Mokoma: Korpiklaani cantando Thrash metal
Resenha - Ihmissokkelo - Mokoma
Por Marcelo Rocha Nasser Hissa
Postado em 11 de maio de 2020
Imaginem uma banda de Thrash metal, com mais de 20 anos de carreira e 13 álbuns lançados oriunda de um país rico em Heavy metal. Deduz-se que essa banda deve ser conhecida por metade do universo, ou que pelo menos seja cultuado nos círculos dos adoradores do estilo. Não poderiam estar mais enganado, Mokoma é quase exclusiva do país de origem, a Finlândia.

Talvez esse obscurantismo em relação à carreira da banda tenha uma explicação bem simples; a banda só canta em finlandês. Os vocais causam sim certa estranheza que demora a se esvair soando como um Korpiklaani dos infernos sem instrumentos folclóricos. A identidade musical da banda é aquele Thrash noventista cadenciado, quando o fator speed já não era tão prepoderante. É agressivo, com riffs pujantes, apostando muito mais em groove do que em velocidade. Músicas como Ilmoitusluontoista asiaa, Pimeä aine, Ihmissokkelo trazem esse lado mais cadenciado poderoso. Eventualmente o barco vira para a direção do desenfreado, com riffs frenéticos como em Syyttävä sormie, Tuhat ei riitä e Leikin loppu. Aposta em alguns momentos em uma pegada que beira o hard rock, utilizando-se de vocais mais limpos de sonoridade suave como em Toinen ihminen e Huomenna voikin olla niin; e nesse ímpeto sobra até para alguns vocais meio-rappeados como em Vuoret, huolet.
Mokoma pode soar linguisticamente estranho nas primeiras audições, mas nem por isso deixa de ser um bom álbum de Thrash cadenciado com elementos de hard rock. Já se foram 20 anos de estrada e muito material lançado. Agora é com você fazer o dever de casa e escavar todos os 12 álbuns prévios que estão perdidos nas areias no tempo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Sepultura esgota ingressos do último show da carreira
O guitarrista apontado como melhor do mundo que Alex Lifeson não curte: "Não me tocava"
Mantas, guitarrista original do Venom, homenageia Cronos
A banda inglesa que recusou Rock in Rio 1985: "Pessoas decidiram que não era boa ideia"
Power to the People, festival organizado por Tom Morello, será transmitido ao vivo
Gary Holt e Mille Petrozza homenageiam Cronos, falecido nesta quinta-feira
O curioso tema do TCC de Fernanda Lira que professora reprovou e a fez largar a faculdade
Scott Ian (Anthrax) lembra como reagiu quando o Metallica demitiu Dave Mustaine
Immortal anuncia box-set com sua discografia completa em vinil para 2027
A lenda nordestina que é o Van Halen brasileiro, segundo Rafael Bittencourt
Judas Priest fará turnê sul-americana em 2027, segundo o Summa Inferno
A música do Megadeth que fala sobre o vício em jogos e apostas
Alice Cooper revela quando se deu conta de que não era Alice Cooper
Led Zeppelin é unanimidade? Cinco grandes lendas do rock que não gostam da banda
A única música de "Somewhere in Time" do Iron Maiden que não fala sobre espaço e tempo
Dinho lembra noite de droga com João Gordo logo que recebeu alta após queda do palco
O Julgamento do Metal Clássico: Rock Justice impressiona na estreia com "You've Been Served"
Carach Angren - O horror dentro da caixa em "Dance and Laugh Amongst the Rotten"
Animals (1977) - quando o Pink FLoyd resolveu chamar todo mundo de bicho
Moonspell - A grandiosidade do Heavy Metal e da música erudita em "Opus Diabolicum"
Resenha: "Hard-Fi" - Rosa Tattooada (2026)
Depois da ressurreição, Marilyn Manson declara vingança em novo álbum
O álbum pesado e melancólico do Soilwork que ajudou a salvar a minha vida
Iron Maiden: Grata surpresa e despedida perfeita do gigante
Death: Responsáveis por elevar a música pesada a novo nível



