Arcade Fire e a redefinição do Rock Alternativo dos anos 2000 em "Funeral"
Resenha - Funeral - Arcade Fire
Por Giovanna Techio
Postado em 21 de agosto de 2023
"Funeral", o álbum de estreia dos canadenses do Arcade Fire é um verdadeiro acontecimento do início dos anos 2000, fazendo parte de uma revolução que conduziria o Rock Alternativo por novos caminhos nos anos seguintes, chegando cada vez mais ao mainstream ao se conectar com as pessoas através de composições carregadas de sentimentos profundos expressos de uma maneira absolutamente emotiva e sensível.
A conexão dos músicos se justifica pelos laços familiares dos membros: o líder Win Butler é marido de Régine Chassagne e irmão de William Butler, e isso pode ser sentido claramente no entrosamento irretocável da banda.
Em "Funeral" o Arcade Fire consegue ir do Pop Radiofônico até o Rock Sinfônico, fazendo com que composições mesmo bastante comoventes soassem tão encantadoras e reconfortantes, oferecendo acalento para uma geração bastante fragilizada e carente de conexões sentimentais.
Apesar dos hits absolutos "Wake Up" e "Rebellion (Lies)", as canções mais tocantes e belas do disco estão escondidas à sombra daqueles que se tornaram os grandes destaques do álbum, como na belíssima e emocionante "Neighborhood #2 (Laika)" e na delicada e afetiva "Haiti".
Apesar da densidade avassaladora do disco, que tem sua temática principal girando em torno da morte, sua perspectiva pode ser sentida de uma forma mais otimista ou mais depressiva, dependendo do momento em que ele encontra o ouvinte, e no meu caso específico, esse é um daqueles discos para sair da bad, como raios de sol adentrando a janela após uma noite de tormenta.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Paul Di'Anno tem novo álbum ao vivo anunciado, "Live Before Death"
A melhor música que Bruce Dickinson escreveu para o Iron Maiden, segundo a Metal Hammer
Dennis Stratton quer ir ao Hall of Fame, mas respeitará decisão do Iron Maiden
Edu Falaschi comenta mudanças em sua voz: "Aquele Edu de 2001 não existe mais"
Com ex-membros do Death, Left to Die anuncia álbum "Initium Mortis"
A banda que Jack Black diz que destruiu o rock por ser grande demais
Copa do Mundo do Rock: uma banda de cada país classificado, dos EUA ao Uzbequistão
O guitarrista "bom demais" para ter hit, segundo Blackmore; "jeito muito especial de tocar"
Black Label Society confirma shows no Brasil e apresentação exclusiva do Zakk Sabbath
A única banda que uma criança precisa ouvir para aprender rock, segundo Dave Grohl
Os 20 melhores discos de heavy metal lançados em 1997, segundo a Louder Sound
A música do Genesis que a banda, constrangida, talvez preferisse apagar da história
Bruce Dickinson lança vídeo de versão reimaginada da clássica "Tears of the Dragon"
Ela é vigária, grava com o Dragonforce e quer o Iron Maiden tocando em sua igreja
Rafael Bittencourt, fundador do Angra, recebe título de Imortal da Academia de Letras do Brasil

Michael Jackson - "Thriller" é clássico. Mas é mesmo uma obra-prima?
Draconian - "In Somnolent Ruin" reafirma seu espaço de referência na música melancólica
Espera de quinze anos vale cada minuto de "Born To Kill", o novo disco do Social Distortion
"Out of This World" do Europe não é "hair metal". É AOR
"Operation Mindcrime III" - Geoff Tate revela a mente por trás do caos
O Ápice de uma Era: Battle Beast e a Forja Implacável de "Steelbound"
"Acústico MTV" do Capital Inicial: o álbum que redefiniu uma carreira e ampliou o alcance do rock
Iron Maiden: "The Book Of Souls" é uma obra sem precedentes


