Vocalista quase desistiu do Moonspell após álbum de 2021
Por João Renato Alves
Postado em 15 de junho de 2026
O vocalista Fernando Ribeiro concedeu entrevista ao Metal Nation falando sobre o novo álbum do Moonspell, "Far From God". O cantor confessou que o disco quase não aconteceu, tendo em conta um desânimo que o acometeu após o lançamento do trabalho de estúdio anterior, disponibilizado em 2021.
Moonspell - Mais Novidades
"Depois de 'Hermitage', para ser honesto, eu não sentia mais que tinha mais aquela vontade em mim. Até queria escrever mais livros aqui em Portugal. Tenho minha própria gravadora e editora, a Alma Mater Books & Records, que uso para ajudar outras bandas. Cheguei a abrir uma pequena consultoria musical, que é um pouco mais chata, mas também muito necessária. Tive que me apaixonar por esses temas novamente, porque, para mim, eles são essenciais. E isso foi fácil de certa forma, mas também levou um tempo considerável."
A volta aconteceu após um incentivo em específico, enfatizou o frontman lusitano. "Uma delas foi o filme 'Nosferatu', de Robert Eggers. Acho que por muitos anos as pessoas interpretaram mal o livro original de Bram Stoker. Começamos a assistir mais filmes de vampiros ao estilo de Hollywood, séries adolescentes sobre vampiros, etc. Mas tudo era muito brilhante e divertido, sem a tragédia de 'Drácula' ou 'Nosferatu'. Quando vi o filme foi tipo, 'Uau, a estética, a trilha sonora.' Eggers é um ótimo diretor, com 'O Homem do Norte', 'O Farol', mas acho que este foi o melhor filme dele. Estou muito curioso para ver 'Werwulf'."
Fernando foi além em sua explicação. "Se você se posiciona como artista, ou músico no meu caso, você realmente precisa ter seus sentidos abertos para esse tipo de beleza, e foi assim que eu entendi, e foi assim que pensei novamente. Finalmente, alguém entendeu de novo que Drácula ou Nosferatu são apenas um homem e uma mulher. Poderiam fazer um filme sobre uma Drácula mulher também - eu acho que seria incrível - que está simplesmente cuidando da sua vida, do reino, da casa, até que algo trágico aconteça, roubem dela o amor e então o inferno se instaura. E isso não é algo sobrenatural ou monstruoso. É algo muito humano. A necessidade de colocar as coisas em ordem, a necessidade de se sacrificar por amor. Então, fui totalmente inspirado por isso, por algumas leituras que fiz também. E musicalmente, eu estava me aproximando muito novamente dessa mistura de gótico e metal, porque acho que esse será o caminho."
Quanto à sonoridade enfatizada no novo disco, Ribeiro destacou: "Houve muita busca interior para este álbum, porque o Moonspell já fez muitos trabalhos apocalípticos, rock industrial, extremo... Ficamos tipo, 'Bem, para onde vamos agora?' Foi aí que começamos a compor, a realmente pegar o jeito, há um ano e meio ou algo assim. Então, a cada dia, encontrávamos mais e mais do nosso caminho. É como Margaret Atwood, romancista canadense. Ela diz que quando está escrevendo é como dirigir um carro com faróis acesos à noite e não ver o fim da estrada. Mas a cada poucos metros, alguns pés ou alguns quilômetros que percorre, ela entende melhor. E acho que essa foi uma boa metáfora para descrever nosso processo também."
"Far From God" é o 13º trabalho de inéditas do Moonspell e sai dia 3 de julho. A produção ficou a cargo de Jaime Gomez Arellano (Ghost, Paradise Lost). A formação é a mesma do antecessor, contando com Fernando Ribeiro, o guitarrista Ricardo Amorim, o baixista Aires Pereira, o tecladista Pedro Paixão e o baterista Hugo Ribeiro.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Manowar tocará "Kings of Metal" e "Fighting the World" na íntegra em shows de 2027
O significado irônico de "Somos tão jovens", verso que encerra "Tempo Perdido"
Mark Wahlberg nem sabia que metal existia, revela Zakk Wylde
A banda que Chris Cornell integraria se convidassem; "Ele nunca me chamou"
O maior riff de guitarra de todos os tempos, segundo Tony Iommi do Black Sabbath
Ex-capitão da seleção inglesa é fã de heavy metal e já bateu uma bola com o Iron Maiden
A música do Queen que Freddie Mercury considerava melhor que "Bohemian Rhapsody"
Os dois melhores bateristas do rock de todos os tempos, segundo John Bonham
As 11 melhores bandas de rock progressivo dos EUA, segundo a Loudwire
Mike Mangini fala sobre primeiro show como baterista do Godsmack
As 25 melhores bandas de todos os tempos, segundo a Classic Rock
Como Paulo Ricardo faz para evitar que suas músicas soem muito metal ou hard rock
Os roqueiros da Seleção Brasileira na História das Copas do Mundo
O melhor álbum de pop punk de todos os tempos, segundo o Loudwire
Jason Newsted diz que Metallica é, na prática, uma dupla de James Hetfield e Lars Ulrich



Vocalista quase desistiu do Moonspell após álbum de 2021
Vocalista promete Moonspell mais melódico e acessível em novo disco
Exportando metal: músicos brasileiros que atuam ou já atuaram em bandas gringas


