Destra: Álbum Joe's Rhapsody é excelente, excelente...
Resenha - Joe's Rhapsody - Destra
Por José Sinésio Rorigues
Postado em 22 de agosto de 2019
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Eis aqui uma banda do cenário White Metal que soube ganhar meu respeito e admiração. Trata-se do DESTRA, antigo ÁQUILA, grupo brasileiro que executa um Metal Progressivo de primeira linha. Este álbum, de nome Joe´s Rhapsody, lançado em 2004, pode ser considerado um verdadeiro marco na carreira da banda, no Metal Cristão nacional e – até me arrisco a dizer – no Metal Progressivo nacional. Confesso que não gostei muito deste trabalho, na primeira vez que o ouvi. Mas hoje devo dizer que eu é que não estava, na época, preparado para tanta complexidade sonora. O negócio é excelente, complexo, inteligente, magistral, viciante, feito por músicos profissionais, tendo à frente um excelente vocalista que entende do que faz.
É um álbum conceitual, que conta a história de um homem que está na prisão, no corredor da morte, após cometer muitos crimes, e que encontra o arrependimento. Excelente temática, realmente uma banda inteligente, que tem algo a dizer. O encarte do álbum é em papel de qualidade superior (após anos, o meu ainda não perdeu o cheiro de novo) e todas as músicas são em inglês. Cada uma das 11 faixas é uma pequena parte da história apresentada ao longo do trabalho. Ideia excelente. Álbum excelente.
As músicas são todas de uma complexidade tal que pode ser necessário ouvi-las várias vezes para se aprender a apreciá-las como merecem. É o tal negócio: Heavy Metal não é para qualquer um, rapaz, como diria minha mãe. E o DESTRA não é formado por qualquer um. Posso dizer que todas as faixas deste trabalho exalam perfeição e complexidade. As letras das músicas são todas em inglês, mas a banda teve o cuidado (e respeito para com o fã brasileiro não-falante de inglês) de colocar a tradução de todas elas no encarte, em português. As músicas não são muito longas, o que é algo positivo, embora às vezes apareçam uns solos de guitarra, aqui e ali, que agradam sobretudo quem é da área da música. O vocal é técnico, mesmo em momentos de agressividade. As guitarras e o baixo são excelentemente manuseados, os teclados aparecem bem e a bateria soube desempenhar o seu papel. A produção musical ficou excelente. Há também a utilização de arranjos não usuais ao Metal, algo que divide opiniões, mas que eu, particularmente, aprecio. Assim, há viagens por momentos de Bossa Nova e Jazz. A faixa "Good Bye Blue Sky", a melhor, nos traz até algo de Baião tipicamente nordestino, experiência exitosa que remete ao que o ANGRA fez no excelente álbum Angels Cry. Penso que mais bandas brasileiras deveriam tentar este tipo de experimento musical: agregar sonoridade tipicamente brasileira ao Heavy Metal. Joe´s Rhapsody é um experimento complexo, excelente álbum, feito por músicos de verdade, direcionado a quem sabe apreciar música de qualidade.
Formação do DESTRA na época do álbum Joe´s Rhapsody:
*Rodrigo Grecco – vocal e guitarra acústica
*Ricardo Parronchi – vocal, baixo, guitarra acústica e bandolim
*Eduardo Parronchi – guitarra
*Maxsuel Rodrigo – teclados
*Fábio Fernandes – bateria, percussão
Track List do álbum Joe´s Rhapsody:
01 – The Dinner - Intro
02 – Cruel Jungle (part one)
03 – Family Album (part one and two)
04 – Julie
05 – Cruel Jungle (part two)
06 – My Little War (my big disgrace)
07 – Lost Bullet
08 – Goodbye Blue Sky
09 – Darkness Land
10 – Wisdom Calls (the preaching)
11 – One Last Pray
Bandas similares:
ART REBELLION, da Suécia;
RUSH, do Canadá;
PINK FLOYD, da Inglaterra;
AURTHOTIN, de Bangladesh;
EVERON, da Alemanha;
GRØDE, da Noruega;
LANA LANE, dos Estados Unidos;
ZARG, do Brasil;
TILES, dos Estados Unidos;
STAR ONE, da Holanda.
QUEENSRYCHE, dos Estados Unidos
Outras resenhas de Joe's Rhapsody - Destra
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
A sincera opinião de Pitty sobre Guns N' Roses, System of a Down e Evanescence
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
Os 5 álbuns de rock que todo mundo deve ouvir pelo menos uma vez, segundo Lobão
Para Geezer Butler, "13" não foi um álbum genuíno do Black Sabbath
Peter Criss não escreveu "Beth" e bateria não é instrumento musical, diz Gene Simmons
"Até quando esse cara vai aguentar?" O veterano que até hoje impressiona James Hetfield
A melhor música de heavy metal de cada ano da década de 1980, segundo a Loudwire
O ícone do heavy metal que foi traficante e andava armado no início da carreira
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Joe Perry do Aerosmith
Rob Halford, o Metal God, celebra 40 anos de sobriedade
O disco de thrash metal gravado por banda brasileira que mexeu com a cabeça de Regis Tadeu
Steve Harris revela qual música gostaria de resgatar para os shows do Iron Maiden
Fã de treinos de perna, Nita Strauss fala sobre sua dificuldade com a barra fixa
A banda que era "maior do que Jimi Hendrix" para Ritchie Blackmore, e que hoje poucos conhecem
O rockstar com quem, de acordo com Slash, "é impossível de se trabalhar"
A banda de rock nacional favorita do icônico produtor musical Nelson Motta
O disco dos anos 2010 que acumula quase 10 bilhões de plays no Spotify

Edguy - O Retorno de "Rocket Ride" e a "The Singles" questionam - fim da linha ou fim da pausa?
Com muito peso e groove, Malevolence estreia no Brasil com seu novo disco
Coldplay: Eles já não são uma banda de rock há muito tempo



