Niharp: um profissionalismo que deveria servir de exemplo
Resenha - Into Ethereal Dusk - Niharp
Por Vitor Franceschini
Postado em 18 de abril de 2019
Apesar de estar há mais de quinze anos na ativa, somente em 2018 a banda campinense Niharp chegou ao seu primeiro álbum completo. Antes disso, o quinteto havia lançado dois ótimos EP’s, "A New Beginning" de 2013 e "The Midnight Curse" (2018). Aliás, duas músicas de cada trabalho reaparecem no debut.

Mostrando um profissionalismo que deveria servir de exemplo para muitas bandas daqui (grandes inclusive), o Niharp consegue atingir níveis altos desde a sua apresentação (seu release está escrito em nove idiomas!), quanto a produção sonora de seu trabalho, até a estrutura de suas composições.
Seu som tem como principais focos o Prog e o Power Metal, mas a banda apresenta um certo flerte com o Thrash Metal. Isso a traz para o hall de nomes como Evergrey, Nevermore, Communic, etc. E sua música tem tanta qualidade quanto a de qualquer banda que seja consagrada no estilo.
Primeiro temos que ver o trabalho consistente das guitarras de Murilo e Koragem, que fazem um trabalho equilibrado desde o peso avantajado, passando por melodias na dose certa, criando uma base maciça e interessante, além dos solos propícios. Tudo com auxílio de uma cozinha que possui no baixo de Helder Silva a densidade necessária com linhas complexas e uma bateria que explora tudo que a música da banda lhe proporciona (incluindo alguns esporádicos ‘blast beats’), mérito das baquetas de Karioca.
O vocalista Douglas Rovas segue toda essa versatilidade que a banda proporciona em suas composições, usando-se de drives interessantes, flertando com o gutural e não se perdendo em momentos mais altos. Destaques? Ouça o disco todo várias vezes e descubra o quão difícil é destacar algo no tracklist positivamente equilibrado.
Facebook:
https://www.facebook.com/niharpband
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A opinião de Tony Iommi sobre "Heaven and Hell", clássico do Black Sabbath
O álbum do Black Sabbath que a própria banda tentou impedir de ser lançado
Novo álbum de Bruce Dickinson não seguirá história de "The Mandrake Project"
A música mais pesada do Faith No More, segundo a Metal Hammer
Baterista afirma ter orgulho do álbum "Native Tongue", do Poison
A banda que foi tão grande quanto Elvis Presley, segundo Paul McCartney
Johnny Ramone sentiu mais a morte de Dee Dee do que a de Joey Ramone
David Gilmour aponta o maior guitarrista britânico de todos os tempos
A música do Genesis que Steve Hackett prefere na versão ao vivo
Within Temptation deve levar músicos de apoio em próxima turnê
Sepultura "rouba o show" no maior festival de heavy metal da Inglaterra, diz a Metal Hammer
A banda que poderia ter rivalizado com o Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
Fates Warning - FWX é uma aula de metal progressivo
Os 10 momentos "mais prog" da carreira do Iron Maiden segundo a Classic Rock
O álbum que "comprou a liberdade" do Black Crowes



Left To Die, o supergrupo tributo ao seminal Death, lança seu primeiro disco
"Transpiração Contínua Prolongada" levou skate, rua e atitude para o topo do rock brasileiro
RHCP: O monstro saiu da jaula com um de seus melhores trabalhos


