Kiko Loureiro: novo álbum Open Source é um petardo
Resenha - Open Source - Kiko Loureiro
Por Marcio Machado
Postado em 11 de julho de 2020
Em atividade com o Megadeth e prestes a lançarem novo material, o conceituado guitarrista brazuka Kiko Loureiro, arranjou tempo para trazer um novo trabalho solo, o quinto nesse formato, intitulado "Open Source". Para a empreitada ele trouxe os ex parceiros de Angra, Felipe Andreoli no baixo e Bruno Valverde na bateria, além das participações do ex Megadeth, Marty Friedman e de Mateus Asato, ambos guitarristas, o segundo, mais brasileiro para o time.
Kiko Loureiro - Mais Novidades
O trabalho traz 11 faixas e a maestria de Kiko está ali, imprensa em cada detalhe, desde a abertura com "Overflow" que nos primeiro dedilhados já nos ganha e toma atenção até a quebradeira quando o trio surge em ação mostrando a boa química. Já em "EDM (e-Dependent Mind)", primeiro single do trabalho vemos que o guitarrista está atualizado e propõe uma mudança sonora, indo na direção do djent e causando momento bastante intrincados na composição e explodindo em feeling. "Iminent Threat" traz a participação de Friedman e os riffs de Kiko estão cravados ali e sem esforço sabemos que se trata de uma composição sua, e o convidado não deixa por menos criando linhas de solo impecáveis e o garoto Valverde brilha acompanhando esses dois. A evolução na bateria do rapaz é incrível em tempos absurdos, fora as passagens do baixo de Andreoli que soam bruscas e carregadas de técnica.
"Liquid Times" é a vez de Asato brilhar e aqui mais uma vez há o flerte com o djent, empregado de uma ótima atmosfera do fusion. Em seguida é hora do momento "abrasileirado" que como de praxe, não podia faltar e está lá com "Sertão", que nos faz lembrar dos tempos de Angra, principalmente no "Holy Land" e um toque do "Secret Garden", soando pesada e precisa, além de uma bela passagem de piano. "Vital Signs" já é um produto mais técnico com total pé no fusion e Kiko se esbalda nesses momentos. "Dreamlike" é mais branda e traz momento bonitinhos, bastante melódica e agradável. "Black Ice" é pesada e traz uma porradaria sonora, passagens totalmente quebradas e muito groove, umas das melhores do disco todo. "In Motion" continua essa vibe e é puro deleite sonoro, carregada de força e um baixo estalado que chama atenção, a mudança nos andamentos é fantástica e uma das faixas mais ricas aqui.
"Running With the Bulls" é pura quebradeira e vai torcer a mente do ouvinte com guitarras sobrepostas e que nos tiram da órbita, e mais uma vez um impecável trabalho da bateria. O nome da faixa é levado a sério mesmo aqui. E encerrando "Du Monde" tem uma leve semelhança com a introdução de "Rebirth", mas logo as coisas mudam e vem uma ótima faixa de fusion para fechar o belo trabalho.
Destrinchar um disco de música instrumental em palavras é tarefa quase impossível, pois somente ouvindo você vai saber do que realmente se trata. E talvez impossível também para alguns seja ouvir um disco todo desse estilo, principalmente para aqueles que não tocam algum instrumento, mas acredite, Kiko conseguiu a façanha de criar um disco que agrada até mesmo esse público, pois sua audição é um tanto fluida e prazerosa de se fazer, então pode se deleitar nos momentos que com certeza você não irá se arrepender. Um petardo.
NOTA: 9
FORMAÇÃO:
Kiko Loureiro - guitarras
Felipe Andreoli - baixo
Bruno Valverde - bateria
CONVIDADOS:
Marty Friedman - guitarra
Mateus Asato - guitarra
TRACKLISTING:
Overflow
EDM (e-Dependent Mind)
Iminent Threat
Liquid Times
Sertão
Vital Signs
Dreamlike
Black Ice
In Motion
Running With the Bulls
Du Monde
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 10 melhores álbuns dos anos 1980, segundo Regis Tadeu
A música que Paul McCartney escreveu para cantar em cabarés e virou clássico dos Beatles
Marty Friedman volta ao Brasil em novembro para dois shows
TMZ divulga novos detalhes sobre a expulsão de Sid Wilson do Slipknot
Tarja Turunen já participou de evento na Rússia que definiu como "humilhante"
O campeão mundial de Fórmula 1 que gravou solo de guitarra em música do Def Leppard
11 bandas que nunca fizeram um disco tão bom quanto o primeiro
Steve Harris defende o criticado álbum do Iron Maiden que foi gravado num celeiro
19 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de agosto
A música do Iron Maiden que foi criticada, mas Steve Harris aprova
15 coisas que você não imagina que coexistiram com bandas famosas
Mick Jagger não volta atrás após crítica aos Beatles: "Às vezes eu digo a verdade"
Fabio Lione reage extremamente irritado após Circo Voador admitir erro sobre show
Hypocrisy cancela turnê na América do Norte por conta de problemas com vistos
A expectativa de Derrick Green para uma banda pesada depois do Sepultura
O álbum do Led Zeppelin em que Jimmy Page chegou ao auge, segundo John Paul Jones
Monsters of Rock: a feijoada que quase derrubou King Diamond
A banda de rock "criminosamente subestimada", segundo o crítico Regis Tadeu



Afonso Nigro revela por que chamou Kiko Loureiro pro Dominó: "Preciso desse cara"
Para ex-guitarrista do Megadeth, álbum com Kiko Loureiro representa essência da banda
A troca de afagos entre Kiko Loureiro e Angra nas redes sociais: "Agora eu quero mais"
A redação de Kiko Loureiro que fez mãe chorar e escola achar que ele precisava de psicólogo
RHCP: O monstro saiu da jaula com um de seus melhores trabalhos



