Judas Priest: "Sad Wings of Destiny" definiu as principais características do heavy metal
Resenha - Sad Wings of Destiny - Judas Priest
Por Tchelo Emerson
Postado em 19 de novembro de 2022
O canal Metal Musikast no Youtube está revisitando toda a discografia do Judas Priest. A série JUDAS PRIEST - DISCOGRAFIA COMENTADA terá um total de 18 vídeos com resenhas detalhadas. São muitas informações e curiosidades sobre cada um dos álbuns de estúdio da banda britânica
Neste ano, a banda Judas Priest tem alguns motivos para comemorar. Além de completar 50 anos de atividade, os ingleses foram nomeados para o Rock and Roll Hall of Fame, oportunidade em que convidaram os ex-membros K.K. Downing (guitarrista e um dos fundadores da banda) e Les Binks (bateria) para uma festejada participação no evento.
As celebrações continuam na estrada, já que o Judas Priest está em turnê mundial que passa pelo Brasil, com participação na primeira edição do KNOTFEST em 18 de dezembro, no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo, e no dia 15 do mesmo mês na casa de espetáculos VIBRA, também na capital paulista.
No segundo vídeo da série há uma resenha completa do álbum "Sad Wings of Destiny".
Você pode ver o vídeo completo no player a seguir
"Sad Wings of Destiny" foi gravado entre os meses de novembro de dezembro de 1975 e lançado em 23 de março de 1976. A gravação ocorreu no Rockfield Studios, no País de Gales, e a mixagem foi no Morgan Studios, em Londres.
Os produtores Max West e Jeffrey Calvert não tinham experiência com bandas de rock pesado, mas tinham alcançado certo sucesso com a produção de um "single" de música jamaicana, o que levou a gravadora Gull Records a indicá-los para a produção do segundo álbum do Judas Priest, acreditando que eles poderiam produzir um trabalho que pudesse alcançar algum destaque nas paradas de vendas de discos da época.
A formação da banda sofreu uma baixa com a saída do baterista John Hinch que, segundo alguns integrantes, não conseguia soar mais criativo. A banda resolveu contar com Alan Moore, que já tinha participado das formações iniciais do próprio Judas Priest. Completavam a formação Rob Halford (vocais), Glenn Tipton e K. K. Downing (guitarras) e Ian Hill (baixo).
A sonoridade do álbum mudou drasticamente em relação ao debut, já que a banda optou por compor músicas muito mais pesadas, distorcidas e intensas. Não que ainda não houvesse uma ou outra música investindo na mistura entre heavy rock, blues e progressivo do "Rocka Rolla", como em"Prellude", "Epitaph" e a introdução "Let Us Prey", que antecipa o proto-speed metal "Call for the Priest".
Mesmo a pesada "Genocide" ainda guarda certos traços de heavy rock que remetem ao início da banda.
Entretanto, os destaques do disco ficam por conta das músicas que estabelecem os parâmetros do que será considerado heavy metal nos anos seguintes, como "Victim of Changes", "Tyrant" e "The Ripper", "Deceiver" e "Island of Domination".
"Victim of Changes'' merece alguns comentários à parte. O início com as duas guitarras dobradas solando, os vocais versáteis de Rob Halford e as variações rítmicas fizeram o então assistente de produção Chris Tsangarides considerá-la o embrião do prog metal.
A música foi composta a partir da junção de duas outras composições, "Whiskey Woman", do ex-vocalista Al Atkins; e "Red Light Lady", escrita por Rob Halford na época em que ainda empunhava o microfone na banda de prog rock "Hiroshima". Aliás, as melodias de voz passam por diversas nuances, ora mais suaves, ora mais agressivas, colocando Rob Halford como uma das revelações do rock pesado na época.
O rock progressivo volta em "Dream Deceiver", com interpretação magistral de Rob Halford, revelando toda sua influência de Freddie Mercury (Queen).
A capa retrata um anjo caído ("Fallen Angel") e ficou a cargo de Patrick Woodroffe, sob encomenda da gravadora.
"Sad Wings of Destiny" estabeleceu alguns parâmetros sobre os quais o heavy metal se desenvolveu, sendo influência incontestável para a quase totalidade de bandas que formaram o movimento cultural-musical que surgiria em alguns anos, a "New Wave of British Heavy Metal", que revelou ao mundo bandas como Iron Maiden, Saxon e Raven.
A resenha completa pode ser assistida no player de vídeo a seguir
O vídeo é o segundo da série chamada "JUDAS PRIEST. - DISCOGRAFIA COMENTADA", que vai abordar curiosidades sobre todos os álbuns da banda britânica, que é considerada por muitos a precursora do próprio heavy metal.
METAL MUSIKAST no Youtube é um novo canal para os fãs de metal encontrarem muita informação e histórias sobre as principais bandas de várias vertentes do metal.
Outras resenhas de Sad Wings of Destiny - Judas Priest
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps