O álbum que tem "a música mais idiota" e uma das melhores do Megadeth, na opinião de Mustaine
Por Mateus Ribeiro
Postado em 21 de novembro de 2023
A discografia da banda de Thrash Metal Megadeth apresenta clássicos da música pesada, casos de "Peace Sells…But Who's Buying?", "Rust In Peace", "Countdown To Extinction" e "Youthanasia". Por outro lado, existem discos gravados pelo grupo que não são lembrados com tanto carinho, caso do controverso "Risk".
Lançado em agosto de 1999, "Risk" é o oitavo disco de estúdio do Megadeth e de longe, o mais comercial dos trabalhos escritos por Dave Mustaine e seus parceiros.
"Quando [‘Risk’] saiu, era 1999, e tínhamos muitas músicas realmente ótimas naquele álbum. Mas Marty [Friedman, então guitarrista do Megadeth] queria que tivéssemos um som mais alternativo. Eu continuei tentando dizer: ‘Mas não podemos ir de escrever Black Friday para tocar músicas como [as da banda] Dishwalla. Simplesmente não podemos’. Porque ele realmente gostava de Dishwalla. Eu também gostava de uma de suas músicas, mas não estava disposto a me tornar uma banda de som alternativo. E isso não é uma piada sobre esses caras, porque eu gostei da música deles que eles costumavam tocar no rádio o tempo todo [‘Counting Blue Cars’]. Mas quando esse álbum saiu depois de ‘Cryptic Writings’, ainda continuamos a fazer concessões ao desejo de Marty de ser mais melódico e com um som mais alternativo", afirmou Mustaine, durante entrevista concedida ao site Songfacts.
A música lado b do Megadeth que Dave Mustaine considera uma das melhores
Na mesma entrevista, Mustaine falou sobre "Wanderlust", uma das faixas de "Risk", que ele coloca como uma das melhores que escreveu.
"Acho que uma das melhores músicas que já escrevi - no que diz respeito ao drama, como uma imagem dentro de uma música - é ‘Wanderlust’. Sempre achei ‘Wanderlust’ uma das melhores músicas que gravamos, com a letra, o canto, o clímax da música. Foi lançada em um momento em que a população musical estava gostando de um tipo diferente de música", contou o dono do Megadeth.
"Crush ‘Em", a "música mais idiota" do Megadeth
É difícil imaginar que Dave Mustaine, principal defensor do Megadeth, diga que alguma música de sua banda é ruim. Porém, o guitarrista e vocalista não guarda boas lembranças de "Crush 'Em", uma das faixas do álbum que é o tema central desta nota.
"Provavelmente a música mais idiota que o Megadeth já fez foi ‘Crush ‘Em’. Não que eu a odeie, porque nunca lançamos algo que eu não gostasse musicalmente - mas não gosto muito.
Eu escrevi o riff, depois vi a letra e pensei: ‘Isso não é o que eu estava pensando’. Nós fizemos um enorme sucesso com nosso álbum anterior [‘Cryptic Writings’, lançado em 1997], com grandes singles e tudo mais. Isso nunca tinha acontecido antes. Então pensamos, por que não dar à gravadora e ao nosso empresário mais coisas para trabalhar, já que o último foi tão bem no rádio? Foi um grande erro não funcionou", declarou Mustaine, em entrevista ao site Noisecreep, que teve trecho publicado em matéria especial da revista Metal Hammer.
O guitarrista Marty Friedman, que gravou "Risk", acha que "Crush 'Em" é uma música com potencial, mas que não vingou.
"Para mim, essa música é como um tiro poderoso que erra o alvo. Ela é complicada demais para ser o que está tentando ser, ou seja, um hino esportivo. Nós lutamos e brigamos por muitas facetas dessa música, entre os membros, gerentes e produtores. Dou crédito a todos por tentarem e um grande agradecimento ao Megadeth CyberArmy que fez os vocais de apoio!", disse o guitarrista, que saiu do Megadeth meses após o lançamento, por razões que você pode conferir na matéria abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps