Converge: A vanguarda hardcore
Resenha - Dusk in Us - Converge
Por Marcelo Hissa
Postado em 11 de fevereiro de 2018
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Saindo de um hiato de 5 anos sem material inédito, o Converge conseguiu fazer de 2017 um ótimo ano para o hardcore com o lançamento de "The Dusk In Us". Frequentando várias listas de melhores do ano a banda vem cada vez mais estabelecendo um Hardcore progressivo com assinatura própria.
The Dusk in Us retoma exatamente no passo seguinte do álbum All We Love We Leave Behind. A Single Tear abre com a velocidade típica do hardcore mas sem a desordenação caótica musical e o seus riffs desconexos. Continua sim barulhento, mas há toda uma melodia que refrea nos momentos mais dramáticos e acelera no momentos de furor. Os vocais de Jacob Bannon são cheios de feelings e os coros gritados são carregados de uma autêntica impetuosidade. Em alguns momentos o som segue a linha mais tradicional do hardcore explosivo irado como as Eye of the Quarrel, I Can Tell You About Pain e Cannibals. O lado progressivo mostra o seu lado Math-metal intricado em Arkhipov Calm e Wildlife. Merecem destaque ainda Trigger com seu baixo que cria o sentido de cinesia músical, a Broken by Light com um pé em cima do Thrash metal e a Repitilian carregada de groove doom peçonhento. Mas o potencial sonoro máximo do álbum é na faixa auto-intitulada The Dusk in Us. Apostando na inovação a composição é uma ilha de calmaria receosa dentro de um oceano raivoso. Emoldurada em um clima assombroso evolui de forma cadênciada até os berros frenéticos e padecentes "Dusk live within us, Darkness won't give up".
Ao criar um som cheio de textura o Converge consegue inovar dentro do hardcore preservando a essência musical do estilo. Frequentar listas de melhores do ano é fácil, difícil mesmo é ser uma das cabeças do movimento vanguardista que o hardcore adotou nessa década.
TrackList
1. A Single Tear 3:59
2. Eye of the Quarrel 2:14
3. Under Duress 3:42
4. Arkhipov Calm 2:53
5. I Can Tell You About Pain 2:23
6. The Dusk in Us 7:23
7. Wildlife 2:29
8. Murk & Marrow 3:01
9. Trigger 3:33
10. Broken by Light 1:46
11. Cannibals 1:15
12. Thousands of Miles Between Us 4:42
13. Reptilian 4:33
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As Obras Primas do Rock Nacional de acordo com Regis Tadeu
O brasileiro que andou várias vezes no avião do Iron Maiden: "Os caras são gente boa"
Os 11 melhores álbuns conceituais de metal progressivo, segundo a Loudwire
O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
31 discos de rock e heavy metal que completam 40 anos em 2026
O ícone do heavy metal que foi traficante e andava armado no início da carreira
A sincera opinião de Pitty sobre Guns N' Roses, System of a Down e Evanescence
O episódio que marcou o primeiro contato de Bruce Dickinson com "Stargazer", do Rainbow
A música do Metallica que Kirk Hammett quer deixar como lembrança de sua obra como guitarrista
A sumidade do rock nacional que expulsou Lobão de seu álbum solo
O conselho do pai de Steve Harris que o baixista preferiu ignorar
Pra tocar no Dream Theater, não dá pra estar no modo "deixa a vida me levar", segundo Rudess
Sebastian Bach reafirma ter sido convidado para se juntar ao Mötley Crüe
Os clássicos do rock que estão entre as músicas preferidas de Carlo Ancelotti

Converge anuncia novo álbum "Love is Not Enough" e lança faixa-título
Metallica: "Load" não é um álbum ruim e crucificável
Black Sabbath: Born Again é um álbum injustiçado?


