ZERØ: Letras introspectivas, melancólicas e desprezo pela indústria
Resenha - Carne Humana - ZERØ
Por Ricardo Cunha
Postado em 19 de maio de 2019
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
ZERØ é uma banda de Rock Brasil formada em 1983 por Fabio Golfetti, Alberto "Beto" Birger, Cláudio Souza, Gilles Eduar, Nelson Coelho e Guilherme Isnardque na cidade de São Paulo. O grupo surgiu numa época em que as bandas do estilo eram marcadas por um lirismo insipiente, e, justamente por isso, uma época romântica.
Carne Humana (1987) traduzia o romantismo de uma época que de romântica tinha bem pouca. O país era transpassado por crises subsequentes. Muitos planos econômicos fracassados e o desemprego somava-se à inflação criando monstros que brincavam com a realidade nos infantilizando. Nossos medos juvenis fortaleciam os monstros sociais e existência parecia mais difícil de ser suportada. Mas havia os idealistas que, com sua arte nunca deixaram a esperança morrer. ZERØ era considerada existencialista em sua essência e isso estava explícito nas suas letras inspiradas em traduções pessoais das obras do filósofo existencialista Nietzsche. Suas músicas espelhavam angústias juvenis no momento que precedia a transição do regime militar para a "democracia" e conseguiam expressar o sentimento de muitos jovens que desejavam e lutavam por dias melhores. Suas músicas, produziam a sensação de um enorme desconforto e isso parecia nos encorajar a enfrentar os monstros da existência de uma forma silenciosa e bela. Era uma forma simples, mas eficaz de denunciar e protestar contra todas as formas de anti-liberdades. A banda tornou-se símbolo de sua época por causa de letras introspectivas e melancólicas e por demonstrar desprezo pela indústria da música.
Por razões não oficialmente comunicadas e, alegando apenas "falta de interesse", Guilherme Isnard anunciou em 1989 que o ZERØ estava encerrando suas atividades. Como herança, deixou, um único disco. Por fim, de acordo com a Wikipedia, Guilherme mudou-se para Nova Friburgo (RJ) onde trabalhou em outros projetos, entre eles uma banda cover do "Roxy Music" e outro do "Bryan Ferry Roxy Nights", além de ter trabalhado como padeiro. Rick Villas-Boas viveu por um tempo na Holanda mas, retornou para o Brasil; Eduardo Amarante mudou-se para Aracaju, onde é dono de um bar; Malcolm Oakley tornou-se publicitário; e Freddy Haiat mudou-se para Jericoacoara/CE com seu irmão Alec, onde ambos abriram uma loja de instrumentos musicais.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do Metallica que James Hetfield considera "fraco": "Um enorme sinal de fraqueza"
O "Big Four" das bandas de rock dos anos 1980, segundo a Loudwire
Regis Tadeu volta a falar sobre Dave Murray: "Se eu contasse a história com detalhes..."
A banda que o ex-Guns N' Roses Bumblefoot chama de "trilha de Satanás para um funeral"
"Não tenho mais qualquer relação com Wolf Hoffmann", declara Udo Dirkschneider
O guitarrista que moldou o timbre do Metallica, segundo James Hetfield
Música que dá nome ao documentário do Iron Maiden já foi considerada uma das piores da banda
Aquiles Priester vetou ida de Thiago Bianchi ao Angra? Vocalista esclarece história
Blaze Bayley escolhe o melhor disco do Metallica - mas joga sujo na resposta
Nicko McBrain fala sobre rumores de aposentadoria de Dave Murray
Iggor Cavalera revela o tipo de som que faz sua cabeça atualmente
A resposta de Cliff Burton a quem diz que Metallica se vendeu no "Master of Puppets"
Rock and Roll Hall of Fame anuncia indicados para edição 2026
A banda que poderia ter chegado ao tamanho do Led Zeppelin, segundo Phil Collen
Como a banda mais odiada do rock nacional literalmente salvou a MTV Brasil da falência
A sugestão de Cazuza que Leoni driblou para tornar "Exagerado" maior hit de sua carreira
David Gilmour surpreende ao responder se concordaria com show de hologramas do Pink Floyd
O que Renato Russo quis dizer com "parece cocaína, mas é só tristeza" em "Há Tempos"



"Ritual" e o espetáculo sensorial que marcou a história do metal nacional
Blasfemador entrega speed/black agressivo e rápido no bom "Malleus Maleficarum"
Tierramystica - Um panegírico a "Trinity"
GaiaBeta - uma grata revelação da cena nacional
Before The Dawn retorna com muito death metal melódico em "Cold Flare Eternal"
CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



