Black Bell Tone: mais um ótimo nome surge no Rio Grande do Sul
Resenha - Engenho Que Fabrica Opinião - Black Bell Tone
Por Victor de Andrade Lopes
Postado em 05 de janeiro de 2020
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O Rio Grande do Sul não cansa de nos brindar com ótimos nomes novos do rock nacional. Hoje, falaremos do Black Bell Tone, quarteto porto-alegrense que, com apenas dois anos de vida, já se meteu na empreitada de lançar um álbum de estreia com qualidade profissional.

Engenho Que Fabrica Opinião, título da obra, é um sinal claro o suficiente de que o disco abordará de forma crítica temas diversos. Depois de abrir já com uma de suas melhores, "Gravitacional", ele segue para o single "Amor, Ordem e Progresso", que questiona o lema da nossa bandeira de maneira bem fundamentada.
É que as palavras presentes na nossa flâmula vêm do lema positivista "Amor por princípio, Ordem por base e Progresso por fim", do autor francês Auguste Comte. Mas a primeira parte foi suprimida. O resultado, sugere a letra e o clipe, é que, em tempos de polarização política, esquecemos de respeitar o outro e focamos em destruir seus argumentos (quando existem).
O álbum todo não deixa de ser um questionamento e uma provocação a reflexões em geral. Músicas para se ouvir no mar ("Navegando e Cantando"), personificações do brasileiro médio ("Opinião Pública") e questões de relacionamento ("Violeta Violenta", "Terra e Pá de Aço") permeiam sua lista de faixas.
A banda até se arrisca em (bom) inglês na indie/alternativa "Monogame", na autêntica "All You Said Was Never True", na hard rock "Wolfpacks Bay" e no leve encerramento "It's All Right to Sense Again".
E é muito gratificante ver que os rapazes souberam criar uma instrumentação digna de carregar tais letras. Destaco principalmente o trabalho dos guitarristas Taba Kuntz (que também canta) e Nando Pontin. Na maioria das faixas, as guitarras efetivamente conversam, em vez de simplesmente se acompanharem num uníssono cru. Completam a formação Lucas Pontin (baixista) e Fernando Paulista (baterista).
Seja na já mencionada abertura, que invade nossos ouvidos com riffs tensos, ou na belíssima Navegando e Cantando, ou mesmo na estilosa "Opinião Pública", o quarteto tem muitos ases em suas mangas e merece constar nas listas de melhores lançamentos nacionais do ano.
Abaixo, o clipe de "Amor, Ordem e Progresso":
Track-list:
1. "Gravitacional"
2. "Amor, Ordem e Progresso"
3. "Navegando e Cantando"
4. "Opinião Pública"
5. "Não Conserve a Dor"
6. "Monogame"
7. "Violeta Violenta"
8. "All You Said Was Never True"
9. "Será Que Restou Alguém"
10. "Wolfpacks Bay"
11. 'Terra e Pá de Aço"
12. "It's All Right to Sense Again"
Fonte: Sinfonia de Ideias
http://bit.ly/blackbelltone
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Tony Iommi confirma que vai remixar um dos álbuns mais criticados do Black Sabbath
O melhor baterista de todos os tempos, segundo David Gilmour do Pink Floyd
Tobias Forge desabafa sobre pressão e não garante que o Ghost voltará
Angra celebra 30 anos de "Holy Land" com primeira edição do álbum em vinil
Os 20 piores discos da história do rock and roll, segundo a Classic Rock
11 bandas de metal que são carregadas nas costas por um único integrante
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
A queixa que Tony Iommi ouviu de Ozzy Osbourne na véspera da morte do cantor
A faixa do Guns N' Roses em que Axl Rose atingiu a nota mais alta de sua carreira
5 músicas de metal em que o baixo é mais legal do que a guitarra
A música do Pink Floyd que David Gilmour mais gostava de tocar ao vivo
Filho promete que cinebiografia de Ozzy Osbourne não será "esotérica"
O álbum de heavy metal preferido de Rob Halford, vocalista do Judas Priest
Os 10 melhores álbuns de death metal dos anos 1990 segundo o Metal Injection
5 clássicos do metal que escondem letras bem menos assustadoras do que o som
Fabio Lione revela característica que não curte nas vozes de Andre Matos e Tarja Turunen
O cantor que era tão bom que Ozzy Osbourne achou que ele estivesse dublando nos shows
Krist Novoselic, baixista do Nirvana, comenta o suicídio de Cobain

Kinetic Orbital Strike despeja treze bombas punk/crust destruidoras
Ürütaü - Trabalho de estreia, qualidade de veteranos
A Magia Ancestral do Green Lung: O Impacto Monumental de "Woodland Rites"
Resenha - Skylab VI - Cadê Meu… Álbum?
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman
Guns N' Roses: o último grande álbum de rock feito a mão



