O álbum que tem "a música mais idiota" e uma das melhores do Megadeth, na opinião de Mustaine
Por Mateus Ribeiro
Postado em 21 de novembro de 2023
A discografia da banda de Thrash Metal Megadeth apresenta clássicos da música pesada, casos de "Peace Sells…But Who's Buying?", "Rust In Peace", "Countdown To Extinction" e "Youthanasia". Por outro lado, existem discos gravados pelo grupo que não são lembrados com tanto carinho, caso do controverso "Risk".
Lançado em agosto de 1999, "Risk" é o oitavo disco de estúdio do Megadeth e de longe, o mais comercial dos trabalhos escritos por Dave Mustaine e seus parceiros.
Megadeth - Mais Novidades
"Quando [‘Risk’] saiu, era 1999, e tínhamos muitas músicas realmente ótimas naquele álbum. Mas Marty [Friedman, então guitarrista do Megadeth] queria que tivéssemos um som mais alternativo. Eu continuei tentando dizer: ‘Mas não podemos ir de escrever Black Friday para tocar músicas como [as da banda] Dishwalla. Simplesmente não podemos’. Porque ele realmente gostava de Dishwalla. Eu também gostava de uma de suas músicas, mas não estava disposto a me tornar uma banda de som alternativo. E isso não é uma piada sobre esses caras, porque eu gostei da música deles que eles costumavam tocar no rádio o tempo todo [‘Counting Blue Cars’]. Mas quando esse álbum saiu depois de ‘Cryptic Writings’, ainda continuamos a fazer concessões ao desejo de Marty de ser mais melódico e com um som mais alternativo", afirmou Mustaine, durante entrevista concedida ao site Songfacts.
A música lado b do Megadeth que Dave Mustaine considera uma das melhores
Na mesma entrevista, Mustaine falou sobre "Wanderlust", uma das faixas de "Risk", que ele coloca como uma das melhores que escreveu.
"Acho que uma das melhores músicas que já escrevi - no que diz respeito ao drama, como uma imagem dentro de uma música - é ‘Wanderlust’. Sempre achei ‘Wanderlust’ uma das melhores músicas que gravamos, com a letra, o canto, o clímax da música. Foi lançada em um momento em que a população musical estava gostando de um tipo diferente de música", contou o dono do Megadeth.
"Crush ‘Em", a "música mais idiota" do Megadeth
É difícil imaginar que Dave Mustaine, principal defensor do Megadeth, diga que alguma música de sua banda é ruim. Porém, o guitarrista e vocalista não guarda boas lembranças de "Crush 'Em", uma das faixas do álbum que é o tema central desta nota.
"Provavelmente a música mais idiota que o Megadeth já fez foi ‘Crush ‘Em’. Não que eu a odeie, porque nunca lançamos algo que eu não gostasse musicalmente - mas não gosto muito.
Eu escrevi o riff, depois vi a letra e pensei: ‘Isso não é o que eu estava pensando’. Nós fizemos um enorme sucesso com nosso álbum anterior [‘Cryptic Writings’, lançado em 1997], com grandes singles e tudo mais. Isso nunca tinha acontecido antes. Então pensamos, por que não dar à gravadora e ao nosso empresário mais coisas para trabalhar, já que o último foi tão bem no rádio? Foi um grande erro não funcionou", declarou Mustaine, em entrevista ao site Noisecreep, que teve trecho publicado em matéria especial da revista Metal Hammer.
O guitarrista Marty Friedman, que gravou "Risk", acha que "Crush 'Em" é uma música com potencial, mas que não vingou.
"Para mim, essa música é como um tiro poderoso que erra o alvo. Ela é complicada demais para ser o que está tentando ser, ou seja, um hino esportivo. Nós lutamos e brigamos por muitas facetas dessa música, entre os membros, gerentes e produtores. Dou crédito a todos por tentarem e um grande agradecimento ao Megadeth CyberArmy que fez os vocais de apoio!", disse o guitarrista, que saiu do Megadeth meses após o lançamento, por razões que você pode conferir na matéria abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de Bruce Dickinson que tem riff no estilo Scorpions
Gojira faz primeiro show com o baterista brasileiro Luigi Paraventi; confira vídeos
"Foreign Tongues" se torna 16º disco dos Rolling Stones no topo da parada britânica
A banda que vendeu milhões nos anos 70 e hoje não aparece nas listas de rock clássico
A regra do Iron Maiden que Nicko McBrain quebrou e levou "uma bronca daquelas" de Steve Harris
Tito Falaschi lança o segundo álbum solo, "Time to Move On"
A obra-prima do rock anos 90 que foi gravada em uma mansão medieval assombrada na Inglaterra
A música que Flea escolheu como a melhor definição do Red Hot Chili Peppers
O melhor livro de todos os tempos, segundo Robert Smith do The Cure
Steve Lukather atualiza status de álbum com registros inéditos de Eddie Van Halen
O clássico dos anos 70 que para Slash tem o "melhor timbre de guitarra de todos os tempos"
Echo and the Bunnymen anuncia primeiro álbum em 12 anos
Plebe Rude celebra "O Concreto Já Rachou" com relançamento e versão de "Até Quando Esperar"
Baixista fala sobre sonoridade do próximo álbum de estúdio do Savatage
A "trairagem" que fez Marty Friedman sair do Megadeth, segundo o próprio guitarrista
O disco dos anos 70 que David Ellefson comprou por conta da capa
O que as principais bandas de rock/metal faziam quando o Brasil foi penta?
Show do Megadeth no Hellfest 2026 é disponibilizado no YouTube
Dave Mustaine diz que releitura de "Ride the Lightning" exigiu muito da sua capacidade vocal
5 músicas que fazem o metaleiro olhar para o amigo e dizer: "Agora ficou sério"
5 músicas que quando tocam no show todo fã de metal entra no mosh na hora
Jeff Young aceitaria participar da tour de despedida do Megadeth? O próprio responde
"Megadeth sem mim é a banda solo de Dave Mustaine", diz David Ellefson
Os 20 maiores hinos do heavy metal, em lista do WatchMojo
Ex-baterista do Megadeth acreditava que Jesus Cristo era um alienígena
A lenda do thrash que se veste mal, segundo Regis Tadeu: "Pior gosto do show business"
As 11 melhores instrumentais da história do metal, em lista da Revolver Magazine


