Ignited: representando a nova geração do Heavy Metal nacional
Resenha - Steelbound - Ignited
Por Alexandre Veronesi
Postado em 12 de janeiro de 2020
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Atenção, headbangers! Tem banda nova para ficar de olho! Estou falando do IGNITED, grupo de Heavy Metal oriundo de Balneário Camburiú, no estado de Santa Catarina, e fundado no ainda recente ano de 2017.

Mesmo com pouco tempo de estrada, o quarteto formado por Denis Lima (vocais), Dalton Castro (guitarra), Sama Benedet (baixo) e Maurício Velasco (bateria) realizou um trabalho de gente grande em seu álbum de estréia, "Steelbound", lançado em 2019. Com uma sonoridade voltada ao Heavy tradicional "old school", na linha de Judas Priest, Saxon e similares, e por vezes com abordagem mais moderna, a banda traz em suas letras temas cotidianos e experiências ordinárias de vida, muitas vezes introduzidas de forma alegórica e/ou metafórica.
Entre as 10 faixas que compõem o registro, destacam-se as poderosas "Ignition" e "Pain", que abrem o trabalho com os dois pés na porta; "Steelbound", a imponente faixa-título; "Call Me To Run", cadenciada e forte; "Roaring Gears, rápida e com vocais altíssimos; além da derradeira "Rotting", som em midtempo com empolgantes riffs e linhas de voz, que me lembrou um pouco "Running In The Dust", dos alemães do Primal Fear.
O ponto fraco fica por conta da semi-balada "Times", pouco interessante e que acaba destoando quase que completamente do restante do material. É importante ressaltar que não sou contra este tipo de canção em discos de Heavy Metal, muito pelo contrário, mas acredito que tenha faltado um pouco de esmero nesta composição em específico. A canção "Shining Void", vale citar, segue um conceito musical similar, porém é mais interessante e substancial.
As duas músicas ainda não citadas, "Living In The Dark" e "Ground Pounding", são apenas ok, em pouco acrescentam, mas de forma alguma comprometem o resultado final.
Em suma, trata-se de um bom "debut album", acima da média, de uma banda que ainda carece de certo amadurecimento (especialmente na parte melódica e em dosagem de agressividade), ao mesmo tempo que mostra, já neste início de trajetória, ter um enorme potencial. É um diamante bruto a ser lapidado, vale à pena conferir.
TRACKLIST
01. Ignition
02. Pain
03. Steelbound
04. Living In The Dark
05. Call Me To Run
06. Times
07. Ground Pounding
08. Shining Void
09. Roaring Gears
10. Rotting
LINE-UP
Denis Lima - vocal
Dalton Castro - guitarra
Sama Benedet - baixo
Maurício Velasco - bateria
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ian Hill anuncia a aposentadoria e Davey Rimmer assume o baixo no Judas Priest
O trabalho do Metallica que James Hetfield admite que não funciona bem ao vivo
Registro perdido do Black Sabbath de 1970 reaparece com versão impressionante de clássico
Do início caótico ao último álbum, a discografia do Megadeth comentada por Mateus Ribeiro
O músico que mudou o som do Scorpions; "vamos tornar essa porra pesada novamente"
5 prisões de astros do rock que tiveram consequências muito além da cadeia
Tobias Forge (Ghost) reativa sua banda de death metal, Repugnant
A melhor música de glam rock de cada ano dos anos 1970, segundo a Loudwire
Acidente de trânsito influenciou a criação de "Human", clássico do Death
Nos 40 anos de "Reign in Blood" (Slayer), Dave Lombardo celebra o álbum
12 bandas de rock que contam com apenas um membro original na formação
A música com andamento esquisito do Pink Floyd que todo mundo conhece
A banda em que Matt Sorum mais gostou de tocar (não foi o Guns N' Roses)
As 5 melhores músicas do AC/DC com Bon Scott, segundo Gastão Moreira
A música do AC/DC que ensinou Kurt Cobain o suficiente para começar a compor
A surpreendente opinião de Roger do Ultraje a Rigor sobre Chico, Caetano e Gil
As capas de Iron Maiden e Nevermore que foram feitas pela mesma pessoa e são semelhantes
Metallica emplaca dois discos na lista dos 500 maiores álbuns de todos os tempos da Rolling Stone



Carach Angren - Sete histórias para um inferno
Paura mira em velhos problemas humanos e entrega muito metalcore em "Primitive Chaos"
Flotsam and Jetsam entrega fúria e maturação em "Rats in the Temple"
Pride Of Lions Mantém a Tradição do AOR Clássico em "Unbridled"
Quase vinte anos do seu lançamento, "Over The Under" ainda soa vigoroso
Use sua ilusão: o pseudo disco perfeito do Guns N' Roses
30 anos de "A Tempestade" - o álbum que se tornou a despedida de Renato Russo
Os 40 anos de "Reign in Blood", obra-prima do Slayer e um dos maiores clássicos do thrash metal
Iron Maiden: Review do novo álbum publicado na revista Kerrang



