The Troops Of Doom: um emocionante resgate ao Death Metal dos anos 80

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Alexandre Veronesi
Enviar Correções  

10

Tudo começou durante uma apresentação da banda Enterro no Rio de Janeiro, em 2019. Na ocasião, o grupo fazia o show de abertura para o lendário The Mist, quando o frontman Alex Kafer convida Jairo "Tormentor" Guedz, eterno ex-Sepultura e guitarrista do The Mist à época, para a execução da clássica "Bestial Devastation", faixa que dá nome ao primeiro registro da maior banda brasileira de Metal de todos os tempos. À partir desta despretensiosa jam, surgiu o embrião do THE TROOPS OF DOOM, criado com o intuito de resgatar aquele som cru e visceral do Death Metal que era praticado durante os anos 80. Para completar o time, a dupla convocou Marcelo Vasco, guitarrista do Patria e renomado designer gráfico - já havendo trabalhado com ícones como Slayer, Kreator, Testament, Vader e inúmeros outros - e Alexandre Oliveira, companheiro de Guedz no The Southern Blacklist e baterista do Tianastácia. Após alguns meses de expectativa, com 2 singles e linha completa de merchandising já lançados, o grupo finalmente soltou o seu primeiro EP, intitulado "The Rise Of Heresy", que se encontra disponível tanto em formato físico quanto digital.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O trabalho de estreia do quarteto é um tanto compacto, trazendo 6 canções - sendo 4 autorais e 2 versões do Sepultura - distribuídas em pouco mais de 22 minutos. "Whispering Dead Words" abre a bolacha com uma introdução épica e macabra, emulando o clima de filmes de horror antigos, que prenuncia a pancadaria sonora a seguir, onde se destacam as variadas linhas de bateria e guitarras inventivas - sempre respeitando a proposta do grupo - finalizando de forma brilhante com um denso dedilhado de violão.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Desde o início é possível notar que a ideia original do projeto foi posta em prática com excelência, pois temos aqui uma sonoridade absolutamente rudimentar e nostálgica, desde a estrutura das músicas até a qualidade da gravação, o que remete diretamente aos primórdios do Metal da morte, de bandas como o próprio Sepultura em começo de carreira (esta em especial, por razões óbvias), Possessed, Death, Pestilence etc.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Na sequência, os dois singles, lançados respectivamente nos meses de Agosto e Setembro: "Between The Devil And The Deep Blue Sea", som rápido, direto e muito marcante, detentor de riffs poderosos e alternâncias de andamento certeiras; e "The Confessional", um pouco mais cadenciada que as demais e inteiramente old school, com os impecáveis vocais cavernosos de Kafer em evidência. "The Rise Of Heresy" encerra primorosamente a parcela inédita do EP: um petardo veloz, agressivo, diversificado, e que contém algumas boas referências ao Sepultura em sua letra. Por fim, temos os covers de "Bestial Devastation" e "Troops Of Doom", executadas de forma estupenda, com toda a sujeira e crueza que as canções pedem. Vale acrescentar que o ótimo trabalho de voz de Alex Kafer, durante toda a audição, em muito se assemelha a Max Cavalera em seus primórdios, o que evidentemente não é um acaso.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A masterização, que foi feita por Øystein Garnes Brun (guitarrista do Borknagar) no Crosound Studio, na Noruega, destaca-se pelo resgate às raízes do gênero na década de 80, porém é claro, dispondo de uma ótima e atualizada roupagem sonora. O belo conceito gráfico do trabalho, naturalmente, foi todo desenvolvido por Marcelo Vasco.

Estreando em tão alto nível, o THE TROOPS OF DOOM definitivamente justificou toda a expectativa que fora criada desde a sua formação, rapidamente se consolidando como um dos grandes nomes do Metal extremo nacional na atualidade. Com uma turnê europeia agendada para 2021, o supergrupo já está em fase de desenvolvimento de seu primeiro álbum completo, e a nós cabe apenas aguardar pelo disco e os iminentes shows ao redor do Brasil (isso se o Coronavírus permitir).

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

The Troops Of Doom - The Rise Of Heresy (EP, 2020)
Gravadora: Blood Blast
Data de lançamento: 09/10/2020

Tracklist:
01 - Whispering Dead Words
02 - Between The Devil And The Deep Blue Sea
03 - The Confessional
04 - The Rise Of Heresy
05 - Bestial Devastation (Sepultura)
06 - Troops Of Doom (Sepultura)

Formação:
Alex Kafer - vocal e baixo
Jairo "Tormentor" Guedz - guitarra
Marcelo Vasco - guitarra
Alexandre Oliveira - bateria

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Deep Purple: o riff de Smoke on the Water foi criado por Tom Jobim?Deep Purple
O riff de "Smoke on the Water" foi criado por Tom Jobim?

Askmen.com: site elege as dez melhores músicas do NirvanaAskmen.com
Site elege as dez melhores músicas do Nirvana


Sobre Alexandre Veronesi

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, enviando sua descrição e link de uma foto.

GooAdHor Goo336 Cli336 Goo336 Goo336 Cli336 Goo336