Destra: Álbum Joe's Rhapsody é excelente, excelente...

Resenha - Joe's Rhapsody - Destra

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por José Sinésio Rorigues
Enviar correções  |  Ver Acessos

Nota: 9

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.

Eis aqui uma banda do cenário White Metal que soube ganhar meu respeito e admiração. Trata-se do DESTRA, antigo ÁQUILA, grupo brasileiro que executa um Metal Progressivo de primeira linha. Este álbum, de nome Joe's Rhapsody, lançado em 2004, pode ser considerado um verdadeiro marco na carreira da banda, no Metal Cristão nacional e - até me arrisco a dizer - no Metal Progressivo nacional. Confesso que não gostei muito deste trabalho, na primeira vez que o ouvi. Mas hoje devo dizer que eu é que não estava, na época, preparado para tanta complexidade sonora. O negócio é excelente, complexo, inteligente, magistral, viciante, feito por músicos profissionais, tendo à frente um excelente vocalista que entende do que faz.

Bullet For My Valentine: Baterista conta o inferno que é abrir para o Iron MaidenPolêmica: as músicas mais controversas da história do Rock

É um álbum conceitual, que conta a história de um homem que está na prisão, no corredor da morte, após cometer muitos crimes, e que encontra o arrependimento. Excelente temática, realmente uma banda inteligente, que tem algo a dizer. O encarte do álbum é em papel de qualidade superior (após anos, o meu ainda não perdeu o cheiro de novo) e todas as músicas são em inglês. Cada uma das 11 faixas é uma pequena parte da história apresentada ao longo do trabalho. Ideia excelente. Álbum excelente.

As músicas são todas de uma complexidade tal que pode ser necessário ouvi-las várias vezes para se aprender a apreciá-las como merecem. É o tal negócio: Heavy Metal não é para qualquer um, rapaz, como diria minha mãe. E o DESTRA não é formado por qualquer um. Posso dizer que todas as faixas deste trabalho exalam perfeição e complexidade. As letras das músicas são todas em inglês, mas a banda teve o cuidado (e respeito para com o fã brasileiro não-falante de inglês) de colocar a tradução de todas elas no encarte, em português. As músicas não são muito longas, o que é algo positivo, embora às vezes apareçam uns solos de guitarra, aqui e ali, que agradam sobretudo quem é da área da música. O vocal é técnico, mesmo em momentos de agressividade. As guitarras e o baixo são excelentemente manuseados, os teclados aparecem bem e a bateria soube desempenhar o seu papel. A produção musical ficou excelente. Há também a utilização de arranjos não usuais ao Metal, algo que divide opiniões, mas que eu, particularmente, aprecio. Assim, há viagens por momentos de Bossa Nova e Jazz. A faixa "Good Bye Blue Sky", a melhor, nos traz até algo de Baião tipicamente nordestino, experiência exitosa que remete ao que o ANGRA fez no excelente álbum Angels Cry. Penso que mais bandas brasileiras deveriam tentar este tipo de experimento musical: agregar sonoridade tipicamente brasileira ao Heavy Metal. Joe's Rhapsody é um experimento complexo, excelente álbum, feito por músicos de verdade, direcionado a quem sabe apreciar música de qualidade.

Formação do DESTRA na época do álbum Joe's Rhapsody:
*Rodrigo Grecco - vocal e guitarra acústica
*Ricardo Parronchi - vocal, baixo, guitarra acústica e bandolim
*Eduardo Parronchi - guitarra
*Maxsuel Rodrigo - teclados
*Fábio Fernandes - bateria, percussão

Track List do álbum Joe's Rhapsody:
01 - The Dinner - Intro
02 - Cruel Jungle (part one)
03 - Family Album (part one and two)
04 - Julie
05 - Cruel Jungle (part two)
06 - My Little War (my big disgrace)
07 - Lost Bullet
08 - Goodbye Blue Sky
09 - Darkness Land
10 - Wisdom Calls (the preaching)
11 - One Last Pray

Bandas similares:
ART REBELLION, da Suécia;
RUSH, do Canadá;
PINK FLOYD, da Inglaterra;
AURTHOTIN, de Bangladesh;
EVERON, da Alemanha;
GRØDE, da Noruega;
LANA LANE, dos Estados Unidos;
ZARG, do Brasil;
TILES, dos Estados Unidos;
STAR ONE, da Holanda.
QUEENSRYCHE, dos Estados Unidos


Outras resenhas de Joe's Rhapsody - Destra

Destra: Um trabalho que merece todo o respeito e atençãoResenha - Joe's Rhapsody - Destra




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Destra"


Bullet For My Valentine: Baterista conta o inferno que é abrir para o Iron MaidenBullet For My Valentine
Baterista conta o inferno que é abrir para o Iron Maiden

Polêmica: as músicas mais controversas da história do RockPolêmica
As músicas mais controversas da história do Rock

A importância da revista Playboy na vida de alguns rockstarsA importância da revista Playboy na vida de alguns rockstars
A importância da revista Playboy na vida de alguns rockstars

Censura: 53 nomes que você não pode dizer em uma rádioHeavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1980Fatos Desconhecidos: 5 personalidades que supostamente fizeram pacto com o diaboJames Hetfield: "fico deprimido quando não pego a guitarra"

Sobre José Sinésio Rorigues

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

adClio336|adClio336