Tabahi: Nova promessa do Thrash Metal asiático
Resenha - Tabahi - Tabahi
Por José Sinésio Rodrigues
Postado em 19 de abril de 2020
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Eis aqui mais uma banda proveniente da impermeável e pouco conhecida cena Heavy Metal paquistanesa: a excelente TABAHI, um grupo que executa um Thrash Metal clássico barulhento, puro e sem gracejos.
A banda surgiu em 2008, em Karashi, no sul do Paquistão, cidade conhecida como a mais violenta do país e uma das mais perigosas do mundo. Na mesma cidade já surgiram bandas como CARDINAL SIN (de Death Metal), SLITHER (Death Metal), MIZRAAB (Progressivo, atualmente morando no Reino Unido) e RECKONING STORM (Progressivo), entre várias outras bandas.
Em 2014, a banda TABAHI lançou seu álbum de estreia, um trabalho também batizado como "Tabahi" e contendo nada menos que treze músicas ao longo de quase cinquenta minutos. Ou seja: ponto positivo para os sujeitos: suas músicas não são longas. Após a faixa de introdução, instrumental, que vem esmagadora, vem a música "Abomination". A mesma soa como se a vocalista do ARCH ENEMY tivesse migrado para o SLAYER. Ou seja: vocal poderoso e instrumental tipicamente Thrash Metal. "Fatwa", a seguir, é uma música na qual o baterista se destaca (o trabalho dele me lembrou, em alguma coisa, o de Luana Dameto, do NERVOSA), sendo aquele o momento de bater cabeça nervosamente.
O que se ouve neste trabalho é um tributo a grupos como TANKARD e DESTRUCTION, sem sombra de dúvida, algo que qualquer um com ouvidos bem adaptados ao Heavy Metal pode perceber. Os riffs, aqui, são alinhados com a era do Thrash alemão nos anos 1984 a 1988, antes do surgimento de canções mais técnicas no âmbito do estilo. As músicas, aqui, são em ritmo avassalador. A artilharia do TABAHI tem como principal munição as palhetadas disciplinadas de Faiqh Ahmed e os cânticos bélicos do vocalista e baixista Daniyal, tudo isso fundido às baquetadas do monstruoso Hyder Ali. Como bons músicos de Thrash Metal, os rapazes do TABAHI sabem que mudanças de tempo em curto prazo beneficiam o ataque a longo prazo, como soldados recarregando seus rifles no campo de batalha. Momentos de Groove indutores de mosh chegam no momento certo, tal como fazem suas evidentes influências: OVERKILL e WHIPLASH. De fato, músicas como "Hona Hai" e "Democrazy" não soariam deslocadas no "Under The Influence",do OVERKILL, enquanto "Virgin Bomber" poderia comodamente ser uma das faixas de "Hell Awaits", do SLAYER. Até mesmo ares de IRON MAIDEN, em dado momento, exalam de "Escape From Reality". A miríade de influências, aqui, serve para sustentar cada música, fazendo com que soem diferentes umas das outras. Contudo, todas têm velocidade, intensidade, groove e potência. Todas as linhas de vocais são decifráveis, incluindo as músicas cantadas em urdu (sim, temos isso, neste trabalho).
Atenção: originalidade parece não ser o objetivo deste trabalho. Se alguém procura por Thrash Metal de vanguarda, algo feito com originalidade, deve esquecer. No entanto, se procura por um autêntico Thrash Metal para bater a cabeça e injetar sua mente com uma nova perspectiva sobre o Heavy Metal do sul da Ásia, terá as expectativas superadas. Ademais, a banda parece estar se inclinando para um som próprio, deixando sua marca, e músicas como "Thrashbandi" mostram sua dedicação em soar diferente dos grupos de Thrash por aí. Temos, então, um álbum de estreia sólido e, se a ética do mesmo continuar forte, o TABAHI pode ir longe. O guitarrista Faiq já tem um estilo de guitarra muito distinto, assim como o vocalista Daniyal, e é apenas uma questão de tempo até que esses paquistaneses se tornem referência na Ásia.
Faixas no álbum Tabahi: 13 (uma instrumental)
Integrantes da banda Tabahi:
• Daniyal Buksh Soomro – Vocal e baixo;
• Hyder Ali – Bateria;
• Faiq Ahmed – Guitarra.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do rock nacional cujo refrão é cantado onze vezes em quatro minutos
Dream Theater anuncia turnê que passará por 6 cidades no Brasil em 2026
O disco que Flea considera o maior de todos os tempos; "Tem tudo o que você pode querer"
Helloween fará show em São Paulo em setembro de 2026; confira valores dos ingressos
A banda de rock que deixava Brian May com inveja: "Ficávamos bastante irritados"
O guitarrista que Geddy Lee considera imbatível: "Houve algum som de guitarra melhor?"
A opinião de Ronnie James Dio sobre Bruce Dickinson e o Iron Maiden
Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire
Como e por que Dave Mustaine decidiu encerrar o Megadeth, segundo ele mesmo
Lemmy lembra shows ruins de Jimi Hendrix; "o pior tipo de coisa que você ouviria na vida"
O álbum que define o heavy metal, segundo Andreas Kisser
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
A maior banda, música, álbum e vocalista nacional e gringo de 1985, segundo a Bizz
O clássico álbum ao vivo "At Budokan" que não foi gravado no Budokan
Os dois discos do ELP que Carl Palmer disse que deveriam virar vasos
Queen: Bowie, Mercury e a história de Under Pressure
Os álbuns dos Beatles mais possuídos (e os mais cobiçados) pelos colecionadores de discos
Dave Grohl explica porque não toca clássicos do Nirvana ao vivo


Black Metal: os 11 melhores álbuns de todos os tempos
O Raul Seixas não era nada daquilo que ele falava, diz ex-parceiro musical
Andreas Kisser explica por que nunca rolará reunião do Sepultura
"A quantidade de drogas que eu estava usando teria matado um rinoceronte" diz Deen Castronovo
Iron Maiden: a fotografia de "The Final Frontier"
O álbum do Iron Maiden que Bruce Dickinson não curte: "Parece um saco de bosta"



