Chuck Berry: a história do clássico Johnny B. Goode
Por Paulo Severo da Costa
Fonte: Wikipedia, free enciclopedy
Postado em 26 de julho de 2012
Escrita por CHUCK BERRY em 1955, a canção é sobre um menino pobre que toca guitarra "como quem toca uma campainha", e que poderia um dia ter seu "nome nos letreiros luminosos".
Originalmente a letra continha a expressão "menino negro", mas BERRY mudou para "menino do campo" para garantir a difusão nas rádios. O título sugere que o guitarrista tratado na letra seja excepcional, e insinua elementos autobiográficos - uma vez que BERRY nasceu na Goode Avenue, 2520, em St. Louis. A canção foi inicialmente uma inspiração do pianista de Berry, JOHNNIE JOHNSON, embora desenvolvida no formato conhecido pelo próprio Berry. Apesar de JOHNNIE JOHNSON ter tocado em muitas outras músicas de CHUCK BERRY, foi LAFAYETTE LEAKE quem gravou o piano nesta canção.
O riff de guitarra de abertura em "Johnny B. Goode" é essencialmente uma cópia nota-a-nota do solo inicial da canção de LOUIS JORDAN, "Ain't That Just Like a Woman" (1946), interpretado pelo guitarrista CARL HOGAN.
BERRY escreveu mais três canções que envolvem o personagem Johnny B. Goode: "Bye Bye Johnny", "Go Go Go" e "Johnny B. Blues".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps