Ainda fazendo hardcore melódico como poucos, Down By Law entrega outro excelente disco
Resenha - Crazy Days - Down By Law
Por Mário Pescada
Postado em 25 de agosto de 2024
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Tem músicos que se tornam símbolos dos estilos a que se dedicam, e para mim, quando ouço falar de hardcore melódico/punk rock norte-americano, a pessoa que me vem imediatamente à mente é o guitarrista/vocalista Dave Smalley.
Dave já teve passagem por bandas importantes da cena, como DYS, DAG NASTY, ALL, NO SLEEP, mas é no DOWN BY LAW que ele destoa com seu talento fora da curva em criar músicas melódicas com a pegada do hardcore. "Crazy Days" (2024), lançado na gringa pela Cleopatra Records e Kung Fu Records, é outro excelente disco lançado pelo DOWN BY LAW e mostra mais uma vez todo seu talento como músico/compositor.

Ainda no processo de recuperação contra um câncer agressivo descoberto em 2023, Dave encontrou forças para compor e lançar novas músicas junto do guitarrista Sam Williams (que também divide os vocais/composições em algumas faixas) e do baterista Matt Morris (não creditado).
Não diria que é um ótimo disco de hardcore melódico/punk rock, isso seria limitá-lo e correr o risco de fazer com que quem não escuta esse tipo de som sequer desse uma conferida nele, então, prefiro dizer que é um ótimo disco de rock onde Dave continua com seus imbatíveis vocais melódicos e letras inspiradas (e também inspiradoras!) - basta conferir "Requiem" e "Let It Slip".
É certo que a experiência enfrentada acabou influenciando nas letras do disco de uma forma mais introspectiva, já que há referências constantes aos amigos, família e de viver os bons momentos da vida. Músicas como "Drink Deep" e "Set Me Free" são a excelência do que o DOWN BY LAW faz de melhor, mas "Break Away", cheia de distorções e vocais dobrados e "Time After Last", um punk rock unplugged, ousam um pouco mais do que o habitual e ficaram ótimas. Mas, se for para escolher a melhor, ficaria sem dúvidas com "Not Just You", um dos melhores sons do estilo que escutei nos últimos anos, um som que me pegou logo nos primeiros riffs.
Se não me engano, o DOWN BY LAW só teve dois discos lançados no Brasil, "All Scratched Up!" (1996) pela Paradoxx Music (que soube aproveitar bem a onda do punk rock dos anos 90 e lançou por aqui RANCID, BAD RELIGION, VOODOO GLOW SKULLS, PENNYWISE, etc.) e "Last Of The Sharpshooters" (1997), pela Roadrunner Records, portanto, está mais do que na hora de termos esse disco lançado por aqui!
Formação:
Dave Smalley: vocais, guitarra
Sam Williams: guitarra, baixo, vocais
Faixas:
01 Stand Up, Stand Down
02 Crazy Days
03 Drink Deep
04 Break Away
05 Requiem
06 Not Just You
07 Tradition
08 Fire Away
09 Wandering Train
10 Set Me Free
11 Time After Last
12 Let It Slip
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Show do System of a Down em São Paulo entre os maiores momentos do ano para revista inglesa
Brian May escolhe os 5 maiores bateristas e inclui um nome que poucos lembram
O vocalista que irritou James Hetfield por cantar bem demais; "ele continua me desafiando"
O guitarrista que Neil Young colocou no mesmo nível de Hendrix, e citou uma música como "prova"
Novo boletim de saúde revela o que realmente aconteceu com Clemente
Disco do Pink Floyd atinge o topo das paradas do Reino Unido 50 anos após lançamento
A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
Com shows marcados no Brasil em 2026, Nazareth anuncia novo vocalista
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
Cinco músicos brasileiros que integram bandas gringas
Anthrax grava clipe do primeiro single do novo álbum: "Um grande dia para todos nós"
A música "esquecida" do Dream Theater que fala sobre pilantragem
A banda que John Paul Jones considerava num patamar acima do Led Zeppelin
Atualização: 32 dos 34 citados em "Nome aos Bois", do Titãs, morreram
O megavocalista que Axl Rose teve como seu maior professor; "eu não sei onde eu estaria"

Edguy - O Retorno de "Rocket Ride" e a "The Singles" questionam - fim da linha ou fim da pausa?
Com muito peso e groove, Malevolence estreia no Brasil com seu novo disco
"Opus Mortis", do Outlaw, é um dos melhores discos de black metal lançados este ano
Antrvm: reivindicando sua posição de destaque no cenário nacional
"Fuck The System", último disco de inéditas do Exploited relançado no Brasil
Giant - A reafirmação grandiosa de um nome histórico do melodic rock
"Live And Electric", do veterano Diamond Head, é um discaço ao vivo
Slaves of Time - Um estoque de ideias insaturáveis.
Com seu segundo disco, The Damnnation vira nome referência do metal feminino nacional


