Chuck Berry: a história do clássico Johnny B. Goode

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Paulo Severo da Costa, Fonte: Wikipedia, free enciclopedy, Tradução
Enviar correções  |  Comentários  | 

Escrita por CHUCK BERRY em 1955, a canção é sobre um menino pobre que toca guitarra "como quem toca uma campainha", e que poderia um dia ter seu "nome nos letreiros luminosos".

76 acessosChuck Berry: vídeo traz imagens da carreira do guitarrista5000 acessosEddie Van Halen: "Eruption foi um acidente"

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Originalmente a letra continha a expressão "menino negro", mas BERRY mudou para "menino do campo" para garantir a difusão nas rádios. O título sugere que o guitarrista tratado na letra seja excepcional, e insinua elementos autobiográficos - uma vez que BERRY nasceu na Goode Avenue, 2520, em St. Louis. A canção foi inicialmente uma inspiração do pianista de Berry, JOHNNIE JOHNSON, embora desenvolvida no formato conhecido pelo próprio Berry. Apesar de JOHNNIE JOHNSON ter tocado em muitas outras músicas de CHUCK BERRY, foi LAFAYETTE LEAKE quem gravou o piano nesta canção.

O riff de guitarra de abertura em "Johnny B. Goode" é essencialmente uma cópia nota-a-nota do solo inicial da canção de LOUIS JORDAN, "Ain't That Just Like a Woman” (1946), interpretado pelo guitarrista CARL HOGAN.

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

BERRY escreveu mais três canções que envolvem o personagem Johnny B. Goode: "Bye Bye Johnny", "Go Go Go" e "Johnny B. Blues”.

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube
youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 26 de julho de 2012

76 acessosChuck Berry: vídeo traz imagens da carreira do guitarrista637 acessosChuck Berry: existe uma sequência para "Johnny B. Goode".267 acessosChuck Berry: ouça "Lady B. Goode", mais uma música do novo disco355 acessosChuck Berry: 1° clipe de sua carreira é lançado após sua morte0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Chuck Berry"

Rolling StoneRolling Stone
As 100 melhores músicas de guitarra

Iron MaidenIron Maiden
8 covers comparados com os originais

Ultimate GuitarUltimate Guitar
Site elege os 100 melhores solos de guitarra

0 acessosTodas as matérias da seção Curiosidades0 acessosTodas as matérias sobre "Chuck Berry"

Van HalenVan Halen
Eddie explica os segredos do seu modo de tocar

Whiplash.NetWhiplash.Net
O site protege algumas bandas e prejudica outras?

Iron MaidenIron Maiden
O histórico (e atrapalhado) show no 1º Rock in Rio

5000 acessosAxl Rose: sugerindo prática oral sexual a Paul Stanley5000 acessosMetal Progressivo: os dez melhores álbuns do estilo5000 acessosLista: as dez melhores músicas para se ouvir na estrada5000 acessosMemes: versões para Slipknot, Linkin Park e SOAD5000 acessosGothic Metal: os dez trabalhos essenciais do estilo5000 acessosSepultura e irmãos Cavalera: da vanguarda ao apequenamento

Sobre Paulo Severo da Costa

Paulo Severo da Costa é ensaísta, professor universitário e doente por rock n´roll. Adora críticas, mas não dá a mínima pra elas. Email para contato: joaopsevero@bol.com.br.

Mais matérias de Paulo Severo da Costa no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online