O detalhe na letra que faz de "Vento no Litoral" uma música gay, segundo Renato Russo
Por Gustavo Maiato
Postado em 15 de junho de 2022
A música "Vento no Litoral" foi lançada pela Legião Urbana no álbum "V", que foi lançado em 1991. Em vídeo no seu canal no YouTube, Júlio Ettore explicou o motivo pelo qual Renato Russo diz que o clássico é uma música sobre um relacionamento gay.
Legião Urbana - Mais Novidades
Segundo Ettore, "Vento no Litoral" começou a ser trabalhada ainda na época do segundo disco da banda, chamado "Dois", e o assunto principal é uma desilusão amorosa.
"Essa música começou a ser trabalhada lá no tempo do segundo álbum. Muitas das músicas do ‘V’ foram trabalhadas em discos anteriores. O instrumental foi feito pelo Marcelo Bonfá e talvez pelo Renato Rocha, que disse que o arranjo foi feito no estúdio. Ele não está entre os compositores oficiais, porque assinou um termo em que renunciava todos os direitos autorais após sua saída da banda. O Renato Russo disse que essa música foi inspirada em um fato que aconteceu com ele, que foi uma desilusão amorosa. Aí ele disse que foi para a praia ver o mar, pensar e refletir. O Renato disse que entendeu que isso de ir para a praia e pensar em alguém especial é algo que as pessoas fazem", explicou.
Em seguida, o youtuber comentou a lição que vem da biologia e explica o motivo pelo qual a música pode ser entendida como falando sobre o público gay.
"Em um verso, o Renato deixa claro que está falando de uma relação homoafetiva. É quando ele cita o cavalo-marinho. Ele disse que é uma música gay de carteirinha, porque o cavalo-marinho é o único bicho cujo macho é que gesta o filho", concluiu.
Confira o vídeo completo aqui.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps