Wayfarer: da improvável fusão de black metal com western, surge um dos melhores discos do ano
Resenha - American Gothic - Wayfarer
Por Mário Pescada
Postado em 08 de dezembro de 2023
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Entramos em dezembro, mês que indica que o ano caminha mesmo para seu fim, mas, como tem sido uma constante para mim, ainda dá tempo de encontrar pelo caminho bons discos, desses que chegam a mexer com sua lista de "Melhores do Ano".
"American Gothic" (2023), o quinto disco dos norte-americanos do WAYFARER, é uma agradabilíssima surpresa com sua improvável, mas incrível fusão de black metal, gothic, folk e western, elementos que a primeira vista não teriam ligação nenhuma, mas que na mão do grupo, se transformaram em ouro.

O quarteto é radicado em Denver, capital do Colorado/EUA. A influência do western sobre a música do grupo é fruto dos diversos museus, parques, restaurantes e eventos anuais que celebram, com orgulho, as raízes locais. Além da música em si, a banda faz questão de manter também na sua imagem suas referências: seja pelas fotos de divulgação dos seus integrantes usando chapéus, pesados sobretudos e armas de fogo, passando pela arte dos seus discos, com o encarte simulando um antigo jornal até os vídeos clips, sempre há uma referência ao passado - o bonito vídeo para "To Enter My House Justified" é praticamente um curta do velho oeste americano.
Fazendo bom uso da vertente do atmospheric black metal, o grupo dosa trechos viajantes, vocais quase sussurrados, bases mais cadenciadas com o lado mais bruto do estilo, com muitos bumbos duplos, blast beats e vocais rasgados. O disco não é um conto western tradicional, abordando mocinhos, bandidos e donzelas indefesas: suas letras são bem mais profundas, abordando a passagem do tempo, a morte e conflitos. "Este disco serve como um funeral para o sonho americano. O que temos agora é um mundo cheio de perfuradores de petróleo e barões das ferrovias. Ladrões de gado e homens de companhia. Este é o novo gótico americano", diz o quarteto em uma chamada.
Sob os comandos do produtor e músico Arthur Rizk (participante em uma série de discos, como CAVALERA CONSPIRACY, SOULFLY, KREATOR, etc. e produtor de CRO-MAGS, CRYPTA, ENFORCED, GO AHEAD AND DIE, etc.), tem produção impecável, com todos os instrumentos, das guitarras ao uso de slide guitar/banjos, aos vocais ora rosnados, ora cantados, tudo bem equilibrado, em plena harmonia.
Todas as músicas carregam uma melancolia, algumas mais, como as belas "A High Plains Eulogy" e "False Constellation"; outras trazem mais peso, como "Black Plumes Over God's Country" e "The Cattle Thief". "The Thousand Tombs Of Western Promise" com slide guitar/banjo e "To Enter My House Justified" são perfeitas, trazendo peso e lentidão. "Reaper On The Oilfields" se assemelha a uma marcha fúnebre, onde vocais distorcidos dão um ar sinistro a faixa.
"American Gothic" (2023) foi lançado pela Profound Lore Records e Century Media Records. Um trabalho muito acima da média, e não é só minha opinião, não: a respeitável Decibel Magazine colocou o disco como o terceiro melhor lançamento do ano!
Sente-se, sirva-se de um bom whisky como se estivesse em um velho saloon, aumente o som e cavalgue pelo velho oeste norte-americano...
Formação:
Shane McCarthy: guitarra, vocais
Isaac Faulk: bateria, percussão, teclados
Jamie Hansen: baixo, vocais
Joe Strong-Truscelli: guitarra
Faixas:
01 The Thousand Tombs Of Western Promise
02 The Cattle Thief,
03 Reaper On The Oilfields
04 To Enter My House Justified
05 A High Plains Eulogy
06 1934 (instrumental)
07 Black Plumes Over God's Country
08 False Constellation
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Como o Queen, Sylvester Stallone e uma guitarra quebrada produziram o maior hit de 1982
As únicas quatro músicas próprias que o Guns N' Roses ainda não tocou ao vivo
O hábito nojento que virou demonstração de respeito nos shows punk dos anos setenta
O álbum mais subestimado do Black Sabbath, de acordo com a Metal Hammer
Os 3 maiores riffs de guitarra dos anos 1970, segundo o lendário Eddie Van Halen
O melhor álbum dos Rolling Stones de todos os tempos, segundo Lou Gramm
Os 50 melhores discos de todos os tempos, segundo a Classic Rock
O único assassino que ainda tem uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood
As 12 melhores músicas do Saxon, segundo Biff Byford
As 10 melhores músicas do Kreator, na opinião de Mille Petrozza
O álbum mais subestimado de Iron Maiden, Metallica e Slayer, de acordo com a Metal Hammer
Kerry King achou que Paul Bostaph estava brincando quando se ofereceu para voltar ao Slayer
Por que Roger Waters não repetiu sozinho o sucesso do Pink Floyd segundo fãs
A música do Megadeth inspirada em personagem da Marvel
Neil Young escolhe os três maiores compositores de todos os tempos



Left To Die, o supergrupo tributo ao seminal Death, lança seu primeiro disco
"Transpiração Contínua Prolongada" levou skate, rua e atitude para o topo do rock brasileiro
RHCP: O monstro saiu da jaula com um de seus melhores trabalhos


