Corporate Death: em 2008, uma pérola do death nacional brasileiro
Resenha - Terminate Existence - Corporate Death
Por Ricardo Seelig
Postado em 04 de agosto de 2019
"Terminate Existence", disco de estreia do Corporate Death, foi relançado recentemente pela Cianeto Discos e é uma ótima oportunidade para quem quer ter em sua coleção um dos grandes álbuns do death metal brasileiro. O disco foi lançado originalmente em 2008 e retorna com novo acabamento gráfico.
Na época a banda era formada por Flávio (vocal), Damien (guitarra e baixo) e Paulo (bateria). O CD traz nove faixas e apresenta um death metal vigoroso com constantes mudanças de dinâmica. A abordagem é técnica e agressiva, aspectos que ficam ainda mais evidentes pela ótima produção. O Corporate Death faz algo que gosto muito em bandas de death que é a alternância de andamentos, com passagens rápidas sendo interrompidas por trechos onde o grupo desacelera o ritmo. Essa característica deixa o som dos caras ainda mais pesado, com o recurso de luz e sombra conduzindo a explosões sonoras ora guiadas pela velocidade, ora pelo peso descomunal. Outro recurso está nos vocais dobrados, que dão ainda mais agressividade e acabaram se tornando uma receita bastante utilizada pelas bandas de metal extremo nos últimos anos.
É preciso evidenciar o quanto o trabalho de composição de "Terminate Existence" é certeiro. Fundada em 2001, a banda levou nove anos para lançar o seu primeiro álbum, e quando fez isso já possuía a casca que só a estrada e a experiência proporcionam. Isso fez com que as canções presentes aqui sejam exemplos de como o death metal pode ser efetivo. Muito bem feito, o trabalho do Corporate Death impressionou na época do lançamento original e segue soando atual mais de dez anos depois.
Entre as músicas destaque para a ótima abertura "Living Funeral", a carismática "Contagious Insanity", a excelente "Inherit", a grooventa "Fading Existence" e "Terminated Horizons".
Se você é fã de death metal, precisa ter esse CD em seu acervo. E se você curte nomes como Krisiun, Deicide, Malevolent Creation e até mesmo Behemoth, eis aqui algo que irá agradar em cheio os seus ouvidos.
Outras resenhas de Terminate Existence - Corporate Death
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Internautas protestam contra preços de ingressos para show do AC/DC no Brasil
Os três clássicos do Iron Maiden que foram "copiados" do Michael Schenker Group
Os três melhores guitarristas base de todos os tempos, segundo Dave Mustaine
Como James Hetfield, do Metallica, ajudou a mudar a história do Faith No More
A banda que não ficou gigante porque era "inglesa demais", segundo Regis Tadeu
A melhor banda de metal de todos os tempos, segundo Scott Ian do Anthrax
O álbum que rachou o Deep Purple: "O Jon gostou da ideia, mas o Ritchie não"
A única música do "Somewhere in Time" do Iron Maiden que não usa sintetizadores
Os dois solos que, para Ritchie Blackmore, inauguraram a "guitarra elétrica inglesa"
West Ham une forças ao Iron Maiden e lança camiseta comemorativa
Slash dá a sua versão para o que causou o "racha" entre ele e Axl Rose nos anos noventa
O "detalhe" da COP30 que fez Paul McCartney escrever carta criticando o evento no Brasil
Os 10 melhores álbuns do DSBM em uma lista para checar sua saúde mental
A maior lenda do rock de todos os tempos, segundo Geezer Butler do Black Sabbath


Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Em "Chosen", Glenn Hughes anota outro bom disco no currículo e dá aula de hard rock
Ànv (Eluveitie) - Entre a tradição celta e o metal moderno
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Soulfly: a chama ainda queima
Quando o Megadeth deixou o thrash metal de lado e assumiu um risco muito alto


