Destra: Álbum Joe's Rhapsody é excelente, excelente...
Resenha - Joe's Rhapsody - Destra
Por José Sinésio Rorigues
Postado em 22 de agosto de 2019
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Eis aqui uma banda do cenário White Metal que soube ganhar meu respeito e admiração. Trata-se do DESTRA, antigo ÁQUILA, grupo brasileiro que executa um Metal Progressivo de primeira linha. Este álbum, de nome Joe´s Rhapsody, lançado em 2004, pode ser considerado um verdadeiro marco na carreira da banda, no Metal Cristão nacional e – até me arrisco a dizer – no Metal Progressivo nacional. Confesso que não gostei muito deste trabalho, na primeira vez que o ouvi. Mas hoje devo dizer que eu é que não estava, na época, preparado para tanta complexidade sonora. O negócio é excelente, complexo, inteligente, magistral, viciante, feito por músicos profissionais, tendo à frente um excelente vocalista que entende do que faz.
É um álbum conceitual, que conta a história de um homem que está na prisão, no corredor da morte, após cometer muitos crimes, e que encontra o arrependimento. Excelente temática, realmente uma banda inteligente, que tem algo a dizer. O encarte do álbum é em papel de qualidade superior (após anos, o meu ainda não perdeu o cheiro de novo) e todas as músicas são em inglês. Cada uma das 11 faixas é uma pequena parte da história apresentada ao longo do trabalho. Ideia excelente. Álbum excelente.
As músicas são todas de uma complexidade tal que pode ser necessário ouvi-las várias vezes para se aprender a apreciá-las como merecem. É o tal negócio: Heavy Metal não é para qualquer um, rapaz, como diria minha mãe. E o DESTRA não é formado por qualquer um. Posso dizer que todas as faixas deste trabalho exalam perfeição e complexidade. As letras das músicas são todas em inglês, mas a banda teve o cuidado (e respeito para com o fã brasileiro não-falante de inglês) de colocar a tradução de todas elas no encarte, em português. As músicas não são muito longas, o que é algo positivo, embora às vezes apareçam uns solos de guitarra, aqui e ali, que agradam sobretudo quem é da área da música. O vocal é técnico, mesmo em momentos de agressividade. As guitarras e o baixo são excelentemente manuseados, os teclados aparecem bem e a bateria soube desempenhar o seu papel. A produção musical ficou excelente. Há também a utilização de arranjos não usuais ao Metal, algo que divide opiniões, mas que eu, particularmente, aprecio. Assim, há viagens por momentos de Bossa Nova e Jazz. A faixa "Good Bye Blue Sky", a melhor, nos traz até algo de Baião tipicamente nordestino, experiência exitosa que remete ao que o ANGRA fez no excelente álbum Angels Cry. Penso que mais bandas brasileiras deveriam tentar este tipo de experimento musical: agregar sonoridade tipicamente brasileira ao Heavy Metal. Joe´s Rhapsody é um experimento complexo, excelente álbum, feito por músicos de verdade, direcionado a quem sabe apreciar música de qualidade.
Formação do DESTRA na época do álbum Joe´s Rhapsody:
*Rodrigo Grecco – vocal e guitarra acústica
*Ricardo Parronchi – vocal, baixo, guitarra acústica e bandolim
*Eduardo Parronchi – guitarra
*Maxsuel Rodrigo – teclados
*Fábio Fernandes – bateria, percussão
Track List do álbum Joe´s Rhapsody:
01 – The Dinner - Intro
02 – Cruel Jungle (part one)
03 – Family Album (part one and two)
04 – Julie
05 – Cruel Jungle (part two)
06 – My Little War (my big disgrace)
07 – Lost Bullet
08 – Goodbye Blue Sky
09 – Darkness Land
10 – Wisdom Calls (the preaching)
11 – One Last Pray
Bandas similares:
ART REBELLION, da Suécia;
RUSH, do Canadá;
PINK FLOYD, da Inglaterra;
AURTHOTIN, de Bangladesh;
EVERON, da Alemanha;
GRØDE, da Noruega;
LANA LANE, dos Estados Unidos;
ZARG, do Brasil;
TILES, dos Estados Unidos;
STAR ONE, da Holanda.
QUEENSRYCHE, dos Estados Unidos
Outras resenhas de Joe's Rhapsody - Destra
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ex-baterista do Black Sabbath considera Tony Iommi um dos músicos mais fáceis de lidar
O principal problema do novo documentário dos Raimundos, segundo Digão
Mortiis cita o Sarcófago entre as poucas referências do black metal no início dos anos 90
O megastar maior que o Pink Floyd cujo show David Gilmour achou apenas "mediano"
A insana rotina matinal de Lemmy revelada pelo baterista do The Clash
Quanto do Angra pertence a Felipe Andreoli, Rafael Bittencourt e Kiko Loureiro
A estrela de Hollywood que ajudou a transformar uma canção em clássico do Guns N' Roses
Skid Row anuncia versão remasterizada de coletânea, que será lançada em novembro
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
Qual banda do Big Four do thrash metal possui a discografia de estúdio mais extensa?
Joe Lynn Turner explica diferenças entre trabalhar com Ritchie Blackmore e Yngwie Malmsteen
Metallica contribuiu para a ascensão do grunge e do Nirvana, segundo Kirk Hammett
Os 10 covers mais tocados pelo Metallica ao vivo, segundo a Noise Creep
O álbum do Pink Floyd que fez Kate Bush pensar em desistir de escrever músicas
Justin Hawkins (The Darkness) considera história do Iron Maiden mais relevante que a do Oasis
Andreas diz que jeito que Eloy escolheu para comunicar saída do Sepultura foi "esquisito"
O maior disco de todos os tempos, na opinião de Geddy Lee, baixista e vocalista do Rush

Depois da ressurreição, Marilyn Manson declara vingança em novo álbum
Relevante como nunca, Totalitär retorna após vinte anos com EP furioso
Herman Frank - O motor barulhento, rápido e construído para rodar
Entre nostalgia, legado e recomeços, Beseech apresenta seu 7º álbum de estúdio
Veterano Sacrifice mostra que continua afiado como nunca no ótimo "Volume Six"
O álbum pesado e melancólico do Soilwork que ajudou a salvar a minha vida
Metallica: And Justice For All é um álbum injustiçado?



