Alanis Morissette: de Dave Navarro a Flea, conheça o album "Jagged Little Pill"
Resenha - Alanis Morissette - Jagged Little Pill
Por Raffaela Malon
Postado em 20 de junho de 2023
A cantora canadense Alanis Morissette retorna ao Brasil após 12 anos de hiato, com apresentação única em São Paulo no dia 14 de novembro no Allianz Parque, a turnê será a comemoração de 25 anos do seu disco "Jagged Little Pill".
Alanis Morissette - Mais Novidades
Conheça um pouco mais do icônico álbum da Canadence, que até hoje vendeu mais de 33 milhões de cópias.
O álbum é bem característico do rock dos anos 90 - que passa por uma transição de tracks de bateria similar aos anos 80. Essas baterias utilizavam reverberação na caixa, o famoso gated reverb e plate reverb, uma batida que fecha rápido, muito utilizado no pop, mas que o rock usou e abusou na década.
Já nos primeiros segundo da primeira faixa "All I Really Want" que abre o álbum, escutamos o som da gaita, bem característico no estilo da cantora - presente em outras faixas e álbuns - e a bateria com o som inconfundível dos anos 80, mas que começa a transitar para uma característica mais anos 90. A letra começa com "Do I stree you out?" (eu te estresso?). Essa faixa é perfeita para distinguir o estilo da Alanis e do álbum: pop, rock e fúria!
A segunda faixa "You oughta know" é bem explosiva, uma das músicas mais famosas da cantora e do álbum. A letra da música mostra uma Alanis enfurecida com o ex que a trocou por outra. Tem o início calmo, dizendo que ela está feliz pelos dois, sem guitarra, apenas a bateria com elementos pop e o baixo bem característico do Flea (Red Hot Chili Peppers).
A raiva começa a aparecer no trecho que antecede o refrão: "ela sabe que você dizia que ficaria comigo até, morrer, até morrer? Mas você ainda está vivo", com um "died" mais gritado. Então não tem jeito, Alanis no refrão entrega tudo, quando diz que está aqui para lembrar da bagunça que ele deixou quando foi embora, Dave Navarro (Red Hot Chili Peppers e Janes´Addiction) entende o recado usando distorções pesadas e Flea completa com um baixo mais pesado também.
A música "You oughta know" se alterna entre uma possível e breve aceitação, passando por fúria, mágoa e incompreensão. É impressionante como existe essa alternação nos elementos rítmicos da mesma, como as batidas, distorções e slaps acompanhando cada fase.
O album conta com mais hits, dentre eles: Hand In My Pocket, You Lear, Mary Jane e Ironic. Além de Dave Navarro e Flea, outros músicos de peso participaram do álbum, como Michael Landau (que tocou guitarra com Michael Jackson, Pink Floyd, Miles Davis) participando da faixa "Forgiven" e Matt Laug (baterista do Alice Cooper e Slash). E não podemos deixar de citar o lendário Taylor Hawkins, falecido baterista do Foo Fighters, que não participou da gravação das faixas, mas entrou na banda e excursionou na turnê do álbum.
Esse álbum é tão icônico, pois reúne toda a explosão da Alanis, tanto nas letras como nas melodias, misturando rock com o pop nas baterias e nas guitarras (um pop mais maduro), os backing vocals agudos da artista e letras adultas/conselho, como "You learn".
Jagged Little Pill é o adolescente raivoso que vai amadurecendo em cada faixa, e termina com uma grande volta por cima em Wake Up "Levante-se, levante-se, levante-se e caia fora". Não é à toa que virou um musical em 2018.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Fãs esculacham o Metallica após discurso feito por James Hetfield em show
Sharon Osbourne explica ausência do Megadeth em "Back to the Beginning"
A noite em que Noel Gallagher ouviu "a melhor música de sua vida"
"Não dá para fazer uma lista de músicas do Judas Priest sem incluir 'Painkiller'", diz Ian Hill
Ian Hill, ex-Judas Priest, diz que vida na estrada custou dois casamentos
Duff McKagan reflete sobre o dramático fim do Velvet Revolver
Ian Hill comenta aposentadoria e declara que "não tinha escolha"
Guns N' Roses vai gravar novas músicas em 2027, garante Slash
Agora é oficial: Dream Theater começa a trabalhar no próximo álbum
Slash e banda moraram juntos para escrever músicas do novo álbum
Heathen anuncia novo álbum de estúdio, "Lifetime in Hell"
Sharon detalha reunião com seis médicos antes do último show de Ozzy
O rockstar que se gaba de ter Donald Trump e Elon Musk na agenda do telefone
A música do Uriah Heep que David Byron recusou cantar e se tornou um clássico
A opinião nada lisonjeira de Ronnie James Dio sobre o Blackmore's Night



As 15 melhores músicas de rock alternativo de 1996, segundo a Loudwire
A cantora de rock que não saía dos ouvidos de Wanessa Camargo: "Eu sugava essas artistas"
O álbum inesperado de estreia que virou o disco de rock mais vendido dos anos 90
Iron Maiden: Review do novo álbum publicado na revista Kerrang


