Tabahi: Nova promessa do Thrash Metal asiático
Resenha - Tabahi - Tabahi
Por José Sinésio Rodrigues
Postado em 19 de abril de 2020
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Eis aqui mais uma banda proveniente da impermeável e pouco conhecida cena Heavy Metal paquistanesa: a excelente TABAHI, um grupo que executa um Thrash Metal clássico barulhento, puro e sem gracejos.
A banda surgiu em 2008, em Karashi, no sul do Paquistão, cidade conhecida como a mais violenta do país e uma das mais perigosas do mundo. Na mesma cidade já surgiram bandas como CARDINAL SIN (de Death Metal), SLITHER (Death Metal), MIZRAAB (Progressivo, atualmente morando no Reino Unido) e RECKONING STORM (Progressivo), entre várias outras bandas.
Em 2014, a banda TABAHI lançou seu álbum de estreia, um trabalho também batizado como "Tabahi" e contendo nada menos que treze músicas ao longo de quase cinquenta minutos. Ou seja: ponto positivo para os sujeitos: suas músicas não são longas. Após a faixa de introdução, instrumental, que vem esmagadora, vem a música "Abomination". A mesma soa como se a vocalista do ARCH ENEMY tivesse migrado para o SLAYER. Ou seja: vocal poderoso e instrumental tipicamente Thrash Metal. "Fatwa", a seguir, é uma música na qual o baterista se destaca (o trabalho dele me lembrou, em alguma coisa, o de Luana Dameto, do NERVOSA), sendo aquele o momento de bater cabeça nervosamente.
O que se ouve neste trabalho é um tributo a grupos como TANKARD e DESTRUCTION, sem sombra de dúvida, algo que qualquer um com ouvidos bem adaptados ao Heavy Metal pode perceber. Os riffs, aqui, são alinhados com a era do Thrash alemão nos anos 1984 a 1988, antes do surgimento de canções mais técnicas no âmbito do estilo. As músicas, aqui, são em ritmo avassalador. A artilharia do TABAHI tem como principal munição as palhetadas disciplinadas de Faiqh Ahmed e os cânticos bélicos do vocalista e baixista Daniyal, tudo isso fundido às baquetadas do monstruoso Hyder Ali. Como bons músicos de Thrash Metal, os rapazes do TABAHI sabem que mudanças de tempo em curto prazo beneficiam o ataque a longo prazo, como soldados recarregando seus rifles no campo de batalha. Momentos de Groove indutores de mosh chegam no momento certo, tal como fazem suas evidentes influências: OVERKILL e WHIPLASH. De fato, músicas como "Hona Hai" e "Democrazy" não soariam deslocadas no "Under The Influence",do OVERKILL, enquanto "Virgin Bomber" poderia comodamente ser uma das faixas de "Hell Awaits", do SLAYER. Até mesmo ares de IRON MAIDEN, em dado momento, exalam de "Escape From Reality". A miríade de influências, aqui, serve para sustentar cada música, fazendo com que soem diferentes umas das outras. Contudo, todas têm velocidade, intensidade, groove e potência. Todas as linhas de vocais são decifráveis, incluindo as músicas cantadas em urdu (sim, temos isso, neste trabalho).
Atenção: originalidade parece não ser o objetivo deste trabalho. Se alguém procura por Thrash Metal de vanguarda, algo feito com originalidade, deve esquecer. No entanto, se procura por um autêntico Thrash Metal para bater a cabeça e injetar sua mente com uma nova perspectiva sobre o Heavy Metal do sul da Ásia, terá as expectativas superadas. Ademais, a banda parece estar se inclinando para um som próprio, deixando sua marca, e músicas como "Thrashbandi" mostram sua dedicação em soar diferente dos grupos de Thrash por aí. Temos, então, um álbum de estreia sólido e, se a ética do mesmo continuar forte, o TABAHI pode ir longe. O guitarrista Faiq já tem um estilo de guitarra muito distinto, assim como o vocalista Daniyal, e é apenas uma questão de tempo até que esses paquistaneses se tornem referência na Ásia.
Faixas no álbum Tabahi: 13 (uma instrumental)
Integrantes da banda Tabahi:
• Daniyal Buksh Soomro – Vocal e baixo;
• Hyder Ali – Bateria;
• Faiq Ahmed – Guitarra.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Um babaca que nem sabe tocar direito": Roger Waters fala sobre James Hetfield
U2 confirma três shows em São Paulo para março de 2027; veja datas e preços
Fãs esculacham o Metallica após discurso feito por James Hetfield em show
O maior guitarrista de todos os tempos, de acordo com a Guitar World
Os 4 indícios de que Floor Jansen já estava mesmo de saída do Nightwish
5 cantoras que poderiam substituir Floor Jansen no Nightwish sem problemas
Fãs do Nightwish reagem à saída da vocalista Floor Jansen
A declaração de James Hetfield não surpreende, considerando de onde veio
Glenn Hughes passa por cirurgia cardíaca de 10 horas de duração
Nightwish anuncia saída de Floor Jansen, e 2027 já tem planos dos dois lados
A banda que James Hetfield odeia e Robert Trujillo ama: "É por isso que eu os odiava"
150 clássicos do heavy metal que foram lançados há mais de 40 anos
Sem olhar pelo retrovisor, Masterplan inicia nova fase com o denso e honesto "Metalmorphosis"
Como uma canção "profética", impossível de cantar e evitada no rádio, passou de 1 bilhão
Como e por que Linkin Park contratou Emily Armstrong como cantora, segundo Shinoda
O profundo significado do "Trem" nas letras de Raul Seixas, segundo o próprio


Kiss - há 44 anos, "Creatures of the Night" marcou o retorno da banda ao hard rock pesado
Ninguém tinha sobrenome na casa onde os Rolling Stones gravaram "Exile on Main St."
A Tempestade (ou O Livro dos Dias): 30 anos da despedida
"Se o Rádio Não Toca", o raro registro ao vivo de Raul Seixas que ganhou edição definitiva
Carach Angren - Sete histórias para um inferno
Paura mira em velhos problemas humanos e entrega muito metalcore em "Primitive Chaos"
Flotsam and Jetsam entrega fúria e maturação em "Rats in the Temple"
Pride Of Lions Mantém a Tradição do AOR Clássico em "Unbridled"
Quase vinte anos do seu lançamento, "Over The Under" ainda soa vigoroso
Alice In Chains: Sete músicas, que podem mudar a vida de uma pessoa



