Foo Fighters: Começando bem os anos 2000
Resenha - One by One - Foo Fighters
Por Vitor Sobreira
Postado em 16 de janeiro de 2019
O Foo Fighters chegou ao seu quarto álbum de estúdio quase que nos momentos finais de 2002, certamente calando a boca daqueles que pensavam que a banda ainda se tratava de um mero projeto de Dave Grohl. Se alguém realmente pensava isso, naquela altura do campeonato, estava bem enganado.
Dentre as curiosidades do trabalho, estão a participação do lendário guitarrista do Queen, Brian May, em "Tired of You" e o fato da banda ter conquistado novamente o Grammy de ‘Melhor Álbum de Rock’. Nada mal, hein?!

A arte de capa pode ser horrorosa, mas em compensação as músicas são muito boas e o álbum se inicia muitíssimo bem com as pesadas "All My Life" e "Low", e se você não sabe o que é Rock Made in USA, poderá ter uma breve noção. Ah, repare também no bom trabalho de guitarras e no vocal de Dave – devidamente acompanhado de músicos muito competentes!
Pra quem não está muito habituado a ouvir bandas nessa linha, ou mesmo a banda que é tema do texto – como eu mesmo – não é difícil notar que a sonoridade do Foo Fighters, mesmo que se baseando em supostos elementos do Grunge, do Pop, do Rock ou do Alternativo, não se prende exclusivamente a isso, sempre acrescentando um pouco mais aqui e ali. Ainda que possa soar comercial onde deve ser (um dos fatores que fez com que alçassem ao sucesso mundial), a banda se foca em criar composições de qualidade que agreguem algo válido ao seu publico, diferentemente de tantos artistas e seus sons descartáveis.

O equilíbrio começa em "Have it All" e a radiofônica "Times Like These", onde o peso não é deixado de lado, mas momentos mais acessíveis vão surgindo sem nenhum constrangimento. "Disenchanted Lullaby" surge com um ritmo mais contido e aura viajante, mas com Dave empregando um pouco mais de drive em sua voz. Confesso que fiquei curioso pra ouvir a participação de Brian May em "Tired of You", e soou o mais natural e entrosada possível!
Quase nunca abrindo mão da acessibilidade, "Halo" não fica nessa mesmice e logo nos providencia riffs mais fortes e boas melodias no refrão, e é seguida pela ótima "Lonely as You". A audição vai passando rápido e logo nos pegamos chegando na reta final com o Rock encorpado e energético de "Overdrive", a boa "Burn Away" e a longa e trabalhada "Come Back", com seus quase oito minutos, que do mesmo jeito que o trabalho se iniciou muito bem, termina da mesma maneira, sem tirar nem pôr.
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel | Mais uma audição no mínimo surpreendente!
Formação:
Dave Grohl (vocal, vocal de apoio, guitarras e piano em "Come Back")
Chris Shiflett (guitarras)
Nate Mendel (baixo)
Taylor Hawkins (bateria e percussão)

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Anette Olzon relembra saída conturbada do Nightwish e recente e-mail enviado para Tuomas
Iron Maiden não deve comparecer à cerimônia do Rock and Roll Hall of Fame
5 bandas dos anos 80 que mereciam ter sido bem maiores, de acordo com a Ultimate Classic Rock
O que aconteceu em Tabuleiro do Norte (CE) que Aquiles Priester usa de exemplo até hoje
Estrela da WWE gostaria que música do Megadeth fosse seu tema de entrada
Greyson Nekrutman avalia seus dois anos como baterista do Sepultura
Ao som de 4 Non Blondes, divulgado o trailer oficial de "Street Fighter"
O guitarrista que estava ao lado de Jimi Hendrix num show histórico e depois foi apagado
Ex-Megadeth assume temporariamente a função de baterista do Accept
Dream Theater toca trecho de clássico do Van Halen em show no Panamá
Bruno Sutter compara Massacration e Crypta por motivo que deveria envergonhar o metal
Dennis Stratton se manifesta sobre entrada do Iron Maiden no Hall of Fame
Músicos do Napalm Death dormiam no chão do estúdio durante gravação do segundo disco
O maior disco do metal para James Hetfield; "Nada se comparava a ele"
A música mais safada que Axl Rose já ouviu no rádio; "eu não conseguia acreditar"
O megahit de Raul Seixas que ele não conseguia tocar introdução na guitarra
Velocidade: Top 10 de músicas de Metal para ser multado
Bono explica por que não quer ser chamado pelo seu verdadeiro nome

"É difícil não se sentir politicamente engajado vivendo nos Estados Unidos", afirma Dave Grohl
Os 11 rockstars com a melhor reputação de todos os tempos, segundo a Loudwire
A melhor banda que Dave Grohl já viu: "Vontade de beber cem cervejas e quebrar janelas"
A melhor banda ao vivo que Dave Grohl viu na vida; "nunca vi alguém fazer algo sequer próximo"
Foo Fighters lança "Of All People", faixa de seu próximo disco de estúdio
Novo baterista do Foo Fighters, Ilan Rubin conta como conseguiu a vaga
Dave Grohl relembra visita que recebeu de Taylor Hawkins em sonho; "Ele estava feliz"
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme

