RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

Mike Portnoy relembra seu projeto com John Sykes, que não viu a luz do dia

O vídeo do Guns N' Roses que é o preferido de Donald Trump, apesar de Axl não gostar disso

John Sykes quase se tornou guitarrista de Ozzy Osbourne

Ace Frehley proibiu abraços e apertos de mão em aparição pública semana passada

Revista Veja diz que Bruce Dickinson teve "desempenho frustrante" em torneio de esgrima

John Sykes, ex-guitarrista do Whitesnake e Thin Lizzy, morre aos 65 anos

O megahit de amor de Paul McCartney que foi acusado de apropriação cultural

O riff que David Bowie ganhou de Jimmy Page e usou em duas músicas diferentes

O show solo que Ian Gillan fez pelado, vestindo só uma capa de chuva transparente

Para David Ellefson, retorno do Megadeth tem "muito a ver" com crenças religiosas de Mustaine

A música tocante que Warrel Dane escreveu para seu irmão, que nunca a ouviu

Bruce Dickinson compete em circuito europeu de esgrima para veteranos

O encarte de disco que foi fundamental para a criação de um dos maiores hits do Rock brasileiro

O astro da música que mora em mansão nababesca e gosta de exibir riqueza

Membro do Beach Boys é processado por não autografar merchandising


Bangers Open Air

Soulspell: Finalmente lançado o DVD, um marco na história do Metal brasileiro

Resenha - X Years of Soul - Soulspell

Por Carlos Garcia
Postado em 15 de fevereiro de 2020

Nota: 10 starstarstarstarstarstarstarstarstarstar

Temos que voltar um pouco no tempo, lá em 2005, para contar o início desta história, que começou, como todo projeto, a partir de uma ideia ou sonho. Algo que parecia inviável, Heleno Vale realizou: a concepção de uma Metal Opera brasileira, nos moldes das bem sucedidas Avantasia e Ayreon.

Soulspell - Mais Novidades

Lembrando aquela famosa frase, não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Contra todas as adversidades, sejam geográficas, sociais ou econômicas, com muito suor e sangue o projeto lançou seu primeiro álbum, "Act I: Legacy of Honor", em 2008, contando com vários vocalistas da cena brasileira, alguns nomes já experientes, outros, jovens revelações, algo inclusive que se tornou uma bandeira do projeto: revelar e dar oportunidade a jovens talentos, organizando-se até um concurso para tal.

Depois da estreia, mais três trabalhos se seguiram, e além dos novos talentos e dos nomes de peso da cena brasileira, convidados internacionais começaram a aparecer nos álbuns seguintes. O Soulspell também conseguiu reunir vários desses vocalistas para shows pelo Brasil, levando o espetáculo musical e teatral para diversos estados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Mas, Heleno sentia que precisava ainda realizar mais, que o projeto merecia um registro ao vivo oficial, reunindo o máximo possível de convidados, em novamente algo inédito aqui em terras brasileiras, então, voltando a novamente àquela frase, ele foi lá e fez!

O Show foi gravado em um teatro, o Adélia Lorenzetti, em Lençóis Paulista (SP), em 08/07/2018, e agora "X Years of Soul" está finalizado e logo o público que não adquiriu na pré-venda, também poderá ter em mãos em breve este registro único e histórico.

E novamente o Soulspell inova, lançando o registro em um lindo pacote, que traz o show em um pen-drive estilizado em forma de moeda, podendo oferecer assim o material em um formato no qual o público poderá desfrutar de toda a qualidade de som e imagem em Full HD.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Foram reunidos mais de 30 artistas, mais de 20 vozes se revezando! Cantores que gravaram os álbuns originais, alguns experientes na cena nacional, como Leandro Caçoilo, Dan Rubin, Alex Voorhees e Mario Pastore.

Os jovens talentos revelados pelo projeto também mostram sua evolução e crescimento, como Lucas Martins, Gui Antonioli e Jefferson Albert, além de Daísa Munhoz, vocalista principal do projeto e uma das maiores vozes do Metal brasileiro.

Os nomes de reconhecimento mundial, como Fabio Lione e Andre Matos (o show foi a última aparição de Andre em um DVD oficial), abrilhantam ainda mais o cast de vocalistas, que foi apoiado ainda por um coral com cinco vozes.

Quem acompanha o Soulspell sabe que os envolvidos sempre trabalharam duro, colocando o melhor de si, e contra todas as dificuldades e riscos que o investimento representa, não foram medidos esforços para que um material fantástico fosse entregue. A qualidade de imagens e som está excelente, e as performances dos músicos idem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Podemos sentir que eles realmente se envolveram de coração e mente nas interpretações e execuções. O cast todo teve um ensaio no dia do evento, mas o talento, experiência e a alma que foi colocada na hora do espetáculo, contribuíram para um excelente resultado.

Temos performances praticamente irrepreensíveis, onde, segundo o próprio Heleno, somente alguns trechos em que o microfone "estourou" e o áudio não ficou satisfatório, é que foi preciso alguma correção em estúdio, ou seja, o que está sendo visto e ouvindo é quase 100% do que foi executado no dia, o mais íntegro e real possível.

O Show traz canções de destaque dos trabalhos do Soulspell, selecionadas minuciosamente, as quais são apresentadas não seguindo a ordem cronológica da história, mas contendo explicações breves sobre cada, e realmente isso não prejudica em nada a apresentação. Para quem está tendo contato com o conceito pela primeira vez, e queira entender toda a história, vai encontrar no site oficial tudo o que precisa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A ordem em que foram dispostas as canções funcionou muito bem, trazendo um espetáculo bem balanceado, intercalando momentos de mais intensidade, peso e velocidade, com outros mais emocionais e melodiosos. Além do som excelente, a produção de palco contou com um ótimo trabalho de luzes, dando ênfase realmente ao som e às performances, e sem muitos efeitos mirabolantes.

Ao ver o set-list, percebemos quanto música de qualidade o Souslpell criou, e claro, com tantas canções memoráveis, alguém vai sempre sentir falta de alguma, pessoalmente, a que mais senti a ausência foi de "To Crawl or To Fly".

São 20 canções e mais a intro, em cerca de 2 horas de show, e fica difícil apontar destaques, mas separei alguns momentos em que mais vibrei e até me emocionei.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Após a intro com o "joker" apresentando o espetáculo, a abertura é com "The Labyrinth of Truth", faixa título daquele que para muitos é o melhor trabalho da banda. Um início perfeito! Que já nos prende de imediato, nos fazendo mergulhar na atmosfera mágica do show.

Um desses momentos de maior destaque, é justamente na única "cover", "Espelho Vazio", trecho do tributo em português que a banda fez de "Theory of Everything", do Ayreon (uma de suas maores inspirações). Emocionante dueto de Daísa Munhoz e Manu Saggioro.

Logo depois da calmaria temos "Dungeons and Dragons", que coloca fogo no palco em grandes "duelos" vocais, e logo em seguida, outro momento mágico, com a belíssima balada "Adrift", com Daísa encantando a todos, com o dueto original ao lado de Lucas Martins. Uma chuva de papel picado completa a magia do momento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Outros momentos de maior destaque são com mais dois temas do "The Labyrinth of Truth", "Dark Prince's Dawn", e seus diversos climas, e a incrível "Amon's Fountain", ambas com vários dos vocalistas participando, destacando Mario Pastore, Daísa e o coral de vozes.

"Father and Son", a melhor canção do mais recente trabalho de estúdio, com suas belas e marcantes melodias; e ainda "A Little to Far", do primeiro álbum e obrigatória nos shows, e "A Secret Compartment", também do "Labyrinth", que fecha de forma explosiva o espetáculo.

Mas o grande momento vem com a apresentação de Andre Matos em "Time to Set You Free/The Second Big Bang", ao lado de Fabio Lione, já era algo especial, pois uniu dois grandes vocalistas do Metal mundial, pela primeira vez lado a lado no palco, e agora, a emoção é em dobro, pois vem aquela tristeza por termos perdido prematuramente um talento como Andre (falecido em 08/06/2019).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Nesse trecho, além de fazer um pronunciamento sobre o evento e o trabalho do Soulspell, ele participa de uma homenagem à Mário Linhares (Dark Avenger, e que também participou de um álbum e tour com o Soulspell), e dedicam a música que leva o nome do projeto, "Soulspell". Linhares também faleceu prematuramente em dezembro de 2017. Então, diante de tantos momentos especiais no show, este talvez seja o de maior emoção.

Além dos show, o material traz um belo encarte, com muitas fotos do evento e ainda extras com o making-off e bastidores, em imagens muitos especiais, que farão você se sentir ainda mais dentro de todo o processo.

Um registro histórico, que vai ser lembrado como um marco na história do Heavy Metal brasileiro. Um material com muita qualidade, em uma apresentação em que os artistas colocaram a alma e coração. ATENÇÃO, altas cargas de emoção e musicalidade. Adquira já!

[an error occurred while processing this directive]

Track-List
The Gathering (with the joker)
The Labyrinth of Truth
The End You'll Only Know at the End
Troy
Anymore
Espelho Vazio (Ayreon)
Dungeons And Dragons
Adrift
Forest of Incantus
Dark Princess Dawn
Joker's Disgrade and Into the Arc of Time
Amon's Fountain
Father and Son
Horu's Eye
Age of Silence
A Little Too Far
Eternal Skies
Milvian Bridge
Time to Set You Free/The Second Big Bang
Soulspell
A Secret Compartment

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Stamp


publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Andre Magalhaes de Araujo | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Geraldo Fonseca | Geraldo Magela Fernandes | Gustavo Anunciação Lenza | Herderson Nascimento da Silva | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Luis Jose Geraldes | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo Vicente Pimenta | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Carlos Garcia

Antes de tudo sou um colecionador, que começou a cair de cabeça no Metal e Classic Rock quando o Kiss esteve no Brasil em 1983, a partir daí não parei mais. Criei fanzines, como o Zine Barulho, além de colaborar com outros zines e depois web zines e sites, como os saudosos Metal Attack e All the Bangers. Atualmente sou um dos editores e redator do Road to Metal. O melhor de tudo são as amizades que fazemos, além do contato e até amizade com alguns de nossos heróis.
Mais matérias de Carlos Garcia.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS