Screaming Females: trio anuncia término no ano em que lança o excelente Desire Pathway
Resenha - Desire Pathway - Screaming Females
Por Patrick Raffael Comparoni
Postado em 27 de janeiro de 2024
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
"Desire Pathway" é um álbum excelente lançado em 2023 pelo Screaming Females. A banda anunciou seu término em dezembro daquele ano, mas, se você acabou de conhecê-la e gostou do álbum, talvez ignore a má notícia ao saber que estará diante de uma discografia de 8 álbuns lançados desde 2006. O lançamento derradeiro, contudo, é tão bom que provavelmente levará algum tempo até que você queira se aventurar com os demais.

Antes de adentrar detalhes da música do Screaming Females, podemos situar a banda como rock alternativo. Pelos vocais femininos, é natural que antecipemos associações com grandes nomes dos anos 1990 como Garbage, Cardigans e Cranberries. Embora ecos desses nomes até apareçam em "Desire Pathway", sobretudo na parte final com "Ornament" e "Let Me Into Your Heart", o álbum terá nos remetido, antes, a diversas e surpreendentes referências. O Screaming Females faz o ouvinte se deparar com um referencial variado, mas o trabalho apresentado, além de ótimo, é coeso e autêntico.
Faixas como a abertura "Brass Bell" oferecem uma estranha, mas interessante semelhança com bons álbuns de occult rock lançados nos anos 2010. Você não chegará a imaginar o Screaming Females ensaiando em meio a um ritual de bruxaria, mas reconhecerá traços sonoros que estão presentes, por exemplo, em músicas como "She" do Devil’s Blood e, principalmente, em faixas do álbum de estreia de Jess and the Anciente Ones, como "Prayer For Death And Fire". "Desire Pathway" deve mesmo ter algum elemento esotérico escondido, especialmente na voz de Marissa Paternoster, pois alguns de seus momentos, como a segunda faixa "Desert Train", ainda remetem a um clima exótico do Oriente.
Esse agradável esoterismo segue presente em "Let You Go" e "Beyond The Void", cujos refrões trazem ao repertório, respectivamente, L7 e os nomes dos anos 1990 antes mencionados. Bebendo de uma base pop-punk, "Mourning Dove" acrescenta às variadas referências de "Desire Pathway", em uma faixa que se apresenta como um parente próximo do hit "Blood Red Summer", do igualmente eclético Coheed and Cambria.
"It’s All Said And Done" não repete algum elemento de punk rock, mas as melodias vocais cumprem esse papel ao impor à mente o nome pesadíssimo do Dead Kennedys. Assim que Marissa canta "armed with iron, tipping the brass", é quase incontrolável cantar "California, über alles, über alles, California". É notável a semelhança com o hit dos Kennedys.
Sem que haja uma só faixa ruim, mais quatro músicas completam "Desire Pathway". "Ornament" e "Let Me Into Your Heart" combinam muito bem rock alternativo e sensibilidade pop, como outras bandas lideradas por mulheres fizeram nos anos 1990. Entre as duas faixas, a delicadeza de "So Low", feita só de guitarras e vocais, oferece um bem-vindo descanso antes de o álbum encerrar. Por último, com riffs que remetem a algumas das melhores e mais pesadas músicas do Smashing Pumpkins, "Titan" faz jus ao nome.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Mastodon oficializa nova formação, que conta com músico brasileiro
A música do AC/DC que Angus Young escolheu como sua favorita na guitarra
Nicko McBrain surpreende ao eleger os álbuns do Iron Maiden do pior ao melhor
O disco de 1983 que Dave Grohl sabe tocar de cor e salteado; "Conheço cada virada de bateria"
Ex-baterista do Guns N' Roses fala sobre o Axl Rose que a maioria não conhece
A banda que bateu um recorde dos Beatles e afundou em poucos anos
O significado de "Highway to Hell", do AC/DC, segundo Angus Young
Mike Browning, baterista e vocalista original do Morbid Angel, morre aos 62 anos
O lado bom e o ruim de fazer shows na América do Sul, segundo o líder do Iron Maiden
O clássico do Whitesnake que foi gravado durante um bate boca aos berros no estúdio
Mick Jagger não vê nada de bom em envelhecer, mas admite uma vantagem inesperada
Steve Harris relembra o dia em que bebeu antes de um show do Iron Maiden
Floor Jansen promete "volta às raízes metal" em seu novo álbum solo
Iron Maiden transforma primeiro festival próprio em celebração monumental de 50 anos
A opinião de Steve Harris, do Iron Maiden, sobre o The Darkness

Brasileiro Puukkojunkkari faz ótimo punk/hardcore extremo cantando em finlandês
A Arquitetura da Fé e da Melodia - Michael Sweet Transmite Paz em "The Master Plan"
Headhunter DC - Death Metal como arma, identidade e resistência
Black Swan - Quando a experiência se transforma em poder de fogo
Hellacopters acerta (de novo) com seu rock n' roll visceral em "Cream Of The Crap! - Volume 3"
Yes - Seguindo firme e forte em "Aurora"
"Break The Silence" prova que o mainstream precisa do Beyond The Black
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos


