Foo Fighters: Começando bem os anos 2000
Resenha - One by One - Foo Fighters
Por Vitor Sobreira
Postado em 16 de janeiro de 2019
O Foo Fighters chegou ao seu quarto álbum de estúdio quase que nos momentos finais de 2002, certamente calando a boca daqueles que pensavam que a banda ainda se tratava de um mero projeto de Dave Grohl. Se alguém realmente pensava isso, naquela altura do campeonato, estava bem enganado.
Dentre as curiosidades do trabalho, estão a participação do lendário guitarrista do Queen, Brian May, em "Tired of You" e o fato da banda ter conquistado novamente o Grammy de ‘Melhor Álbum de Rock’. Nada mal, hein?!
A arte de capa pode ser horrorosa, mas em compensação as músicas são muito boas e o álbum se inicia muitíssimo bem com as pesadas "All My Life" e "Low", e se você não sabe o que é Rock Made in USA, poderá ter uma breve noção. Ah, repare também no bom trabalho de guitarras e no vocal de Dave – devidamente acompanhado de músicos muito competentes!
Pra quem não está muito habituado a ouvir bandas nessa linha, ou mesmo a banda que é tema do texto – como eu mesmo – não é difícil notar que a sonoridade do Foo Fighters, mesmo que se baseando em supostos elementos do Grunge, do Pop, do Rock ou do Alternativo, não se prende exclusivamente a isso, sempre acrescentando um pouco mais aqui e ali. Ainda que possa soar comercial onde deve ser (um dos fatores que fez com que alçassem ao sucesso mundial), a banda se foca em criar composições de qualidade que agreguem algo válido ao seu publico, diferentemente de tantos artistas e seus sons descartáveis.
O equilíbrio começa em "Have it All" e a radiofônica "Times Like These", onde o peso não é deixado de lado, mas momentos mais acessíveis vão surgindo sem nenhum constrangimento. "Disenchanted Lullaby" surge com um ritmo mais contido e aura viajante, mas com Dave empregando um pouco mais de drive em sua voz. Confesso que fiquei curioso pra ouvir a participação de Brian May em "Tired of You", e soou o mais natural e entrosada possível!
Quase nunca abrindo mão da acessibilidade, "Halo" não fica nessa mesmice e logo nos providencia riffs mais fortes e boas melodias no refrão, e é seguida pela ótima "Lonely as You". A audição vai passando rápido e logo nos pegamos chegando na reta final com o Rock encorpado e energético de "Overdrive", a boa "Burn Away" e a longa e trabalhada "Come Back", com seus quase oito minutos, que do mesmo jeito que o trabalho se iniciou muito bem, termina da mesma maneira, sem tirar nem pôr.
Mais uma audição no mínimo surpreendente!
Formação:
Dave Grohl (vocal, vocal de apoio, guitarras e piano em "Come Back")
Chris Shiflett (guitarras)
Nate Mendel (baixo)
Taylor Hawkins (bateria e percussão)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música do Nightwish que conquistou Steve Harris, líder do Iron Maiden
Como o Queen, Sylvester Stallone e uma guitarra quebrada produziram o maior hit de 1982
Tainá Bergamaschi (Crypta) toca "Territory" com o Sepultura em Dublin
As 40 melhores músicas da história do nu metal, segundo a Louder
As únicas quatro músicas próprias que o Guns N' Roses ainda não tocou ao vivo
A banda que Lemmy viu ainda nova e percebeu que seriam como os Beatles e Stones
A grande discordância entre Kiko Loureiro e Paul Gilbert, segundo Marcos de Ros
Os 50 melhores discos de todos os tempos, segundo a Classic Rock
O álbum mais subestimado do Black Sabbath, de acordo com a Metal Hammer
Morrissey e Johnny Marr deixam guerra de lado para algo relacionado ao The Smiths
O único assassino que ainda tem uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood
A melhor música de Bob Dylan de todos os tempos, segundo Paul McCartney
A música do Megadeth inspirada em personagem da Marvel
Vocalista do Steelheart lança projeto com ex-guitarrista do In Flames
O verso de "Pintura Íntima" que fez muitos pensarem que casal da letra usou cocaína
Lemmy Kilmister: A vida dele fazia Keith Richards parecer uma menininha
Como o Rage Against the Machine sabotou a ganância do Lollapalooza 1993
Os três músicos que tocam juntos e que, para Rick Rubin, são o máximo da musicalidade



O cover do AC/DC que o Foo Fighters tocou pela primeira vez no Brasil
Foo Fighters disponibiliza EP ao vivo "Are Playing Where??? Vol. II"
Sem Brasil, Foo Fighters anuncia quatro shows na América do Sul em 2027
O álbum de 1983 que Dave Grohl considera "um dos melhores de todos os tempos"
O álbum de Metal que Dave Grohl considera um dos discos mais perfeitos da história
A banda de metal que Dave Grohl defenderia até a morte
A curiosa resposta do Pixies após Dave Grohl opinar sobre clássico da banda
O disco de 1983 que Dave Grohl sabe tocar de cor e salteado; "Conheço cada virada de bateria"
RHCP: O monstro saiu da jaula com um de seus melhores trabalhos



