Dream Theater: 15º álbum empolga, mas não surpreende
Resenha - A View from the Top of the World - Dream Theater
Por Victor de Andrade Lopes
Postado em 13 de novembro de 2021
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Iniciando a história do seu estúdio particular (DTHQ), o quinteto estadunidense de metal progressivo Dream Theater chega ao seu décimo quinto álbum (o quinto em dez anos!), A View from the Top of the World.
Dream Theater - Mais Novidades
Com uma estrutura "clássica" para a banda, o disco traz poucas faixas (apenas sete), com três beirando ou superando os dez minutos. E nos seus setenta minutos, consegue mostrar tudo que o grupo tem de melhor, de uma forma até que direta e coesa.
É como uma continuação do lançamento anterior, Distance over Time, que foi deliberadamente criado de forma "rápida" e focada. Talvez este não tenha sido criado com este espírito em mente, mas o resultado foi este mesmo.
Quem gosta do lado mais intrincado e pesado deles não terá do que reclamar após ouvir as duas primeiras ("The Alien", "Answwering the Call"). Quem tem uma quedinha por aqueles momentos mais setentistas que o grupo manda de vez em quando pode contar com a bela "Transcending Time".
E até na hora de soar relativamente comercial/baladesco ("Invisible Monster"), eles acabam soltando uma letra com a qual é praticamente impossível não se relacionar.
As três épicas ("Sleeping Giant", com pouco mais de 10 minutos; "Awaken the Master", beirando a mesma marca; e a faixa-título, com mais de 20) não deixam nada a desejar. Ou quase nada. Pelo menos nessas audições iniciais, nenhuma parece fazer jus a "Illumination Theory", "A Nightmare to Remember", "The Ministry of Lost Souls" e outros mastodontes antológicos dos caras.
Pode ser resultado do fato de que o quinteto investiu numa escrita um pouco mais "acessível", de modo que esta obra pode ser comparada com o Octavarium, de 2005 (inclusive pela capa levemente parecida). Os solos são curtos e diretos ao ponto, sensivelmente menos "fritados" que os mais típicos.
Isso não desvaloriza, absolutamente, a ala instrumental, que investiu em dinâmica para fazer com que mesmo as canções mais longas soem interessantes. Há momentos para valorizar cada um dos integrantes e passagens que exibem bem a química desta formação, que em 2022 se tornará a campeã isolada em longevidade na história do Dream Theater.
Meu único "pé atrás" com A View from the Top of the World é que tudo me soou incrivelmente previsível. Às vezes, quando James LaBrie começava a cantar um verso, ou quando algum instrumentista iniciava uma linha, meu cérebro automaticamente completava as notas. Fiquei um tanto preocupado de não ter sido surpreendido desta vez. Talvez o tempo mude minha impressão (como aconteceu com o A Dramatic Turn of Events, que hoje considero melhor do que considerei quando saiu).
Enquanto isso não acontece, fica o reconhecimento de que se trata de um bom trabalho de uma das melhores bandas do mundo, o que o torna automaticamente um dos melhores discos do ano.
Abaixo, o clipe de "The Alien":
FONTE: Sinfonia de Ideias
https://sinfoniadeideias.wordpress.com/2021/11/11/resenha-a-view-from-the-top-of-the-world-dream-theater/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor banda do show de despedida do Black Sabbath, segundo João Nogueira
O disco "esquecido" do Black Sabbath que é um dos preferidos de Shane Embury
As únicas 11 músicas do Dream Theater que são boas, segundo Regis Tadeu
A música que James Hetfield escolheria para entrar em cena antes de qualquer outra
Billy Gibbons explica continuidade do ZZ Top tendo apenas sua presença dos membros clássicos
42 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de setembro
A personalidade britânica que tem 100 anos de idade e disse "não" ao Nightwish
O hit que transformou Phil Collins em saco de pancadas: "Eu não merecia isso"
O disco do Sepultura que "coloca um sorriso" no rosto de Scott Ian, guitarrista do Anthrax
Felipe Andreoli lança o Ibanez FAB1, novo baixo signature desenvolvido em parceria com a marca
O disco do Rush que baixista do Napalm Death considera perfeito
O guitarrista que fez Angus Young admitir que nunca se considerou grande na guitarra
O riff do Black Sabbath que Eddie Van Halen vivia pedindo para Tony Iommi tocar
Gigantes do rock: 10 rockstars que beiram os 2 metros de altura
O disco dos anos 60 que Roger Waters disse ter mudado profundamente o Pink Floyd

Mike Portnoy coloca novo álbum do Mastodon como candidato a melhor disco de 2026
John Petrucci percebeu que poderia se tornar um bom guitarrista quando era adolescente
30 músicas do Dream Theater que ultrapassam 10 minutos de duração
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman
Guns N' Roses: o último grande álbum de rock feito a mão


