Contos da Cripta: 30 anos de "Left Hand Path" (Entombed)
Resenha - Left Hand Path - Entombed
Por Alexandre Veronesi
Postado em 04 de junho de 2020
A série "Contos da Cripta" foi criada com o intuito de relembrar e também analisar, de forma objetiva, o contexto histórico de alguns importantes álbuns do gênero Death Metal, que completam uma ou mais décadas de existência nesse ano de 2020. Inaugurando o quadro em grande estilo, falaremos hoje dos 30 anos de "Left Hand Path", do ENTOMBED.
Final dos anos 80, início dos 90. Enquanto a 'segunda onda' do Death Metal atacava a América, revelando nomes como Cannibal Corpse, Vital Remains, Monstrosity e Incantation, que estendiam os ritos profanos iniciados por Mantas/Death, Possessed, Autopsy, Morbid Angel, Executioner/Obituary, Amon/Deicide e Massacre, na Europa o gênero ainda dava os seus primeiros passos com Carcass, Vader, Napalm Death e poucos outros, que ainda transitavam entre subgêneros como Grindcore, Goregrind e Thrash Metal. A Suécia, país que mais tarde viria a se tornar um dos maiores pilares do estilo, concebeu nessa época alguns de seus principais representantes, e entre eles, é claro, está o ENTOMBED.
O grupo surgiu em 1987, na cidade de Estocolmo, com a alcunha de Nihilist, adotando seu nome definitivo apenas 2 anos depois. Com Lars Göran-Petrov nos vocais, Alex Hellid e Uffe Cederlund nas guitarras e Nicke Andersson (sim, aquele mesmo, do The Hellacopters, Lucifer e afins) no comando das baquetas, o ENTOMBED adentrou o lendário Sunlight Studio em Dezembro de 1989, ao lado do produtor Tomas Skogsberg, para a gravação de seu primeiro full-lenght. Ao menos 5 das 12 canções presentes no álbum foram originalmente compostas nos tempos de Nihilist, que são "Supposed To Rot", "Abnormally Deceased", "Carnal Leftlovers", "Revel In Flesh" e "When Life Has Ceased" (vale mencionar também "Severe Burns", que entraria no disco seguinte, "Clandestine", de 1991). Como a banda não dispunha de um baixista fixo, as 4 cordas ficaram sob a responsabilidade de Cederlund e Andersson.
"Left Hand Path" é reconhecido como um dos primeiros álbuns completos do Death Metal 'old school' do velho continente. O título do trabalho faz referência à doutrina do Caminho da Mão Esquerda, crença presente na Bíblia Satânica de Anton LaVey, que prega o individualismo e o poder supremo do ser humano sobre suas próprias vontades e atitudes. Dar o play aqui é como cair vertiginosamente dentro de uma tumba gélida, pútrida e profunda, durante um agradável passeio no cemitério à meia-noite. Hinos malditos como a faixa-título e aqueles citados 2 parágrafos acima seguem moendo pescoços ao redor do globo até os dias atuais. Ao desenvolver um timbre de guitarra bastante peculiar - grave, dissonante e de sonoridade 'cavernosa', cuja autoria é do antigo guitarrista Leif "Leffe" Cuzner - aliado à guturais saídos direto das entranhas de Petrov e uma 'cozinha' reta e crua (no melhor sentido imaginável), além da evidente originalidade e execução visceral das composições, o ENTOMBED se fez pioneiro e definiu muito do que viria a seguir no cenário extremo do país.
Poderoso e atemporal, "Left Hand Path" possui uma importância histórica imensurável para a música pesada e pode, ou melhor, deve ser considerado um verdadeiro marco dentro de seu gênero.
Entombed - Left Hand Path (1990)
Gravadora: Earache Records
Data de lançamento: 04/06/1990
Tracklist:
01 - Left Hand Path
02 - Drowned
03 - Revel In Flesh
04 - When Life Has Ceased
05 - Supposed To Rot
06 - But Life Goes On
07 - Bitter Loss
08 - Morbid Devourment
09 - Abnormally Deceased
10 - The Truth Beyond
11 - Carnal Leftlovers
12 - Premature Autopsy
Formação:
Lars-Göran Petrov - vocal
Alex Hellid - guitarra
Uffe Cederlund - guitarra / contrabaixo
Nicke Andersson - bateria / contrabaixo
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música do Rainbow que Ritchie Blackmore chama de "a definitiva" da banda
A melhor música de cada álbum do Iron Maiden, segundo ranking feito pela Loudwire
Uma cantora brasileira no Arch Enemy? Post enigmático levanta indícios...
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
Summer Breeze anuncia mais 33 atrações para a edição 2026
"Não tenho mágoa nenhuma": Luis Mariutti abre jogo sobre Ricardo Confessori e surpreende
Twisted Sister fora do Bangers Open Air 2026; novo headliner será anunciado nesta sexta-feira
Ambush e Krisiun são anunciados como atrações do Bangers Open Air
A música épica do Rush que mexeu com a cabeça de Dave Mustaine
Quem pode ser a nova vocalista do Arch Enemy no Bangers Open Air?
Em parceria com plataforma, Skid Row inicia procura mundial por seu novo vocalista
O disco que define o metal, na opinião de Ice-T
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
Halestorm precisou mudar música que tocaria no "Back to the Beginning"


Os 10 melhores álbuns da história do death metal, em lista da Metal Hammer
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias


