RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas

imagemA opinião de Slash sobre Dave Mustaine e "Rust In Peace", clássico do Megadeth

imagemA música de Raul Seixas que salvou a carreira de Chitãozinho e Xororó

imagemComo Tommy Lee e o Mötley Crüe ajudaram Axl Rose a escrever "November Rain"

imagemOs 10 maiores vocalistas de heavy metal de todos os tempos, em lista do Ruthless Metal

imagemOs 4 fatores determinantes que levaram Renato Russo a dependência química

imagemPara John Lennon, os Beatles poderiam ter acontecido sem George e Ringo

imagemRolê aleatório: Geoff Tate e Rhapsody se divertem em aeroporto no aeroporto

imagemOs 10 maiores álbuns da história do grunge, em lista do Brave Words

imagemEx-guitarrista do Megadeth não liga para Mustaine e diz que está "fazendo dinheiro para ele"

imagemQual era a opinião de Tony Iommi sobre Ozzy Osbourne solo e Randy Rhoads em 1984?

imagemMike Portnoy comprou "Piece Of Mind", do Maiden, em excursão escolar

imagemA medida extrema que Dio pensou em tomar por não curtir "Rainbow in the Dark"

imagemPaul McCartney quase foi atropelado ao tentar recriar famosa cena de capa de disco

imagemPor que Lemmy odiava tocar "Ace of Spades" nos shows do Motörhead

imagemO Raul Seixas não era nada daquilo que ele falava, diz ex-parceiro musical


Stamp

B-Movie: Obscuros góticos resistentes ao tempo

Resenha - Climate of Fear - B-Movie

Por Roberto Rillo Bíscaro
Postado em 20 de dezembro de 2018

Dificilmente alguém mencionará a banda B-Movie, quando perguntado por expoentes oitentistas. Um dos primeiros artistas a cair nas graças empresariais de Stevo Pearce, da independente Some Bizarre Records, que incentivou gente como Soft Cell e The The, houve quem apostasse mais neles do que no Depeche Mode, para deslanchar.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

B-Movie nasceu das cinzas de uma banda punk, em 1978, na cidade de Mansfield. Steve Hovington (vocais/baixo), Paul Statham (guitarra), Rick Holliday (teclados) e Graham Boffey (bateria) nunca passaram da posição 61 na parada de sua nativa Inglaterra e em 1985 foram cada um pro seu lado. Programas e playlists de flashback oitentistas de alguns países, registram Nowhere Girl e Remembrance Day, mas aqui no Brasil passaram provavelmente invisíveis.

Em algum momento, os membros originais decidiram retomar o B-Movie e no Spotify, por exemplo, constam mais lançamentos neste milênio do que no anterior, inclusive com EP deste ano.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O álbum mais recente é Climate Of Fear (2016), que abre com o baixo lúgubre e a bateria tribal de Another False Dawn, evocando Joy Division instantaneamente. A despeito dos vocais límpidos e pouco fortes, quero ver que alma pós-punk não imaginará Ian Curtis chorando o refrão "it was another false dawn".

A maior parte da dezena de canções é para dançar voltado para alguma parede, hábito gótico nos 80’s. Experientes, os caras não deixam o trabalho cair na mesmice, explorando diferentes facetas da darkwave. Corridors tem o fluxo gelado de guitarra e teclados à Flock of Seagulls, contrastado com a cozinha grave, quente, pulsante, que é, afinal, o que garante a dança. Forgotten Souls tem lindo piano melancólico e a guitarra vem mais encorpada, mais rock’n’roll.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

As letras obviamente não são nada otimistas, mas jamais alcançam o desespero e/ou a beleza de um Robert Smith. Come Closer deve ser de cunho pessoal, mas levando-se me conta que se cantava a cisão do mundo da Guerra Fria, na época da juventude do B-Movie, a letra assume sobretons de lamento sociopolítico. Até porque, o planeta hoje está tão dividido, quanto então, tem gente que jura que até mais. A faixa-título comprova que para o B-Movie o medo de hoje é mais patente que a ameaça nuclear de mais de três décadas atrás. Agora há pedófilos à solta, há facas cravadas nas cosas.

O New Wave algo robotizado de San Francisco repagina o convite hippie de Scott McKenzie para que os visitantes usassem flores no cabelo, em ataque à gentrificação e corporativização, que tornou a cidade de uma carestia só.

Nos poucos momentos lentos é que se nota um dos pontos fracos de Climate Of Fear. Falta um pouco de peso à produção, sabe-se lá por escolha estética ou restrição orçamentária. A depechiana Ghost Land ressente-se disso, mas a faixa que mais sofre é Feeling Gothic. Declaração de princípios da banda/do álbum, falta drama, certo sentido de perigo e terror para que se realize totalmente.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Nem precisa pagar Spotify para conhecer o B-Movie, está no Bandcamp, em sua edição deluxe,, que traz quatro novas versões de Howhere Girl.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Siga e receba novidades do Whiplash.Net:
Novidades por WhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps




publicidadeAdemir Barbosa Silva | Alexandre Faria Abelleira | André Silva Eleutério | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Daniel Rodrigo Landmann | Décio Demonti Rosa | Efrem Maranhao Filho | Euber Fagherazzi | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Filipe Matzembacher | Gabriel Fenili | Henrique Haag Ribacki | José Patrick de Souza | Julian H. D. Rodrigues | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Reginaldo Tozatti | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Vinicius Valter de Lemos | Wendel F. da Silva |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Roberto Rillo Bíscaro

Roberto Rillo Bíscaro é professor universitário e edita o Blog do Albino Incoerente desde 2009.
Mais matérias de Roberto Rillo Bíscaro.