Barril de Pólvora: Perfeito para os amantes do bom e velho Rock
Resenha - Barril de Pólvora - Barril de Pólvora
Por Ricardo Cunha
Postado em 22 de agosto de 2019
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O Rock e Metal são estilos que estão em constante transformação, temas líricos e musicais associados a diversos comportamentos e atitudes, formam cenas ao redor do mundo influenciadas pela vanguarda e conduzidas pela modernidade. A Barril De Pólvora encontrou espaço nesse meio e segue triunfante.
Formada em 2005, em Belo Horizonte/MG, por músicos experientes e inspirados na magia setentista e oitentista, a Barril De Pólvora é uma fonte inesgotável de riffs, solos e pegadas que tem origem no Blues, Rock e Metal, dando sequência à história da música pesada no Brasil.
Atualmente formada por Flávio Drager (vocais), Emerson Martins (guitarras), Saulo Santos (baixo) e Alexis Bomfim (bateria), a banda focou sua direção na cena brasileira e seguiu caminho, aperfeiçoando e agrupando ideias para o primeiro álbum que saiu em março de 2018, o autointitulado "Barril de Pólvora".
Além de registrar a estreia oficial da banda em estúdio, o CD contou com grandes nomes da "mesa de botões", como André Cabelo (Chakal) nas mixagens e masterização e o conceituado maestro Rodrigo Garcia na produção. O álbum "Barril de Pólvora" é o encontro do tradicional com o moderno graças à formação musical dos membros, que é baseada na velha escola e à qualidade técnica dos profissionais de estúdio, que salvou o grupo da comparação a nomes da crescente cena retrô.
Para promover o disco, a canção título se tornou videoclipe oficial dirigido por Sandro Guimarães, que deu vida à mensagem da música com roteiro de Vinícius de Souza. A seleção de imagens e dramatização representam um quadro de conflito, caos e revolta social de um país.
Não demorou até a banda se apresentar em programas de TV, rádios e web radios, dentro e fora de Belo Horizonte. A expressão fez o quarteto subir em palcos de muitos festivais, onde os fãs passaram a exigir novidades que vieram na forma do lyric video de "Muito Papel pra Pouca Solução", que contou novamente com Vinícius na edição e direção. Com letra satírica e de protesto, a canção denuncia a burocracia das repartições no Brasil.
No dia de lançamento do lyric video, chegou às bancas de jornais do país a Revista Roadie Crew ED # 237 com uma entrevista da Barril De Pólvora que, a essa altura, já conquistara o Brasil. Seu CD, que um mês antes foi resenhado na mesma revista, recebeu elogios que somaram a recomendações de outros veículos, como Roadie Metal, Heavy Metal Thunder, Metal na Lata, Whiplash etc. Ao final de 2018, listas de melhores do ano, desses e de demais apoiadores da cena como Cangaço Rádio Rock, Rock Vibrations e Rock on Stage, relacionaram o seu debut em suas indicações.
Com talento musical, carisma de palco e um álbum de Rock/Metal cantado em português, como há tempos não se fazia no Brasil, era evidente a perpetuação do som do "Barril" pelo país, até que seus riffs e melodias atravessaram fronteiras e chegaram a países vizinhos, onde suas músicas são tocadas por rádios sul-americanas. Os músicos passaram a ceder entrevistas a veículos do exterior, como o blog argentino El Aguante Al Metal: La Lucha Continua. Com força total, o grupo encara a cena metálica mostrando a todos que vale a pena fazer Rock e Metal tradicionais, numa era de avanços tecnológicos na música, onde o Rock’n’Roll se torna cada vez mais clássico e o Heavy Metal cada vez mais moderno.
O álbum auto intitulado traduz-se por um conjunto de canções que contempla todos os gostos dos adeptos aos estilo rock n’ roll. Blues, Rock, Heavy Metal e Hard Rock são exemplos de como a banda transita bem por esses domínios fazendo uma música elementar, mas muito cativante. Em suas letras a banda fala de todos os temas aos quais o bom e velho roqueiro está familiarizado. E, pra completar, os caras têm muito carisma. Para este que vos escreve, os destaques do disco são – em ordem de importância: O som do Trovão (faixa de abertura), Loucura, sonhos e delírios e Barril de Pólvora.
Outras resenhas de Barril de Pólvora - Barril de Pólvora
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Summer Breeze anuncia mais 33 atrações para a edição 2026
O disco que define o metal, na opinião de Ice-T
Angra - Rafael Bittencourt e Edu Falaschi selam a paz em encontro
O guitarrista brasileiro que recusou convite de Chris Cornell para integrar sua banda
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
Edu Falaschi comenta reconciliação com Rafael Bittencourt; "Gratidão eterna"
Quando Ian Anderson citou Yngwie Malmsteen como exemplo de como não se deve ser na vida
Por que Max Cavalera andar de limousine e Sepultura de van não incomodou Andreas Kisser
Em parceria com plataforma, Skid Row inicia procura mundial por seu novo vocalista
A melhor música de rock e metal nacional para cada ano de 1958 a 2025
O astro que James Hetfield responsabilizou pelo pior show da história do Metallica
"Look Outside Your Window", álbum "perdido" do Slipknot, será lançado em abril
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
O álbum execrado que você não pode ouvir mexendo no celular, segundo Regis Tadeu
O mico que Paulo Ricardo pagou no dia que dividiu o palco com seu ídolo Tom Jobim
O elemento do Kiss que fez Slash torcer o nariz para a banda; "nunca fez sentido para mim"
Fotos de Infância: Marilyn Manson


CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
O fim de uma era? Insanidade e fogo nos olhos no último disparo do Megadeth
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



