Death: Sound Of Perseverance foi uma despedida inesperada e marcante
Resenha - Sound Of Perseverance - Death
Por Mateus Ribeiro
Postado em 23 de abril de 2019
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O Death foi uma das maiores bandas de metal extremo da história. Desde os primeiros lançamentos, a técnica sempre esteve presente nas composições, mesmo nos momentos mais brutais. E quem é fã, sabe que a banda mudou muito seu som ao longo do tempo, passando de um death metal cru para um som mais trabalhado, com elementos até mesmo do prog metal. Toda essa evolução técnica pode ser conferida em "The Sound Of Perseverance", lançado em 1998, e que acabou sendo o último disco da banda.
"The Sound Of Perseverance" mantém a mesma linha técnica de seus antecessores, os conceituados "Human, "Individual Thought Patterns" e "Symbolic".
Desde os primeiros segundos da música que abre o álbum, "Scavenger of Human Sorrow", pode se notar como a estrutura da música é complexa, tendência essa que é a tônica do disco.
Outros grandes momentos do álbum ficam por conta de "Spirit Crusher" (que acabou se tornando um dos grandes sucessos da banda), "Story To Tell" e"Flesh And Power It Holds" (QUE RIFF!). Sobrou espaço até mesmo para uma instrumental, a ótima e tocante "Voice Of The Soul", que mostra toda a genialidade o feeling de um dos maiores gênios do mundo da música, Chuck Schuldiner. Vale ressaltar também o ótimo cover que a banda gravou para "Painkiller", do Judas Priest.
Todas as músicas do disco apresentam mudanças no andamento, velocidade, peso, e muita técnica por parte de todos os instrumentistas, todos excelentes, por sinal. Resumidamente, em um universo paralelo onde o Death se juntasse com o Dream Theater, talvez o som fosse parecido com o apresentado em "The Sound Of Perseverance".
No fim das contas, "The Sound Of Perseverance" é um ótimo disco, que é uma continuação do processo de mudança e evolução que começou nos primeiros álbuns. As letras, as melodias, a produção do disco são excepcionais. Não há uma música ruim.
Infelizmente, Chuck faleceu anos depois em decorrência de um câncer no cérebro, e "The Sound Of Perseverance" acabou se tornando o último registro de Chuck com o Death. Um registro inesquecível e digno de nota. Uma despedida que veio repentinamente, sem aviso, porém, é genial como tudo que Chuck compôs em sua curta vida.
Para quem não conhece o trabalho da banda, uma ótima porta de entrada. Para quem conhece, uma obra prima que merece ser ouvida e reverenciada.
Faixas:
1 - "Scavenger of Human Sorrow"
2 - "Bite The Pain"
3 - "Spirit Crusher"
4 - "Story To Tell"
5 - "Flesh and the Power It Holds"
6 - "Voice Of The Soul"
7 - "To Forgive Is To Suffer"
8 - A Moment Of Clarity"
9 - "Painkiller"
Formação:
Chuck Schuldiner - vocal/guitarra
Scott Clendenin – baixo
Shannon Hamm – guitarra
Richard Christy – bateria
Outras resenhas de Sound Of Perseverance - Death
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Divulgados os valores dos ingressos para o Monsters of Rock 2026
Aos 74 anos, David Coverdale anuncia aposentadoria e diz que "é hora de encerrar"
Quem são os músicos que estão na formação do AC/DC que vem ao Brasil
Por que o Kid Abelha não deve voltar como os Titãs, segundo Paula Toller
Ronnie James Dio não era o maior fã do Black Sabbath, admite Wendy Dio
A banda que serviu de inspiração para o Eagles: "Até os Beatles curtiam o som deles"
Halestorm é anunciada como atração do Monsters of Rock 2026
O pior disco de cada banda do Big Four do thrash, segundo Mateus Ribeiro
A melhor gravação de bateria de todos os tempos, segundo Phil Collins
Bullet For My Valentine abrirá show do Limp Bizkit em São Paulo
A capa do Iron Maiden que traz nove bandeiras de países envolvidos na Guerra Fria
Kerry King coloca uma pá de cal no assunto e define quem é melhor, Metallica ou Megadeth
Por que versão do Megadeth para "Ride the Lightning" não é um cover, de acordo com Dave Mustaine
O chef demitido após fazer foto com Axl Rose; "Valeu, vale e vai valer até meu último dia"
Robert Plant tem show anunciado no Brasil para 2026

Jack White quer Death, Misfits, Rainbow e Fugazi no Rock and Roll Hall of Fame
Cover de Chuck Schuldiner para clássico de Madonna é divulgado online
Cinco discos marcantes de heavy metal que foram lançados em outubro
Death To All confirma 5 shows no Brasil em janeiro de 2026
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman


