Mokoma: Korpiklaani cantando Thrash metal
Resenha - Ihmissokkelo - Mokoma
Por Marcelo Rocha Nasser Hissa
Postado em 11 de maio de 2020
Imaginem uma banda de Thrash metal, com mais de 20 anos de carreira e 13 álbuns lançados oriunda de um país rico em Heavy metal. Deduz-se que essa banda deve ser conhecida por metade do universo, ou que pelo menos seja cultuado nos círculos dos adoradores do estilo. Não poderiam estar mais enganado, Mokoma é quase exclusiva do país de origem, a Finlândia.

Talvez esse obscurantismo em relação à carreira da banda tenha uma explicação bem simples; a banda só canta em finlandês. Os vocais causam sim certa estranheza que demora a se esvair soando como um Korpiklaani dos infernos sem instrumentos folclóricos. A identidade musical da banda é aquele Thrash noventista cadenciado, quando o fator speed já não era tão prepoderante. É agressivo, com riffs pujantes, apostando muito mais em groove do que em velocidade. Músicas como Ilmoitusluontoista asiaa, Pimeä aine, Ihmissokkelo trazem esse lado mais cadenciado poderoso. Eventualmente o barco vira para a direção do desenfreado, com riffs frenéticos como em Syyttävä sormie, Tuhat ei riitä e Leikin loppu. Aposta em alguns momentos em uma pegada que beira o hard rock, utilizando-se de vocais mais limpos de sonoridade suave como em Toinen ihminen e Huomenna voikin olla niin; e nesse ímpeto sobra até para alguns vocais meio-rappeados como em Vuoret, huolet.
Mokoma pode soar linguisticamente estranho nas primeiras audições, mas nem por isso deixa de ser um bom álbum de Thrash cadenciado com elementos de hard rock. Já se foram 20 anos de estrada e muito material lançado. Agora é com você fazer o dever de casa e escavar todos os 12 álbuns prévios que estão perdidos nas areias no tempo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os dois estilos musicais que Lemmy detestava e considerava pobres musicalmente
Brian May (Queen) admite ter mudado de ideia em relação à IA
Baterista do Linkin Park toca música do Iron Maiden que nunca havia escutado
Falling in Reverse lança "Joseph" com Corey Taylor e Serj Tankian em colaboração inédita
Loudwire coloca álbum do Angra como "melhor álbum de progpower" da história
O álbum clássico do rock que Ed Motta comprou escondido por ser coisa de playboy
Dave Mustaine mudou de vida depois que se converteu; "Deus me enviou para o AA"
Abbath cancela shows de 2026 e pede desculpas aos fãs e festivais
O amigo que Ozzy Osbourne sentia falta de ter por perto e chamava de cara definitivo do metal
O mito em torno de Raul Seixas que Regis Tadeu diz que precisa acabar
O e-mail de Andre Matos que deu aval para Bruno Sutter ser vocalista do Angra
Brasileiros superestimam o Sepultura? Canal disseca mudança do show de despedida
O tipo de música que Eddie Van Halen odiava tocar apesar de fazê-lo muito bem
Bruce Dickinson revela sua vocalista preferida; "linda no folk e fantástica no metal"
Por que o lendário Raul Seixas nunca foi fã da verdinha e desprezava a erva
A incrível banda que Ritchie Blackmore bancou e Steve Harris adora, mas poucos conhecem

Relevante como nunca, Totalitär retorna após vinte anos com EP furioso
Herman Frank - O motor barulhento, rápido e construído para rodar
Entre nostalgia, legado e recomeços, Beseech apresenta seu 7º álbum de estúdio
Veterano Sacrifice mostra que continua afiado como nunca no ótimo "Volume Six"
O álbum pesado e melancólico do Soilwork que ajudou a salvar a minha vida
Black Sabbath: Born Again é um álbum injustiçado?



