
Ouça esta faixa e veja sua transcrição abaixo:
BAYSWATER AIN'T A BAD PLACE TO BE
Está presente apenas na versão inglesa do single Be Quick or Be Dead e no CD bônus do Fear of The Dark versão 1995, escondida ao final de Space Station no.5.
Assim como "Sheriff of Huddersfield" este b-side é uma paródia com o estilo e sotaque do empresário Rod Smallwood, mas ao contrário de "Sheriff" ela não é muito lembrada pela banda e algumas vezes nem os fãs sabem que ela existe.
Bayswater é uma região cosmopolita do distrito de Westminster em Londres onde viveram pessoas famosas, entre elas o ex-premiê Winston Churchill. Segundo a banda, o lugar ideal para o estilo de Rod Smallwood.
Esta faixa e sua letra estão disponíveis a seguir:
FROM HERE TO ETERNITY (TRIUMPH MIX VERSION)
Eu nunca consegui notar diferença alguma entre esta versão e a original do álbum Fear of The Dark. Mas na Alemanha - e posteriormente no resto da Europa - resolveram incluir um sufixo e vende-la como se fosse alguma versão "Triumph" (triunfal) no próprio single From Here to Eternity. O motivo é um mistério.
OBS: foi a primeira vez que a banda deu um sufixo para uma nova versão de uma de suas músicas.
WASTING LOVE (RADIO EDIT)
Esta versão foi lançada apenas em um item promocional para as rádios americanas o qual não é vendido (ou não deveria ser). Difere em pouca coisa do original. Alguns riffs repetidos foram cortados para que ficasse com um tempo menor. É facilmente encontrada na internet mas é esquecida pela banda que nem mesmo apresenta o single em sua discografia e o omite tanto de sua página da internet quanto da maioria dos encartes de álbuns e singles.
Confira abaixo a música:
Na terceira parte da matéria (link abaixo) falaremos sobre a única música da banda gravada com pedal duplo, o corte de um dos principais clássicos do Maiden, e a gravação de Killers ainda inacabada. Abraços e UP THE IRONS!
Iron Maiden - as mais raras e curiosas músicas
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O megastar maior que o Pink Floyd cujo show David Gilmour achou apenas "mediano"
Skid Row anuncia versão remasterizada de coletânea, que será lançada em novembro
A insana rotina matinal de Lemmy revelada pelo baterista do The Clash
O principal problema do novo documentário dos Raimundos, segundo Digão
Quanto do Angra pertence a Felipe Andreoli, Rafael Bittencourt e Kiko Loureiro
Vivian Campbell relembra teste para entrar na banda de Dio; "Eles estavam chapados"
King Diamond relança "Halloween" para o Halloween
A estrela de Hollywood que ajudou a transformar uma canção em clássico do Guns N' Roses
Metallica contribuiu para a ascensão do grunge e do Nirvana, segundo Kirk Hammett
Qual banda do Big Four do thrash metal possui a discografia de estúdio mais extensa?
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
Joe Lynn Turner explica diferenças entre trabalhar com Ritchie Blackmore e Yngwie Malmsteen
Ex-baterista do Black Sabbath considera Tony Iommi um dos músicos mais fáceis de lidar
Mortiis cita o Sarcófago entre as poucas referências do black metal no início dos anos 90
As melhores músicas do rock progressivo com mais de 30 minutos, segundo a Loudwire
Iron Maiden: as mais raras e curiosas músicas - parte 1
Iron Maiden: as mais raras e curiosas músicas - parte 3
Nicko McBrain relembra o dia em que Ozzy Osbourne salvou sua vida
Em outubro, Iron Maiden inaugura em São Paulo a "Eddie's Emporium Experience Store"
Para conceituado escritor, Metallica está sofrendo de "síndrome de Iron Maiden"
As 7 maravilhas do mundo do heavy metal e como conhecê-las
Regis Tadeu finalmente explica detalhe do Iron Maiden que fãs discutem há 20 anos
O filme dos anos 30 que inspirou a música mais tocada pelo Iron Maiden ao vivo
Baixo de James LoMenzo apresenta falha durante intro de "Peace Sells" em show do Megadeth
Baterista do Linkin Park toca música do Iron Maiden que nunca havia escutado
O disco gravado por Bruce Dickinson que a Metal Hammer considera o pior do Iron Maiden


