Destra: Álbum Joe's Rhapsody é excelente, excelente...
Resenha - Joe's Rhapsody - Destra
Por José Sinésio Rorigues
Postado em 22 de agosto de 2019
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Eis aqui uma banda do cenário White Metal que soube ganhar meu respeito e admiração. Trata-se do DESTRA, antigo ÁQUILA, grupo brasileiro que executa um Metal Progressivo de primeira linha. Este álbum, de nome Joe´s Rhapsody, lançado em 2004, pode ser considerado um verdadeiro marco na carreira da banda, no Metal Cristão nacional e – até me arrisco a dizer – no Metal Progressivo nacional. Confesso que não gostei muito deste trabalho, na primeira vez que o ouvi. Mas hoje devo dizer que eu é que não estava, na época, preparado para tanta complexidade sonora. O negócio é excelente, complexo, inteligente, magistral, viciante, feito por músicos profissionais, tendo à frente um excelente vocalista que entende do que faz.
É um álbum conceitual, que conta a história de um homem que está na prisão, no corredor da morte, após cometer muitos crimes, e que encontra o arrependimento. Excelente temática, realmente uma banda inteligente, que tem algo a dizer. O encarte do álbum é em papel de qualidade superior (após anos, o meu ainda não perdeu o cheiro de novo) e todas as músicas são em inglês. Cada uma das 11 faixas é uma pequena parte da história apresentada ao longo do trabalho. Ideia excelente. Álbum excelente.
As músicas são todas de uma complexidade tal que pode ser necessário ouvi-las várias vezes para se aprender a apreciá-las como merecem. É o tal negócio: Heavy Metal não é para qualquer um, rapaz, como diria minha mãe. E o DESTRA não é formado por qualquer um. Posso dizer que todas as faixas deste trabalho exalam perfeição e complexidade. As letras das músicas são todas em inglês, mas a banda teve o cuidado (e respeito para com o fã brasileiro não-falante de inglês) de colocar a tradução de todas elas no encarte, em português. As músicas não são muito longas, o que é algo positivo, embora às vezes apareçam uns solos de guitarra, aqui e ali, que agradam sobretudo quem é da área da música. O vocal é técnico, mesmo em momentos de agressividade. As guitarras e o baixo são excelentemente manuseados, os teclados aparecem bem e a bateria soube desempenhar o seu papel. A produção musical ficou excelente. Há também a utilização de arranjos não usuais ao Metal, algo que divide opiniões, mas que eu, particularmente, aprecio. Assim, há viagens por momentos de Bossa Nova e Jazz. A faixa "Good Bye Blue Sky", a melhor, nos traz até algo de Baião tipicamente nordestino, experiência exitosa que remete ao que o ANGRA fez no excelente álbum Angels Cry. Penso que mais bandas brasileiras deveriam tentar este tipo de experimento musical: agregar sonoridade tipicamente brasileira ao Heavy Metal. Joe´s Rhapsody é um experimento complexo, excelente álbum, feito por músicos de verdade, direcionado a quem sabe apreciar música de qualidade.
Formação do DESTRA na época do álbum Joe´s Rhapsody:
*Rodrigo Grecco – vocal e guitarra acústica
*Ricardo Parronchi – vocal, baixo, guitarra acústica e bandolim
*Eduardo Parronchi – guitarra
*Maxsuel Rodrigo – teclados
*Fábio Fernandes – bateria, percussão
Track List do álbum Joe´s Rhapsody:
01 – The Dinner - Intro
02 – Cruel Jungle (part one)
03 – Family Album (part one and two)
04 – Julie
05 – Cruel Jungle (part two)
06 – My Little War (my big disgrace)
07 – Lost Bullet
08 – Goodbye Blue Sky
09 – Darkness Land
10 – Wisdom Calls (the preaching)
11 – One Last Pray
Bandas similares:
ART REBELLION, da Suécia;
RUSH, do Canadá;
PINK FLOYD, da Inglaterra;
AURTHOTIN, de Bangladesh;
EVERON, da Alemanha;
GRØDE, da Noruega;
LANA LANE, dos Estados Unidos;
ZARG, do Brasil;
TILES, dos Estados Unidos;
STAR ONE, da Holanda.
QUEENSRYCHE, dos Estados Unidos
Outras resenhas de Joe's Rhapsody - Destra
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Fabio Lione e Angra comunicam fim da parceria
Arch Enemy anuncia a saída da vocalista Alissa White-Gluz
Poucas horas após deixar o Arch Enemy, Alissa White-Gluz lança primeira música de seu álbum solo
O membro do Angra que contribuiu demais para reunião da formação "Rebirth"
As duas preocupações de Rafael Bittencourt com o anúncio do show da formação "Rebirth"
A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo Bono do U2
Mystic Festival terá cerca de 100 bandas em 4 dias de shows; confira os primeiros nomes
O cara que canta muito, mas Malcolm Young disse que jamais poderia entrar no AC/DC
Tobias Forge quer praticar mergulho para tornar uso de máscara no palco menos claustrofóbico
5 melhores momentos prog de bandas do hard rock oitentista, segundo o Loudwire
Músico toca clássico do Guns N' Roses para leões em zoológico e gera reação inesperada
"Melhor que os Beatles"; a banda que Jack Black e Dave Grohl colocam acima de todas
As duas únicas camisas de futebol permitidas nos shows do Oasis em São Paulo
Duff McKagan: Ele se arrepende de ter liberado a Duff Beer dos Simpsons
W.A.S.P.: a condição imposta por Blackie Lawless para entrada de Aquiles Priester
O hit dos Beatles que é amargo para Julian Lennon: "Lembrete sombrio do que meu pai fez"
"Ascension" mantém Paradise Lost como a maior e mais relevante banda de gothic/doom metal
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva



