Black Pantera: Declarada a "Agressão" aos opressores
Resenha - Agressão - Black Pantera
Por Wendell Pivetta
Postado em 05 de abril de 2018
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Inicialmente Project Black Pantera, hoje o power-trio mineiro Black Pantera muda o seu nome, porém firmando sua força e pegada do seu poderoso crossover/hardcore. O trio que vêm desde 2014 batalhando no underground só tende a crescer na cena mundial, tendo o dia 30 de março para começar um novo marco para o grupo.
"Agressão" é o mais novo álbum lançado pela banda, destacando sua força instrumental e colocando "lenha na fogueira" dentro de um país sedento por verdades e cultura pura para limpar essa alienação que vêm dominando o país. Com certeza posso afirmar aqui que este álbum é revolucionário e trará novos alcances aos mineiros.
O aclamado álbum inicia com a faixa "Prefácio", que declara o peso e pegada do trio, unindo vozes para ecoar assim, mais forte e impactante esta faixa que já havia sido lançada com vídeo-clipe no YouTube. Ela já apresenta também ótima presença instrumental com ótimas viradas de ritmo. "Alvo na Mira" trás a banda mais calcada e trabalhando menos ás viradas de ritmo na bateria, mantendo firme sua pegada e tratando sobre o tema da impunidade e caos que bate todo o dia em nosso país.
Trazendo um ritmo de agonia, a música "Extra!" não deixa de tratar de notícias tristes e desesperadoras que aconteceram, ou, acontecem no país. A letra trás uma característica fundamental das composições da banda: a presença de gírias utilizadas diretamente na internet. A quarta faixa, "Taca o Foda-se" trabalha mais o ritmo do crossover. Com um groove mais presente, visceral e direta, a faixa deixa claramente a presença do perfil da banda, que declara um "Foda-se" aos opressores. "Poder para o Povo" trabalha sua letra com uma linha instrumental de maior presença, aonde o vocalista trás sua voz mais visceral destacando refrões mais repetitivos deixando claro a mensagem.
"O Sexto Dia" vem conduzindo a linhagem de maior presença do contrabaixo presente, tornando a música com uma ritmo mais frenético, para relatar uma infeliz rotina que acontece no dia-a-dia de muitas pessoas. Sendo assim, "Onde os Fracos Não Tem Vez" trás o lado mais Rapcore da banda,com ótimas pontuações do contrabaixo e com uma mudança de vocalista no posto principal. Ótima troca da banda para renovar a pegada da banda e deixar clara a composição. "Seasons" dá uma breve sequência do vocal com menos presença do gutural, a final, a letra é extensa com uma mensagem de variação maior. Esta música tem um encontro maior dos instrumentos, tendo seus momentos de "jams". "Baculejo" retoma com tudo a presença do gutural e potencia hardcore do trio tratando da péssima cultura e alienação muito bem tratados no álbum. Muito peso e entrega do trio nesta sonoridade.
Na décima música do disco, "O Último Homem em Pé" vem para completar a obra, sendo que esta música já havia sido lançada anteriormente com videoclipe. Ela demonstra a força do grupo, e um pedido para não desistirmos de lutar por nós, sendo esta a faixa mais longa presente, incorporando a resistência que os músicos querem transmitir para nós. Então chegamos no último single presente nesta bela obra. "Granada" nos remete a uma ótima distribuição das presenças instrumentais da banda, com uma grande variação no ritmo e peso, algo marcante e único deste trio mineiro.
Com este ótimo instrumental a banda encerra um petardo de excelentes composições que marcam a ótima fase do grupo que com certeza deve circular novamente pela europa, representando nosso país. Este power-trio com certeza consegue muito bem representar os oprimidos desta sociedade desigual, destacando suas composições claras e objetivas, utilizando de gírias para se aproximar ainda mais do público.
Formação:
Charles Gama – Guitarra/Vocal
Chaene Gama – Baixo/Vocal
Rodrigo "Pancho" Augusto – Bateria
SET LIST:
1 - Prefácio
2 - Alvo na Mira
3 - Extra!
4 - Taca o Foda-se
5 - Poder para o Povo
6 - O Sexto Dia
7 - Onde os Fracos Não Tem Vez
8 - Seasons
9 - Baculejo
10 - O Último Homem em Pé
11 - Granada
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 15 discos favoritos de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden
As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
Os três guitarristas brasileiros que John Petrucci do Dream Theater gosta bastante
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
Dave Mustaine revela que última conversa com James Hetfield terminou mal
Slash promete que novo álbum do Guns N' Roses só terá material inédito
Grammy 2026 terá homenagem musical a Ozzy Osbourne; conheça os indicados de rock e metal
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
Dave Mustaine insinua que ex-integrantes não participarão de shows da última tour do Megadeth
O megahit do Capital Inicial que, analisando bem a letra, não faz tanto sentido
Mick Mars perde processo contra o Mötley Crüe e terá que ressarcir a banda em US$ 750 mil
A canção que tem dois dos maiores solos de guitarra de todos os tempos, conforme Tom Morello
Dave Mustaine não queria que Megadeth encerrasse atividades, mas reconhece dificuldades
O hit do Angra cujo título é confundido por falantes de inglês com couve de Bruxelas
Segundo Dave Mustaine, novo disco fez algumas pessoas se reaproximarem do Megadeth


5 álbuns que marcaram Chaene da Gama, do Black Pantera
Em 1977 o Pink Floyd convenceu-se de que poderia voltar a ousar


