Son Of A Witch: Mais progressivo e menos hermético
Resenha - Commanded By Cosmic Forces - Son Of A Witch
Por Ricardo Cunha
Postado em 15 de dezembro de 2019
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Banda surgida em meados de 2008 no Rio Grande do Norte¹, de forma altamente despretenciosa. Inicialmente fazendo um som instrumental, o grupo começou a adquirir cara de banda com a entrada de "King Lizzard" no vocal. Os ensaios foram evoluindo e som foi ficando redondo. Os caras partiram para os shows e a banda foi conquistando público de modo que o primeiro registro, um EP auto-intitulado, acabou sendo uma consequência natural. Entre as influências, é dispensável falar de Black Sabbath, citado como influência por 11 de 10 bandas que se definem como Stoner/Doom. Então, vale mencionar também, – e principalmente, – Pentagram, ST. Vitus, Kyuss, Cathedral, Down e Clutch.
O DISCO
Commanded By Cosmic Forces é um trabalho orientado para o doom metal, mas é possível identificar elementos de stoner, heavy metal e do rock psicodélico, que eu prefiro chamar de progressivo. Aqui é possível perceber o esforço da banda em criar algo atmosférico e dinâmico. Embora haja estrada a ser percorrida, fica claro que os músicos estão no caminho certo. Inclusive, uma das coisas mais legais sobre a banda é que demonstra saber o que quer e nesto reside a maturidade dos músicos. Liricamente, os caras conseguiram elaborar o conceito sem a obrigação de fazer um álbum conceitual. As composições falam de temas introspectivos e existenciais que dizem respeito à nossa situação individual em relação ao universo/cosmos. A produção é acima da média nacional e dá indícios de um trabalho feito sob direção artística.
O QUE TEM DE BOM
Apesar de extensas, as músicas têm variação, ou seja, têm uma dinâmica interna que nos faz querer descobrir o que o próximo segundo de audição pode revelar.
O QUE PODERIA SER MELHOR
A maioria das canções é longa (são 6 faixas distribuídas em 52mim), então, se você não é fã do estilo poderá incorrer no erro de passar a faixa ou de parar a audição antes de descobrir o que há de bom.
CONCLUSÃO
Como dito anteriormente, a principal característica da Son Of A Witch é saber o que quer e para onde vai. Daí está conseguindo expandir sua música para além das fronteiras do estilo. Neste disco a banda está assumindo uma postura mais progressiva e menos hermética. O que significa que tem aprendido a incorporar e mesclar elementos de outros domínios artísticos ao seu jeito próprio de fazer música. Commanded By Cosmic Forces é um disco com potencial de largo alcance no universo da música chapada.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do rock nacional cujo refrão é cantado onze vezes em quatro minutos
Dream Theater anuncia turnê que passará por 6 cidades no Brasil em 2026
O disco que Flea considera o maior de todos os tempos; "Tem tudo o que você pode querer"
Helloween fará show em São Paulo em setembro de 2026; confira valores dos ingressos
A banda de rock que deixava Brian May com inveja: "Ficávamos bastante irritados"
O guitarrista que Geddy Lee considera imbatível: "Houve algum som de guitarra melhor?"
A opinião de Ronnie James Dio sobre Bruce Dickinson e o Iron Maiden
Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire
Como e por que Dave Mustaine decidiu encerrar o Megadeth, segundo ele mesmo
Lemmy lembra shows ruins de Jimi Hendrix; "o pior tipo de coisa que você ouviria na vida"
O álbum que define o heavy metal, segundo Andreas Kisser
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
A maior banda, música, álbum e vocalista nacional e gringo de 1985, segundo a Bizz
O clássico álbum ao vivo "At Budokan" que não foi gravado no Budokan
Os dois discos do ELP que Carl Palmer disse que deveriam virar vasos
Queen: Bowie, Mercury e a história de Under Pressure
Os álbuns dos Beatles mais possuídos (e os mais cobiçados) pelos colecionadores de discos
Dave Grohl explica porque não toca clássicos do Nirvana ao vivo


"Fuck The System", último disco de inéditas do Exploited relançado no Brasil
Giant - A reafirmação grandiosa de um nome histórico do melodic rock
"Live And Electric", do veterano Diamond Head, é um discaço ao vivo
Slaves of Time - Um estoque de ideias insaturáveis.
Com seu segundo disco, The Damnnation vira nome referência do metal feminino nacional
"Rebirth", o maior sucesso da carreira do Angra, que será homenageado em show de reunião
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme



