Barril de Pólvora: Perfeito para os amantes do bom e velho Rock
Resenha - Barril de Pólvora - Barril de Pólvora
Por Ricardo Cunha
Postado em 22 de agosto de 2019
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O Rock e Metal são estilos que estão em constante transformação, temas líricos e musicais associados a diversos comportamentos e atitudes, formam cenas ao redor do mundo influenciadas pela vanguarda e conduzidas pela modernidade. A Barril De Pólvora encontrou espaço nesse meio e segue triunfante.
Formada em 2005, em Belo Horizonte/MG, por músicos experientes e inspirados na magia setentista e oitentista, a Barril De Pólvora é uma fonte inesgotável de riffs, solos e pegadas que tem origem no Blues, Rock e Metal, dando sequência à história da música pesada no Brasil.
Atualmente formada por Flávio Drager (vocais), Emerson Martins (guitarras), Saulo Santos (baixo) e Alexis Bomfim (bateria), a banda focou sua direção na cena brasileira e seguiu caminho, aperfeiçoando e agrupando ideias para o primeiro álbum que saiu em março de 2018, o autointitulado "Barril de Pólvora".
Além de registrar a estreia oficial da banda em estúdio, o CD contou com grandes nomes da "mesa de botões", como André Cabelo (Chakal) nas mixagens e masterização e o conceituado maestro Rodrigo Garcia na produção. O álbum "Barril de Pólvora" é o encontro do tradicional com o moderno graças à formação musical dos membros, que é baseada na velha escola e à qualidade técnica dos profissionais de estúdio, que salvou o grupo da comparação a nomes da crescente cena retrô.
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Para promover o disco, a canção título se tornou videoclipe oficial dirigido por Sandro Guimarães, que deu vida à mensagem da música com roteiro de Vinícius de Souza. A seleção de imagens e dramatização representam um quadro de conflito, caos e revolta social de um país.
Não demorou até a banda se apresentar em programas de TV, rádios e web radios, dentro e fora de Belo Horizonte. A expressão fez o quarteto subir em palcos de muitos festivais, onde os fãs passaram a exigir novidades que vieram na forma do lyric video de "Muito Papel pra Pouca Solução", que contou novamente com Vinícius na edição e direção. Com letra satírica e de protesto, a canção denuncia a burocracia das repartições no Brasil.
No dia de lançamento do lyric video, chegou às bancas de jornais do país a Revista Roadie Crew ED # 237 com uma entrevista da Barril De Pólvora que, a essa altura, já conquistara o Brasil. Seu CD, que um mês antes foi resenhado na mesma revista, recebeu elogios que somaram a recomendações de outros veículos, como Roadie Metal, Heavy Metal Thunder, Metal na Lata, Whiplash etc. Ao final de 2018, listas de melhores do ano, desses e de demais apoiadores da cena como Cangaço Rádio Rock, Rock Vibrations e Rock on Stage, relacionaram o seu debut em suas indicações.
Com talento musical, carisma de palco e um álbum de Rock/Metal cantado em português, como há tempos não se fazia no Brasil, era evidente a perpetuação do som do "Barril" pelo país, até que seus riffs e melodias atravessaram fronteiras e chegaram a países vizinhos, onde suas músicas são tocadas por rádios sul-americanas. Os músicos passaram a ceder entrevistas a veículos do exterior, como o blog argentino El Aguante Al Metal: La Lucha Continua. Com força total, o grupo encara a cena metálica mostrando a todos que vale a pena fazer Rock e Metal tradicionais, numa era de avanços tecnológicos na música, onde o Rock’n’Roll se torna cada vez mais clássico e o Heavy Metal cada vez mais moderno.
O álbum auto intitulado traduz-se por um conjunto de canções que contempla todos os gostos dos adeptos aos estilo rock n’ roll. Blues, Rock, Heavy Metal e Hard Rock são exemplos de como a banda transita bem por esses domínios fazendo uma música elementar, mas muito cativante. Em suas letras a banda fala de todos os temas aos quais o bom e velho roqueiro está familiarizado. E, pra completar, os caras têm muito carisma. Para este que vos escreve, os destaques do disco são – em ordem de importância: O som do Trovão (faixa de abertura), Loucura, sonhos e delírios e Barril de Pólvora.
Outras resenhas de Barril de Pólvora - Barril de Pólvora
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O maior guitarrista da história para Bruce Springsteen; "um gigante para todos os tempos"
Como uma música de 23 minutos me fez viajar 500 km para ver uma das bandas da minha vida
Baterista do Megadeth ouve Raimundos pela primeira vez e toca "Eu Quero Ver o Oco"
Regis Tadeu revela por que Guns N' Roses tocou no Maranhão
Turnê sul-americana do Drowning Pool é cancelada por conta da baixa venda de ingressos
Motörhead anuncia relançamento expandido do álbum "Kiss of Death"
Derrick Green diz que Eloy Casagrande não avisou ao Sepultura sobre teste no Slipknot
Alirio Netto prestigia show do Dream Theater e tira fotos com integrantes da banda
A música que resume o que é o Red Hot Chili Peppers, de acordo com Flea
A banda de craques que Steven Tyler mais gostaria de ter integrado fora do Aerosmith
10 bandas de rock que já deveriam ter se aposentado, segundo o Guitars & Hearts
Dream Theater - uma noite carregada de técnica e sentimento em Porto Alegre
Ricardo Confessori compara Angra e Shaman: "A gente nunca tinha visto entrar dinheiro assim"
A redação de Kiko Loureiro que fez mãe chorar e escola achar que ele precisava de psicólogo
A dura carta do Mägo de Oz ao México após política fazer homenagem a Hernán Cortés
Regis Tadeu revela quem ele considera que foi um verdadeiro artista com A maiúsculo
A música rejeitada que originou a criação de uma das maiores bandas da história
A paródia de letra do Capital Inicial que Biquini Cavadão criou para declarar sua inveja

Biohazard fez a espera de treze anos valer a pena ao retornar com "Divided We Fall"
Stryper celebra o natal e suas quatro décadas com "The Greatest Gift of All"
Kreator - triunfo e lealdade inabalável ao Metal
"Eagles Over Hellfest" é um bom esquenta para o vindouro novo disco do colosso britânico Saxon
