Ministry: um álbum feito (somente) para fãs
Resenha - Moral Hygiene - Ministry
Por Alexandre Veronesi
Postado em 24 de maio de 2022
Detentor de uma ampla trajetória, com início no longínquo ano de 1981, e que sempre foi marcada por inúmeras mudanças de formação, hiatos e retornos, e alterações significativas de sonoridade e proposta artística, o grupo norte-americano MINISTRY, apoiado pela inconfundível (e bizarra) figura de seu líder e membro fundador Al Jourgensen, acabou se consolidando como o principal expoente do chamado "Metal Industrial", subvertente que angariou uma quantidade considerável de seguidores ao redor do globo - especialmente durante a segunda metade da década de 90 e início dos 2000.
O mês de Outubro de 2021 marcou o lançamento de "Moral Hygiene", 15º registro de estúdio dos caras, disponibilizado em formato físico no Brasil por intermédio da parceria Shinigami Records / Nuclear Blast. Atualmente, a banda tem em seu line-up, além do supracitado frontman, Cesar Soto e Monte Pittman nas guitarras, Paul D'Amour no baixo, Roy Mayorga na bateria, e John Bechdel nos teclados.
A música praticada pelo sexteto em "Moral Hygiene" possui recorrentes elementos eletrônicos, e apresenta um "groove" bastante pesado durante a maior etapa da audição, havendo inserções de Rap, Punk e outros estilos dentro do formato de Heavy Metal característico e intrínseco ao grupo. O álbum traz também algumas participações especiais interessantes, entre elas, de Jello Biafra (ex-Dead Kennedys), que faz as vozes principais na faixa "Sabotage Is Sex"; David Ellefson (ex-Megadeth), executando as linhas de baixo em "Disinformation" e "Search And Destroy" (cover do The Stooges); e Billy Morrison (Billy Idol, ex-The Cult), que desempenhou guitarra, baixo e teclado para algumas das composições.
Devo ser sincero e admitir que o tipo de música aqui apresentado não costuma ser do meu agrado, e este disco não se fez suficiente para mudar a minha percepção ou, caso prefira, "abrir a minha cabeça". A bolacha até possui alguns rasos momentos de brilho, como nas já citadas "Sabotage Is Sex" e "Disinformation" (esta rápida e detentora de bons riffs de guitarra), ou até na razoável "Believe Me", além do caótico e urgente encerramento com a claustrofóbica "TV Song #6 (Right Around The Corner Mix)", porém, os demais temas do repertório mostram-se, quase que em sua totalidade, desinteressantes e rigorosamente pretensiosos. A impressão deixada é de que falta coesão, ou em outras palavras, uma unidade, pois são inúmeras as ideias variadas e desconexas que ficam bastante deslocadas e simplesmente "à deriva" ao longo da tracklist.
Apesar das minhas (muitas) ressalvas pessoais, "Moral Hygiene" é um trabalho que deve agradar aos fãs de longa data do MINISTRY, pois entrega exatamente aquilo que é esperado por parte do conjunto. Se a proposta lhe agrada, pode conferir sem receios.
Ministry - Moral Hygiene
Gravadora: Nuclear Blast / Shinigami Records
Data de lançamento: 01/10/2021
Tracklist:
01 - Alert Level
02 - Good Trouble
03 - Sabotage Is Sex
04 - Disinformation
05 - Search And Destroy (The Stooges cover)
06 - Believe Me
07 - Broken System
08 - We Shall Resist
09 - Death Toll
10 - TV Song #6 (Right Around The Corner Mix)
Formação:
Al Jourgensen - vocal, guitarra e teclado
Cesar Soto - guitarra
Monte Pittman - guitarra
Paul D'Amour - baixo
Roy Mayorga - bateria
John Bechdel - teclado
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps