Overdose: Banda encontrou o seu som em Scars
Resenha - Scars - Overdose
Por Ricardo Cunha
Postado em 06 de julho de 2019
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Em Progress Of Decadence, o Overdose iniciou um experimento com a percussão tipicamente brasileira e descobriu uma vibração orgânica capaz de chamar a atenção dos gringos, mas a verdade é que a batida que eles introduziram no metal tinha/tem o poder de afetar não apenas aos estrangeiros, mas a todos indiscriminadamente. Eles provavelmente não imaginavam, mas esta sonoridade contribuiria muito para o estabelecimento de uma tendência que poucos anos a frente seria praticada por uma pá de bandas norte americanas e que, dos EUA, irradiaria para todo o globo sob a alcunha de Nu Metal.
A banda se aprofundou nas pesquisas dessa sonoridade percussivo-tribal e, em Scars, encontrou o seu som. Um som novo, que hoje é comumente chamado de "Groove Metal", termo que eu não gosto muito, mas que decidi adicioná-lo ao meu dicionário como um recurso didático.
Feitas as contextualizações, vamos falar do que mais interessa: música. Pois bem, ao apertar o play o que se ouve na intro The Front é uma sequência de batuques em camadas sobrepostas que provocam um efeito hipnótico e ela diz muito sobre a totalidade do álbum. Mais a frente, destacamos a fusão do Sitar (alaúde indiano) com o violão na música Last Words, que leva a um som ao mesmo tempo simples e cativante. Mas entre um ponto e outro ver-se que o grande diferencial de "Scars" é que é um disco marcado pelo uso intensivo de percussão e de riffs em staccato, que faz o chão tremer sob os pés. O álbum é repleto de uma música pesada e dinâmica sem paralelos quanto à época. [...] Também é interessante notar que, como uma banda brasileira, os caras acabam sempre usando suas letras para denunciar injustiças sociais, corrupção, preconceito e outros temas ligados à realidade do seu país. Embora, isso possa parecer clichê, a paixão nelas contida se apresenta para mim como algo extremamente sincero. Nesse sentido, meus destaques são: How to Pray, School e Postcard From Hell.
Produzido por Gauguin, Cláudio David e Sergio Cichovicz, Scars é um trabalho em que o sentimento de brasilidade está presente em cada momento e isto pode ser percebido não apenas pelo uso da percussão, mas também pela interpretação doada às músicas pelos artistas em seus respectivos instrumentos. Por fim, Scars acaba de ser relançado em formato digipack e trás como bônus, dois shows, o primeiro em Los Angeles (Whisky a Go-Go, 1996) e o segundo em BH (Praça do Papa, 1996).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Black Sabbath "atrapalhou" gravação de um dos maiores clássicos da história do rock
O álbum que melhor sintetiza a proposta sonora do AC/DC, segundo Angus Young
O melhor álbum da banda Death, segundo o Loudwire
Em documentário, Rodolfo Abrantes afirma que "o Raimundos era o Canisso"
O guitarrista que supera Eric Clapton, segundo Eddie Van Halen: "Mais suave e refinado"
Angra anuncia fim do hiato e turnê em celebração ao disco "Holy Land"
Aquiles Priester quebra silêncio e revela por que aceitou reunião com Angra
G1 coloca banda de rock entre piores do Lollapalooza 2026: "Engatou a segunda e ficou"
Ill Niño demite guitarrista que não chegou a fazer um show sequer com a banda
A lenda do sertanejo que gravou com Guns N' Roses e Alice in Chains - e engavetou o disco
Gary Holt comenta a participação de Peter Tägtgren em novo disco do Exodus
A opinião contundente de Canisso sobre reconciliação entre Rodolfo e Digão
O hit do Queen em que Brian May não viu potencial: "Interessante, mas ninguém vai comprar"
A exigente técnica de guitarra que até James Hetfield trapaceia, segundo Gary Holt
Paul Di'Anno diz que Iron Maiden ficou pretensioso demais na fase de "Killers"
Cinco músicas lançadas há mais de 50 anos que continuam fazendo sucesso
A música que estraga um álbum do Metallica que poderia ser superior ao "Master of Puppets"
O que a equipe do Iron Maiden consome quando vai a um pub?


5 álbuns que marcaram Cláudio David, do Overdose, incluindo a "bíblia do thrash metal"
Governador Romeu Zema oficializa o "Dia do Heavy Metal de Minas Gerais"
Iron Maiden: "The Book Of Souls" é uma obra sem precedentes



