Foo Fighters: Começando bem os anos 2000
Resenha - One by One - Foo Fighters
Por Vitor Sobreira
Postado em 16 de janeiro de 2019
O Foo Fighters chegou ao seu quarto álbum de estúdio quase que nos momentos finais de 2002, certamente calando a boca daqueles que pensavam que a banda ainda se tratava de um mero projeto de Dave Grohl. Se alguém realmente pensava isso, naquela altura do campeonato, estava bem enganado.
Dentre as curiosidades do trabalho, estão a participação do lendário guitarrista do Queen, Brian May, em "Tired of You" e o fato da banda ter conquistado novamente o Grammy de ‘Melhor Álbum de Rock’. Nada mal, hein?!
A arte de capa pode ser horrorosa, mas em compensação as músicas são muito boas e o álbum se inicia muitíssimo bem com as pesadas "All My Life" e "Low", e se você não sabe o que é Rock Made in USA, poderá ter uma breve noção. Ah, repare também no bom trabalho de guitarras e no vocal de Dave – devidamente acompanhado de músicos muito competentes!
Pra quem não está muito habituado a ouvir bandas nessa linha, ou mesmo a banda que é tema do texto – como eu mesmo – não é difícil notar que a sonoridade do Foo Fighters, mesmo que se baseando em supostos elementos do Grunge, do Pop, do Rock ou do Alternativo, não se prende exclusivamente a isso, sempre acrescentando um pouco mais aqui e ali. Ainda que possa soar comercial onde deve ser (um dos fatores que fez com que alçassem ao sucesso mundial), a banda se foca em criar composições de qualidade que agreguem algo válido ao seu publico, diferentemente de tantos artistas e seus sons descartáveis.
O equilíbrio começa em "Have it All" e a radiofônica "Times Like These", onde o peso não é deixado de lado, mas momentos mais acessíveis vão surgindo sem nenhum constrangimento. "Disenchanted Lullaby" surge com um ritmo mais contido e aura viajante, mas com Dave empregando um pouco mais de drive em sua voz. Confesso que fiquei curioso pra ouvir a participação de Brian May em "Tired of You", e soou o mais natural e entrosada possível!
Quase nunca abrindo mão da acessibilidade, "Halo" não fica nessa mesmice e logo nos providencia riffs mais fortes e boas melodias no refrão, e é seguida pela ótima "Lonely as You". A audição vai passando rápido e logo nos pegamos chegando na reta final com o Rock encorpado e energético de "Overdrive", a boa "Burn Away" e a longa e trabalhada "Come Back", com seus quase oito minutos, que do mesmo jeito que o trabalho se iniciou muito bem, termina da mesma maneira, sem tirar nem pôr.
Mais uma audição no mínimo surpreendente!
Formação:
Dave Grohl (vocal, vocal de apoio, guitarras e piano em "Come Back")
Chris Shiflett (guitarras)
Nate Mendel (baixo)
Taylor Hawkins (bateria e percussão)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Edguy anuncia primeiro show em uma década e despedida
A banda punk que Bono considera a melhor de todos os tempos
A música do Queen que Freddie Mercury considerava melhor que "Bohemian Rhapsody"
A melhor música dos anos 90, segundo a Classic Rock
Amizade não é o que mantém o Dimmu Borgir, revela Silenoz
O que o Faith No More diz sobre parceria com produtora brasileira
O significado irônico de "Somos tão jovens", verso que encerra "Tempo Perdido"
Amy Lee justifica turnê do Evanescence só com vozes femininas
Os três guitarristas que Billy Corgan chama de "Bíblia da guitarra rock"
A crítica da Classic Rock/Metal Hammer ao show do Guns N' Roses no Download 2026
Kiss anuncia todas as atrações do segundo Kiss Kruise Landlocked in Vegas
Faith No More retornará aos palcos após hiato que durou uma década
Para Max Cavalera, música deveria ser apreciada como um bom vinho
O melhor álbum dos Rolling Stones de todos os tempos, segundo Keith Richards
A banda com a qual Wolfgang Van Halen adoraria fazer uma turnê
O artista que representa a linhagem mais rica da MPB, segundo Humberto Gessinger
As músicas que Brian May mais gostaria que Freddie Mercury tivesse cantado ao vivo


"Rock Against Reagan", o festival que mudou a vida de Dave Grohl
A frase desesperada de Dave Grohl para tentar evitar a morte de Kurt Cobain
A música de 1972 que fez Dave Grohl querer ser músico
Grandes álbuns de rock e heavy metal que foram lançados em junho
Tom Morello anuncia festival que contará com Foo Fighters, Bruce Springsteen e Serj Tankian
A única banda que uma criança precisa ouvir para aprender rock, segundo Dave Grohl



