Foo Fighters: Começando bem os anos 2000
Resenha - One by One - Foo Fighters
Por Vitor Sobreira
Postado em 16 de janeiro de 2019
O Foo Fighters chegou ao seu quarto álbum de estúdio quase que nos momentos finais de 2002, certamente calando a boca daqueles que pensavam que a banda ainda se tratava de um mero projeto de Dave Grohl. Se alguém realmente pensava isso, naquela altura do campeonato, estava bem enganado.
Dentre as curiosidades do trabalho, estão a participação do lendário guitarrista do Queen, Brian May, em "Tired of You" e o fato da banda ter conquistado novamente o Grammy de ‘Melhor Álbum de Rock’. Nada mal, hein?!
A arte de capa pode ser horrorosa, mas em compensação as músicas são muito boas e o álbum se inicia muitíssimo bem com as pesadas "All My Life" e "Low", e se você não sabe o que é Rock Made in USA, poderá ter uma breve noção. Ah, repare também no bom trabalho de guitarras e no vocal de Dave – devidamente acompanhado de músicos muito competentes!
Pra quem não está muito habituado a ouvir bandas nessa linha, ou mesmo a banda que é tema do texto – como eu mesmo – não é difícil notar que a sonoridade do Foo Fighters, mesmo que se baseando em supostos elementos do Grunge, do Pop, do Rock ou do Alternativo, não se prende exclusivamente a isso, sempre acrescentando um pouco mais aqui e ali. Ainda que possa soar comercial onde deve ser (um dos fatores que fez com que alçassem ao sucesso mundial), a banda se foca em criar composições de qualidade que agreguem algo válido ao seu publico, diferentemente de tantos artistas e seus sons descartáveis.
O equilíbrio começa em "Have it All" e a radiofônica "Times Like These", onde o peso não é deixado de lado, mas momentos mais acessíveis vão surgindo sem nenhum constrangimento. "Disenchanted Lullaby" surge com um ritmo mais contido e aura viajante, mas com Dave empregando um pouco mais de drive em sua voz. Confesso que fiquei curioso pra ouvir a participação de Brian May em "Tired of You", e soou o mais natural e entrosada possível!
Quase nunca abrindo mão da acessibilidade, "Halo" não fica nessa mesmice e logo nos providencia riffs mais fortes e boas melodias no refrão, e é seguida pela ótima "Lonely as You". A audição vai passando rápido e logo nos pegamos chegando na reta final com o Rock encorpado e energético de "Overdrive", a boa "Burn Away" e a longa e trabalhada "Come Back", com seus quase oito minutos, que do mesmo jeito que o trabalho se iniciou muito bem, termina da mesma maneira, sem tirar nem pôr.
Mais uma audição no mínimo surpreendente!
Formação:
Dave Grohl (vocal, vocal de apoio, guitarras e piano em "Come Back")
Chris Shiflett (guitarras)
Nate Mendel (baixo)
Taylor Hawkins (bateria e percussão)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O disco que define o metal, na opinião de Amy Lee, vocalista do Evanescence
Produtor de "Master of Puppets" afirma que nada acontecia no Metallica sem aval de Cliff Burton
Após quase 40 anos, Wacken Open Air acaba com tradição do festival: o lamaçal
Com brasileiros e lendas do rock, Eric Clapton anuncia cast do Crossroads Guitar Festival 2026
Regis Tadeu explica por que o Rush tocou "Finding My Way" em seu show de retorno
"Vocês são idiotas?"; o que Neil Peart acharia da escolha de Anike Nilles para integrar o Rush
Blaze Bayley se apresentará no Eddfest, festival organizado pelo Iron Maiden
Aos 82 anos, Keith Richards conta como dribla limitações para seguir tocando
O local caótico que inspirou a criação de um dos maiores clássicos do thrash metal
Steve Morse revela como Ritchie Blackmore reagiu à sua saída do Deep Purple
A surpreendente faixa apontada pelo Loudwire como a melhor do primeiro disco do Guns N' Roses
Com instrumentistas do King Diamond nos anos 1980, Lex Legion lança primeiro single
Alissa White-Gluz reflete sobre ser injustiçada e simbologia do Blue Medusa
A música sem riff de guitarra nem refrão forte que virou um dos maiores clássicos do rock
O hit do Sepultura que banda compôs na casa do saudoso Canisso do Raimundos
Os dois erros do "Sgt. Peppers" dos Beatles; "não faria sentido hoje", disse George Martin
Velocidade: Top 10 de músicas de Metal para ser multado


Por que Dave Grohl fez 430 sessões de terapia em 70 semanas, segundo o próprio
"The Pretender", do Foo Fighters, supera 1 bilhão de plays no Spotify
Novo disco do Foo Fighters traz faixa sobre traficante que deixou Dave Grohl feliz e irritado
Foo Fighters lança "Caught In The Echo", faixa de seu próximo disco
Dave Grohl fala pela primeira vez sobre traição e filha fora do casamento
Dave Grohl relembra visita que recebeu de Taylor Hawkins em sonho; "Ele estava feliz"
Rock in Rio anuncia lineup dos palcos principais nas duas noites voltadas ao rock
O hit dos anos 80 que Dave Grohl gostaria de ter escrito: "Por isso que gravei minha versão"
Death: Responsáveis por elevar a música pesada a novo nível



