Moto Perpétuo: Movimento musical perpétuo
Resenha - Moto Perpétuo - Moto Perpétuo
Por Ricardo Cunha
Postado em 04 de maio de 2019
Banda formada em 1969 na cidade de São Paulo, que lançou um único álbum em 1974. O grupo paulistano era formado por Guilherme Arantes (teclados e vocal), Egydio Conde (guitarra solo e vocais), Diógenes Burani (percussão e vocais), Gerson Tatini (contra-baixo e vocais) e Cláudio Lucci (violões, violoncelo, guitarra e vocal). A música do grupo hoje é considerada rock progressivo. Mas será que sempre foi assim?
O disco, que leva o nome da banda, foi lançado em 1974, quando teve razoável repercussão. No entanto, só em 2002, veio a ser remasterizado e relançado, sendo que, apenas em 2010 tornou-se cult tanto por fãs de primeira quanto de última hora. Musicalmente pode-se dizer que o trabalho é uma pequena obra-prima elaborada com conhecimento musical e feita com extremo cuidado. Liderados pelo cantor e compositor Guilherme Arantes, o grupo produziu canções que poderiam ter se tornado clássicos mundiais se o disco tivesse sido lançado em qualquer país com poder de projeção. Produzido pelos próprios músicos, sob a direção do próprio Guilherme que, ao longo da carreira, deu muitas demonstrações de senso harmônico, técnico e - principalmente - de medida. As composições são cheias de variações e climas épicos, mas com um "Q" de Brasil. Uma música com cara própria que foge de certo modo a tradição de música progressiva feita na época. Mais por conta do senso estético do que das influências de cada músico.
A banda é, de fato, precursora do rock progressivo no Brasil e no mundo, considerando que surgiu na mesma época dos grandes nomes do estilo. Todavia, não há confirmação de que quando fizeram o disco, se estavam conscientes de que "aquilo" era rock progressivo ou do alcance que sua poderia ter. Provavelmente, no ano de 1974 não chamavam o que faziam de rock, muito menos, de progressivo. O fato é que o surgimento da banda significa o nascimento do estilo no país e sua influência para tudo o que veio depois é algo concreto.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Paul Di'Anno tem novo álbum ao vivo anunciado, "Live Before Death"
A melhor música que Bruce Dickinson escreveu para o Iron Maiden, segundo a Metal Hammer
Edu Falaschi comenta mudanças em sua voz: "Aquele Edu de 2001 não existe mais"
Bruce Dickinson lança vídeo de versão reimaginada da clássica "Tears of the Dragon"
A banda que Jack Black diz que destruiu o rock por ser grande demais
Dennis Stratton quer ir ao Hall of Fame, mas respeitará decisão do Iron Maiden
Black Label Society confirma shows no Brasil e apresentação exclusiva do Zakk Sabbath
Os 20 melhores discos de heavy metal lançados em 1997, segundo a Louder Sound
A única banda que uma criança precisa ouvir para aprender rock, segundo Dave Grohl
Com ex-membros do Death, Left to Die anuncia álbum "Initium Mortis"
Álbum perdido do Slipknot ganha data de lançamento oficial
Yes lança "Turnaround Situation", faixa de seu próximo disco de esrtúdio
Ela é vigária, grava com o Dragonforce e quer o Iron Maiden tocando em sua igreja
Slayer vem ao Brasil em dezembro de 2026, segundo José Norberto Flesch
Ferraris, Jaguars e centenas de guitarras: quando astros do rock transformaram obsessões em estilo
Michael Jackson - "Thriller" é clássico. Mas é mesmo uma obra-prima?
Draconian - "In Somnolent Ruin" reafirma seu espaço de referência na música melancólica
Espera de quinze anos vale cada minuto de "Born To Kill", o novo disco do Social Distortion
"Out of This World" do Europe não é "hair metal". É AOR
"Operation Mindcrime III" - Geoff Tate revela a mente por trás do caos
O Ápice de uma Era: Battle Beast e a Forja Implacável de "Steelbound"
"Acústico MTV" do Capital Inicial: o álbum que redefiniu uma carreira e ampliou o alcance do rock
Iron Maiden: "The Book Of Souls" é uma obra sem precedentes


