Destra: Álbum Joe's Rhapsody é excelente, excelente...
Resenha - Joe's Rhapsody - Destra
Por José Sinésio Rorigues
Postado em 22 de agosto de 2019
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Eis aqui uma banda do cenário White Metal que soube ganhar meu respeito e admiração. Trata-se do DESTRA, antigo ÁQUILA, grupo brasileiro que executa um Metal Progressivo de primeira linha. Este álbum, de nome Joe´s Rhapsody, lançado em 2004, pode ser considerado um verdadeiro marco na carreira da banda, no Metal Cristão nacional e – até me arrisco a dizer – no Metal Progressivo nacional. Confesso que não gostei muito deste trabalho, na primeira vez que o ouvi. Mas hoje devo dizer que eu é que não estava, na época, preparado para tanta complexidade sonora. O negócio é excelente, complexo, inteligente, magistral, viciante, feito por músicos profissionais, tendo à frente um excelente vocalista que entende do que faz.
É um álbum conceitual, que conta a história de um homem que está na prisão, no corredor da morte, após cometer muitos crimes, e que encontra o arrependimento. Excelente temática, realmente uma banda inteligente, que tem algo a dizer. O encarte do álbum é em papel de qualidade superior (após anos, o meu ainda não perdeu o cheiro de novo) e todas as músicas são em inglês. Cada uma das 11 faixas é uma pequena parte da história apresentada ao longo do trabalho. Ideia excelente. Álbum excelente.
As músicas são todas de uma complexidade tal que pode ser necessário ouvi-las várias vezes para se aprender a apreciá-las como merecem. É o tal negócio: Heavy Metal não é para qualquer um, rapaz, como diria minha mãe. E o DESTRA não é formado por qualquer um. Posso dizer que todas as faixas deste trabalho exalam perfeição e complexidade. As letras das músicas são todas em inglês, mas a banda teve o cuidado (e respeito para com o fã brasileiro não-falante de inglês) de colocar a tradução de todas elas no encarte, em português. As músicas não são muito longas, o que é algo positivo, embora às vezes apareçam uns solos de guitarra, aqui e ali, que agradam sobretudo quem é da área da música. O vocal é técnico, mesmo em momentos de agressividade. As guitarras e o baixo são excelentemente manuseados, os teclados aparecem bem e a bateria soube desempenhar o seu papel. A produção musical ficou excelente. Há também a utilização de arranjos não usuais ao Metal, algo que divide opiniões, mas que eu, particularmente, aprecio. Assim, há viagens por momentos de Bossa Nova e Jazz. A faixa "Good Bye Blue Sky", a melhor, nos traz até algo de Baião tipicamente nordestino, experiência exitosa que remete ao que o ANGRA fez no excelente álbum Angels Cry. Penso que mais bandas brasileiras deveriam tentar este tipo de experimento musical: agregar sonoridade tipicamente brasileira ao Heavy Metal. Joe´s Rhapsody é um experimento complexo, excelente álbum, feito por músicos de verdade, direcionado a quem sabe apreciar música de qualidade.
Formação do DESTRA na época do álbum Joe´s Rhapsody:
*Rodrigo Grecco – vocal e guitarra acústica
*Ricardo Parronchi – vocal, baixo, guitarra acústica e bandolim
*Eduardo Parronchi – guitarra
*Maxsuel Rodrigo – teclados
*Fábio Fernandes – bateria, percussão
Track List do álbum Joe´s Rhapsody:
01 – The Dinner - Intro
02 – Cruel Jungle (part one)
03 – Family Album (part one and two)
04 – Julie
05 – Cruel Jungle (part two)
06 – My Little War (my big disgrace)
07 – Lost Bullet
08 – Goodbye Blue Sky
09 – Darkness Land
10 – Wisdom Calls (the preaching)
11 – One Last Pray
Bandas similares:
ART REBELLION, da Suécia;
RUSH, do Canadá;
PINK FLOYD, da Inglaterra;
AURTHOTIN, de Bangladesh;
EVERON, da Alemanha;
GRØDE, da Noruega;
LANA LANE, dos Estados Unidos;
ZARG, do Brasil;
TILES, dos Estados Unidos;
STAR ONE, da Holanda.
QUEENSRYCHE, dos Estados Unidos
Outras resenhas de Joe's Rhapsody - Destra
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Geddy Lee não é fã de metal, mas adora uma banda do gênero; "me lembram o Rush"
Fabio Lione rompe silêncio e fala pela primeira vez sobre motivos da sua saída do Angra
O hit do Van Halen que Eddie se recusou a regravar mesmo com erros técnicos na guitarra
Bruce Dickinson já questionou a posição de Steve Harris no Iron Maiden
Como EP de apenas três músicas mudou o rumo do rock dos anos 2000, segundo a Louder
O guitarrista que BB King disse ser melhor que Hendrix; "toca melhor do que qualquer um"
Helloween coloca Porto Alegre na rota da turnê de 40 anos; show antecede data de SP
Shawn "Clown" Crahan fala sobre o próximo álbum do Slipknot: pausa agora, criação em andamento
Como uma canção "profética", impossível de cantar e evitada no rádio, passou de 1 bilhão
Jimmy Page celebra 25 anos de show do Iron Maiden no Rock in Rio III
Com problemas de saúde, Mick Box se afasta das atividades do Uriah Heep
Guitarrista resume a era de ouro do death metal dos anos 90 em tributo relâmpago
Dave Mustaine diz que integrantes reagiram bem ao anúncio do fim do Megadeth
Dark Tranquillity - show extremamente técnico e homenagem a Tomas Lindberg marcam retorno
"Está gravado, só falta mixar", diz Myles Kennedy sobre o novo álbum de Slash
O dia que Raul Seixas e Wanderléa foram ao programa da Hebe Camargo celebrar amizade
Freddie Mercury: um relato detalhado sobre as suas últimas horas


Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
Com "Brotherhood", o FM escreveu um novo capítulo do AOR
Anguish Project mergulha no abismo do inconsciente com o técnico e visceral "Mischance Control"
Motorjesus pisa fundo no acelerador, engata a quinta e atropela tudo em "Streets Of Fire"
Metallica: em 1998, livrando a cara com um disco de covers
Whitesnake: Em 1989, o sobrenatural álbum com Steve Vai



