Overdose: Um dos melhores álbuns de metal do Brasil nos anos 90
Resenha - Circus Of Death - Overdose
Por Ricardo Cunha
Postado em 01 de julho de 2019
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Overdose é uma das mais antigas bandas de metal do Brasil e foi formada em BH/MG em meados do ano de 1983 por Baza (antes, Bozó) e Cláudio David. Em 1985, com uma formação estabilizada e pronta para gravar, atraiu o interesse de uma gravadora nova, a Cogumelo. Como eles ainda não tinham material suficiente para um álbum completo, decidiram rachá-lo com outra banda, o Sepultura. O Split LP Seculo XX/Bestial Devastation ligou as histórias das duas bandas para sempre e representa um marco na história do metal nacional. Todavia, enquanto o Sepultura estourou mundialmente, o Overdose conquistou reconhecimento mais nacional do que global.
Em toda a sua carreira, os álbuns do Overdose que obtiveram maior sucesso internacional foram Circus Of Death, de 1992 (sobre o qual falaremos); Progress Of Decadence, de 1993 e Scars, de 1995 (este, já lançado por uma gravadora estrangeira - a mesma que lançou Outcast, do Kreator).
Circus Of Death é um dos melhores álbuns de metal feitos no Brasil em todos os tempos. Aqui a fúria do Thrash Metal se alia a um nível de consistência e crueza poucas vezes visto entre as bandas consideradas underground. A banda deixou de lado as suas tendências "powermetal" e incorporou o Thrash como sua nova roupagem. Infelizmente, de acordo com relatos, a mudança de estilos entre um álbum e outro impediu a banda de firmar sua identidade de uma forma mais pessoal junto aos fãs, e a mudança que se daria no álbum seguinte seria ainda mais radical. Embora a banda já flertasse com o Thrash Metal em álbuns anteriores, é neste disco que assumiram uma postura que conciliava a perspectiva mais agressiva com a mais melódica. É neste disco que atingiram a um ponto que para muitos, seria o ideal. Nesse sentido, instrumentalmente, o disco é muito sólido. Nele, há composições fortes onde peso, fúria e melodia foram calibrados numa medida quase que perfeita. Arrisco dizer que teria sido um clássico de nível global se houvesse sido produzido por um "Flemming Rasmussen" da vida. No entanto, o que realmente importa é que as músicas conseguem deixar uma impressão na mente. Embora haja pormenores, certamente é um disco marcante para qualquer apreciador da música agressiva. Os destaques vão para The Zombie Factory, Proft, The Healer e Children Of War, que figura como uma faixa-bônus.
A formação que gravou este disco era composta por Pedro Alberto "Bozó" Amorim (vocal), Claudio David (guitarra), Sérgio Cichovicz (guitarra), Fernando Pazzini (baixo) e André Marcio (bateria).
Agora revisitado, Circus Of Death, virá remasterizado e realçado pelo reaproveitamento da arte original que, não sei porque, cargas d´água, foi substituída pela arte que você ver ao lado e que nada tem a ver com o espírito da obra em questão. A nova edição também conterá um DVD-bônus com dois shows da tour de divulgação, que provavelmente ocorreram entre os anos de 92 e 93, em Belo Horizonte e Brasília, respectivamente. O relançamento está previsto para até o final do primeiro semestre desse ano (2019), segundo press-release.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



11 bandas de metal que são carregadas nas costas por um único integrante
Nightwish tem novas músicas, mas só volta em 2028, afirma Tuomas Holopainen
Soundgarden fará show do intervalo na abertura da temporada 2026/27 da NFL
O álbum de heavy metal preferido de Rob Halford, vocalista do Judas Priest
A faixa do Guns N' Roses em que Axl Rose atingiu a nota mais alta de sua carreira
Loudwire lista os 35 melhores discos de metal de 1991 e inclui brasileiro
O lendário escritor brasileiro que não curte rock progressivo: "Chatérrima"
Paul McCartney elege os 3 maiores bateristas do rock de todos os tempos
Astros do rock prestam homenagem a Dolly Parton
As três melhores músicas do Megadeth segundo Dave Mustaine
Marty Friedman considera todos os álbuns do Garbage "fantásticos"
O álbum que foi um fracasso e um sucesso ao mesmo tempo, e pirou a cabeça de seu autor
McLaren batida em um muro pelo baterista do Pink Floyd é vendida por R$ 188 milhões
A melhor voz do pop de todos os tempos, segundo Keith Richards
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide

As 10 bandas geniais que o metal esqueceu e não valorizou, segundo youtuber
Os 10 momentos mais impactantes e fundamentais do metal nacional
A banda que era a "versão brasileira do Iron Maiden", segundo Max Cavalera
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman
Guns N' Roses: o último grande álbum de rock feito a mão


