Spektra: o Hard Rock nacional em um novo patamar
Resenha - Overload - Spektra
Por Alexandre Veronesi
Postado em 28 de agosto de 2021
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O SPEKTRA nasceu como um projeto da gravadora italiana Frontiers Music em parceria com o cantor e multi instrumentista brasileiro BJ, que há muito acompanha o lendário Jeff Scott Soto (Sons Of Apollo, Talisman, JSS, SOTO, W.E.T., ex-Yngwie Malmsteen, Axel Rudi Pell, Journey, etc) em grande parte de suas inúmeras empreitadas. BJ convocou então os seus parceiros de longa data - e antigos companheiros de Tempestt - Leo Mancini (guitarra, ex-Shaman) e Edu Cominato (bateria, JSS e SOTO), com Henrique "Baboom" Canale (contrabaixo, Supla e StormSons) completando o time, e não tardou para que este embrião se tornasse de fato uma banda consolidada. Após a divulgação de dois singles/videoclipes com grande repercussão internacional, e que só fizeram elevar as expectativas acerca do grupo, no dia 06 de Agosto de 2021 o debut "Overload" finalmente pôde ver a luz do dia.
A impactante faixa-título dá início aos trabalhos, sintetizando de forma perfeita o que seria entregue ao ouvinte pelos próximos 40 minutos: uma sonoridade predominantemente Hard Rock/AOR que, com absoluta elegância, remete aos grandes clássicos do gênero, porém detendo uma roupagem moderna e doses muito bem-vindas de peso, fazendo assim com que a mesma nunca soe datada ou antiquada. O disco segue com "Runnin' Out Of Time" e "Just Because", que se tratam, respectivamente, de um poderoso hit instantâneo, de refrão grudento, e uma 'power ballad' muito bem arranjada, com alto nível de cadência e lindas melodias vocais.
Aproveitando o gancho, sinto-me na obrigação de exaltar o excepcional trabalho de voz de BJ, que além de cantar muito - falando a grosso modo - possui um dos timbres mais bonitos e agradáveis do Rock na atualidade. Por óbvio, seria também uma tremenda injustiça deixar de evidenciar os instrumentistas da banda. Leo Mancini, além de ser um exímio guitarrista, tem a sua origem/veia musical vinda diretamente do Hard Rock, portanto, os riffs e solos concebidos por ele integram-se às canções como peças exatas de um quebra-cabeças, assim como o baixo pulsante e onipresente de Henrique "Baboom", e as linhas de bateria precisas do verdadeiro relógio suíço que é Edu Cominato.
Após a sentimental balada "Since I Found You", temos a enérgica "Our Love", e "Breakaway", com seu ritmo contagiante e refrão alegre. Interessante notar que, mesmo partindo de um gênero em comum, cada faixa possui sua própria singularidade, a ponto de causar diferentes sentimentos e reações em quem as escuta, o que se confirma na atmosférica e pegajosa "Don't Matter", e também em "Back Into Light", a faixa mais dançante e "suave" do material, que ainda assim mantém intacta a essência do todo, imposta desde o princípio.
"Forsaken" impressiona pela ambivalência entre o pesado riff principal e os tons mais amenos que a música adquire em seu desenvolvimento, além dos bons andamentos e viradas engenhosas de Cominato. Adentrando a reta final da bolacha, quando o incauto ouvinte, no apogeu de sua inocência, pensa que o melhor já passou, "Behind Closed Doors" surge poderosa e imponente, obtendo no ato uma posição destacada dentro do repertório. O "gran finale" fica por conta de "Lonely Road", som curto, forte e direto, ideal para o encerramento de um trabalho dessa magnitude, e que deixa o fã simplesmente clamando por mais.
Não posso deixar de citar aqui os dois nomes de peso que assinam a impecável produção de "Overload": Jeff Scott Soto (que também faz os backing vocals ao lado de BJ), e o "coringa" da Frontiers, Alessandro Del Vecchio (produtor e responsável por todas as linhas de teclado do disco).
Com este belíssimo álbum de estreia, o SPEKTRA alcança seu lugar por direito no cenário Hard Rock mundial, e prova que veio para ficar. A pujante combinação entre boas canções, uma equipe de primeira e músicos do mais alto gabarito resultou, sem sombra de dúvidas, em um dos melhores registros do ano de 2021.
Spektra - Overload (2021)
Gravadora: Frontiers Music
Data de lançamento: 06/08/2021
Tracklist:
01 - Overload
02 - Runnin' Out Of Time
03 - Just Because
04 - Since I Found You
05 - Our Love
06 - Breakaway
07 - Don't Matter
08 - Back Into Light
09 - Forsaken
10 - Behind Closed Doors
11 - Lonely Road
Line-up:
BJ - vocal
Leo Mancini - guitarra
Henrique "Baboom" Canale - baixo
Edu Cominato - bateria
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O primeiro tecladista estrela do rock nacional: "A Gloria Pires ficou encantada"
A melhor música dos Beatles, segundo o Ultimate Classic Rock
Axl Rose ouviu pedido de faixa "esquecida" no show de Floripa e contou história no microfone
Organização confirma data do Monsters of Rock Brasil 2026
Slash quebra silêncio sobre surto de Axl Rose em Buenos Aires e defende baterista
Regis Tadeu explica por que não vai ao show do AC/DC no Brasil: "Eu estou fora"
Nicko McBrain revela se vai tocar bateria no próximo álbum do Iron Maiden
A banda desconhecida que influenciou o metal moderno e só lançou dois discos
Megadeth tem show confirmado em São Paulo para 2026
"Ela não era fã do Rush": Geddy Lee fala sobre o desafio da nova baterista da banda
O clássico do Queen que Elton John achou título péssimo: "Vocês vão lançar isso?"
O convite era só para Slash e Duff, mas virou uma homenagem do Guns N' Roses ao Sabbath e Ozzy
A melhor música do melhor disco do AC/DC, segundo o Heavy Consequence
A banda de rock clássico que mudou a vida de Eddie Vedder de vez; "alma, rebeldia, agressão"
Brent Hinds deixou um disco com músicas inéditas, afirma ex-companheiro de banda

Quando o Megadeth deixou o thrash metal de lado e assumiu um risco muito alto
"Hollywood Vampires", o clássico esquecido, mas indispensável, do L.A. Guns
"Hall Of Gods" celebra os deuses da música em um álbum épico e inovador
Nirvana - 32 anos de "In Utero"
Perfect Plan - "Heart Of a Lion" é a força do AOR em sua melhor forma
Pink Floyd: O álbum que revolucionou a música ocidental


