RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas

imagemA banda que tentou escrever "a música mais estúpida" e acabou criando um hit dos anos 2000

imagemA música pesada do Pink Floyd que assustou o jovem Joey Jordison

imagemO dia que Renato Russo recusou convite de Cazuza para parceria musical e explicou motivo

imagemA música do The Who que Pete Townshend achou que seria o maior sucesso da história

imagemO hit do Jota Quest que pode ser considerado rock progressivo pelos padrões atuais

imagemMorre, aos 73 anos de idade, Ray Shulman, um dos fundadores do Gentle Giant

imagemLendas: Ozzy Osbourne parabeniza o aniversariante Angus Young e manda recado ao guitarrista

imagemA guitarra barata que mudou para sempre os rumos da vida de James Hetfield

imagemBrian May sobre Nuno Bettencourt: "Faz coisas que eu nunca poderia fazer"

imagemO episódio culinário bizarro que foi parar no tribunal e nomeou disco do Guns N' Roses

imagemO hit da Legião Urbana com pesadas críticas contra militares e inspirada em Tarot

imagemComo pagodeiros do Revelação ajudaram sem querer Pitty no início da carreira?

imagemDavid Gilmour elege cinco álbuns fundamentais da história do rock

imagemBotafogo, São Paulo e Coritiba embolsam milhões de reais com shows do Coldplay

imagemEx-baixista do Smashing Pumpkins sobre Billy Corgan: "Canta m*rda nenhuma"


Stamp

W.A.S.P.: a clássica estreia da banda norte-americana

Resenha - W.A.S.P. - W.A.S.P.

Por Ricardo Seelig
Postado em 03 de julho de 2019

Tendo no vocalista, baixista e guitarrista Blackie Lawless a sua figura principal, o quarteto W.A.S.P. (o significado da sigla varia entre White Anglo-Saxon Protestant ou We Are Sexual Perverts, dependendo da fonte consultada) é um dos nomes mais idolatrados do metal norte-americano. Ainda na ativa, a banda segue lançando álbuns. Porém, nenhum deles alcançou o status do seu disco de estreia.

Bruce Dickinson

Lançado em 17 de agosto de 1984, "W.A.S.P."", o álbum, apresentou a banda ao mundo. Na época, o grupo era formado por Lawless (vocal e baixo), Chris Holmes (guitarra), Randy Piper (guitarra) e Tony Richards (bateria). Blackie, Chris e Randy foram os responsáveis pela criação do W.A.S.P., que nasceu em Los Angeles em 1982. Produzido por Blackie Lawless e Mike Varney, o disco vendeu mais de 500 mil cópias nos Estados Unidos e chegou à posição 74 do Billboard 200, puxado principalmente pelo hit "I Wanna Be Somebody" e pela polêmica em torna da música "Animal (Fuck Like a Beast)".

Composta por Lawless, "Animal (Fuck Like a Beast)" seria inicialmente a faixa de abertura do primeiro álbum do W.A.S.P. e foi o primeiro single do grupo. O compacto com a faixa chegou às lojas em abril de 1984 pela Music for Nations. Em uma matéria publicada pela Kerrang! em 1997, Blackie revelou que a ideia nasceu ao ver uma foto de dois leões acasalando. Essa imagem foi transposta para a frase inicial da letra, que canta "I've got pictures of naked ladies, lying on their beds", evoluindo então para um relato sobre a performance sexual das meninas. O próprio Lawless, no entanto, mais tarde entraria em contradição ao comentar que a letra foi inspirada no apetite sexual de sua esposa na época. Enfim, o fato é que "Animal (Fuck Like a Beast)" foi banida depois que a banda assinou com a Capitol Records, que se recusou a incluir a música no primeiro disco do grupo. Décadas mais tarde, Blackie Lawless passou a não cantar mais a faixa ao vivo devido às suas crenças religiosas.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Mas o álbum é muito mais do que isso. A estreia do W.A.S.P. é um ótimo registro de um período e que o hard rock e o heavy metal andavam de mãos dadas, construindo uma sonoridade acessível e pesada que muitos críticos classificam como heavy rock ou hard ’n’ heavy. O fato é que suas músicas trazem um excelente trabalho de composição, surpreendente para uma banda com apenas dois anos de vida. O W.A.S.P. já nasceu maduro, e muito disso se deve à capacidade criativa e ao talento de Blackie Lawless.

Em 2018, o título foi relançado em CD no Brasil pela Hellion Records em uma edição que traz, além das dez músicas originais, mais três músicas bônus: "Animal (Fuck Like a Beast)", "Show No Mercy" e "Paint It Black". Ouvindo o play, fica claro o porque de o W.A.S.P. ser idolatrado até os dias de hoje. Muito além das histórias de bastidores, que alcançaram o seu mais icônico momento na entrevista de um Chris Holmes bêbado e chapado para o documentário "The Decline of Western Civilization Part II: The Metal Years", a banda foi uma das mais inventivas e competentes agremiações do hard rock ianque. E, ainda que a produção tenha deixado o disco um tanto datado (o que é absolutamente normal, afinal estamos falando de um álbum gravado há mais de trinta anos), o CD segue proporcionando uma ótima audição que só reafirma a importância do quarteto.

Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Aproveite o relançamento de W.A.S.P. no Brasil e encorpe a sua coleção com uma das estreias mais icônicas do metal oitentista.


Outras resenhas de W.A.S.P. - W.A.S.P.

Resenha - W.A.S.P. - W.A.S.P.

Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Siga e receba novidades do Whiplash.Net:

Novidades por WhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Summer Breeze B

W.A.S.P.: muito grande para as maiores gravadoras ignorarem

WASP: Por que eles não tocam mais "Animal (Fuck Like A Beast)"?

W.A.S.P.: Blackie Lawless não é profissional, diz músico do Beast In Black


publicidadeAdemir Barbosa Silva | Alexandre Faria Abelleira | André Silva Eleutério | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Daniel Rodrigo Landmann | Décio Demonti Rosa | Efrem Maranhao Filho | Euber Fagherazzi | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Filipe Matzembacher | Gabriel Fenili | Henrique Haag Ribacki | José Patrick de Souza | Julian H. D. Rodrigues | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Reginaldo Tozatti | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Vinicius Valter de Lemos | Wendel F. da Silva |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Ricardo Seelig

Ricardo Seelig é editor da Collectors Room - www.collectorsroom.com.br - e colabora com o Whiplash.Net desde 2004.
Mais matérias de Ricardo Seelig.