Screaming Females: trio anuncia término no ano em que lança o excelente Desire Pathway
Resenha - Desire Pathway - Screaming Females
Por Patrick Raffael Comparoni
Postado em 27 de janeiro de 2024
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
"Desire Pathway" é um álbum excelente lançado em 2023 pelo Screaming Females. A banda anunciou seu término em dezembro daquele ano, mas, se você acabou de conhecê-la e gostou do álbum, talvez ignore a má notícia ao saber que estará diante de uma discografia de 8 álbuns lançados desde 2006. O lançamento derradeiro, contudo, é tão bom que provavelmente levará algum tempo até que você queira se aventurar com os demais.

Antes de adentrar detalhes da música do Screaming Females, podemos situar a banda como rock alternativo. Pelos vocais femininos, é natural que antecipemos associações com grandes nomes dos anos 1990 como Garbage, Cardigans e Cranberries. Embora ecos desses nomes até apareçam em "Desire Pathway", sobretudo na parte final com "Ornament" e "Let Me Into Your Heart", o álbum terá nos remetido, antes, a diversas e surpreendentes referências. O Screaming Females faz o ouvinte se deparar com um referencial variado, mas o trabalho apresentado, além de ótimo, é coeso e autêntico.
Faixas como a abertura "Brass Bell" oferecem uma estranha, mas interessante semelhança com bons álbuns de occult rock lançados nos anos 2010. Você não chegará a imaginar o Screaming Females ensaiando em meio a um ritual de bruxaria, mas reconhecerá traços sonoros que estão presentes, por exemplo, em músicas como "She" do Devil’s Blood e, principalmente, em faixas do álbum de estreia de Jess and the Anciente Ones, como "Prayer For Death And Fire". "Desire Pathway" deve mesmo ter algum elemento esotérico escondido, especialmente na voz de Marissa Paternoster, pois alguns de seus momentos, como a segunda faixa "Desert Train", ainda remetem a um clima exótico do Oriente.
Esse agradável esoterismo segue presente em "Let You Go" e "Beyond The Void", cujos refrões trazem ao repertório, respectivamente, L7 e os nomes dos anos 1990 antes mencionados. Bebendo de uma base pop-punk, "Mourning Dove" acrescenta às variadas referências de "Desire Pathway", em uma faixa que se apresenta como um parente próximo do hit "Blood Red Summer", do igualmente eclético Coheed and Cambria.
"It’s All Said And Done" não repete algum elemento de punk rock, mas as melodias vocais cumprem esse papel ao impor à mente o nome pesadíssimo do Dead Kennedys. Assim que Marissa canta "armed with iron, tipping the brass", é quase incontrolável cantar "California, über alles, über alles, California". É notável a semelhança com o hit dos Kennedys.
Sem que haja uma só faixa ruim, mais quatro músicas completam "Desire Pathway". "Ornament" e "Let Me Into Your Heart" combinam muito bem rock alternativo e sensibilidade pop, como outras bandas lideradas por mulheres fizeram nos anos 1990. Entre as duas faixas, a delicadeza de "So Low", feita só de guitarras e vocais, oferece um bem-vindo descanso antes de o álbum encerrar. Por último, com riffs que remetem a algumas das melhores e mais pesadas músicas do Smashing Pumpkins, "Titan" faz jus ao nome.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Monsters of Rock confirma as 7 atrações da edição de 2026 do festival
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O guitarrista que Jimmy Page admitiu estar fora de seu alcance: "Não consigo tocar"
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
As quatro músicas do Metallica que James Hetfield considera suas favoritas
Brian May escolhe os três maiores solos de guitarra de todos os tempos
A música de amor - carregada de ódio - que se tornou um clássico dos anos 2000
Evanescence anuncia turnê mundial para 2026
Os cinco maiores bateristas de todos os tempos, segundo Dave Grohl
Fender lança linha de instrumentos em comemoração aos 50 anos do Iron Maiden
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
Os 4 álbuns de rock clássico que permaneceram mais tempo nas paradas
As três bandas clássicas que Jimmy London, do Matanza Ritual, não gosta
Roger Waters presta homenagem a Marielle Franco em nova faixa

"Rebirth", o maior sucesso da carreira do Angra, que será homenageado em show de reunião
"Ascension" mantém Paradise Lost como a maior e mais relevante banda de gothic/doom metal
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal


