Ratos de Porão: o primeiro disco de uma banda punk no Brasil
Resenha - Crucificados pelo Sistema - Ratos de Porão
Por Daniel Abreu
Postado em 04 de outubro de 2019
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Para quem conhece um pouco da história da música, o marco inicial do movimento punk foi na segunda metade dos anos setenta. Já em terras tupiniquins, muito antes da "era das redes antissociais", os primeiros discos de punk começaram a chegar no fim daquela década e no começo dos anos oitenta.
Ratos De Porão - Mais Novidades
Quando Johnny Rotten estava moldando o som do pós-punk com o PIL (Public Image Ltd.), uma molecada por aqui estava descobrindo a estreia da sua antiga banda, os Sex Pistols.
Existe uma discussão onde o movimento punk começou aqui no Brasil. Alguns dizem em Brasília, outros dizem na periferia de São Paulo. O único consenso é que o primeiro disco de uma banda punk foi lançado em 1984 pelo Ratos de Porão.
Este ano Crucificados pelo Sistema completa nada mais, nada menos do que 35 anos.
Formado em 1981, o Ratos entraria em estúdio na rua Augusta com João Gordo nos vocais, Jão na bateria, Jabá no baixo e Mingau na guitarra para gravar a estreia da banda. Um marco na história do punk mundial.
Com menos do que 20 minutos de pura agressividade juvenil e letras de um alto grau de realidade social brasileira, ele foi lançado pela Punk Rock Discos em uma época em que os engenheiros de som estavam acostumados a gravar MPB. Guitarra distorcida era algo de outro planeta.
Sim, o disco é tosco e mal gravado, porém isso também o faz uma obra de arte da música nacional. É uma marca de uma época.
Composto por 16 músicas, o Ratos já mostrava um dom para gravar músicas de contestação social e que continuam atuais. Como não olhar as ruas do centro de São Paulo e das grandes capitais e não se lembrar de "Pobreza" ("olhe a pobreza desse mundo desumano"). Ou o jeito violento que muitas vezes as forças policiais utilizam contra os cidadãos e não pensar no hino "Agressão/Repressão" ("é preciso mudar o sistema policial porque eles estão matando a pau gente inocente").
O som é claramente influenciado pelas bandas de fora. São quatro moleques tentando ser tão rápidos e agressivos quando o Minor Threat de Ian Mackaye. A guitarra suja é algo lindo de se ouvir!
A formação que gravou o Crucificados iria durar apenas esse disco. Com a saída de Mingau, Jão sairia dos fundos para assumir a guitarra e o Ratos iria seguir uma linha mais metal, crossover, nos próximos anos. Isso iria até gerar um estigma que dura até hoje, na minha opinião injusta, de traidores do movimento. Mas isso é papo para uma outra hora.
O que importa é que Crucificados pelo Sistema continua um disco incrível e que influenciou diversas bandas no Brasil e no mundo. Vale a pena dar uma olhada no DVD lançado em 2014 em que os quatro membros que gravaram essa tosqueira tocaram ele na íntegra no palco do Circo Voador no Rio de Janeiro. Como João Gordo disse: "Não morreu ninguém!"
Faixas:
Lado A
1. "Morrer"
2. "Caos"
3. "Guerra Desumana"
4. "Agressão/Repressão"
5. "Obrigado a Obedecer"
6. "Asas da Vingança"
7. "Que Vergonha!"
8. "Poluição Atômica"
Lado B
1. "Pobreza"
2. "F.M.I."
3. "Só Pensa em Matar"
4. "Sistema de Protesto"
5. "Não Me Importo"
6. "Periferia"
7. "Crucificados pelo Sistema"
8. "Corrupção"
Outras resenhas de Crucificados pelo Sistema - Ratos de Porão
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Use sua ilusão: o pseudo disco perfeito do Guns N' Roses
Quando o Pink Floyd ganhou 300 milhões de dólares ao ignorar ideia de Roger Waters
Os seis países onde o Iron Maiden fez apenas um show durante toda a carreira
A música gravada pelo Iron Maiden que foi uma "dor de cabeça" para Paul Di'Anno
10 discos de heavy metal lançados de 1970 a 1993 que são essenciais, segundo o CRH
O significado da palavra escrita igual em inglês e português que Fernanda Lira usou na Crypta
O álbum mais vendido da história e que nunca chegou ao primeiro lugar das paradas
O dia em que Brian May e Tony Iommi viram Eddie Van Halen brincar com uma guitarra
O clássico absoluto do Metallica cuja introdução foi inspirada em uma música do Venom
Quase vinte anos do seu lançamento, "Over The Under" ainda soa vigoroso
A música que acabou fazendo Lemmy levar um pé na bunda
O álbum do Bon Jovi que quase se chamou "Guns N' Roses"
30 anos de "A Tempestade" - o álbum que se tornou a despedida de Renato Russo
O álbum que Robert Plant acredita que ajudou a salvar o Led Zeppelin
Pastor que "inspirou" Iron Maiden, Genesis e Ozzy Osbourne morre aos 86 anos
Os 15 melhores álbuns de thrash metal de todos os tempos, segundo o RYM
David Bowie: conheça 60 fatos da vida do camaleão
A severa opinião de Paulo Ricardo sobre atual RPM com outro vocalista no cargo


Youtuber se pergunta: "Por que tantos músicos brasileiros odeiam o Iron Maiden?"
"Crucificados Pelo Sistema", disco icônico do punk nacional, é relançado com bônus
Por que João Gordo não é mais amigo de Max Cavalera, segundo vocalista do Ratos de Porão
João Gordo posta foto pesada em que aparece junto dos guitarristas do Slayer
Marcelo D2: "Via Ratos de Porão e Cólera mais como alternativa que Titãs e Barão"
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos



