Converge: A vanguarda hardcore
Resenha - Dusk in Us - Converge
Por Marcelo Hissa
Postado em 11 de fevereiro de 2018
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Saindo de um hiato de 5 anos sem material inédito, o Converge conseguiu fazer de 2017 um ótimo ano para o hardcore com o lançamento de "The Dusk In Us". Frequentando várias listas de melhores do ano a banda vem cada vez mais estabelecendo um Hardcore progressivo com assinatura própria.
The Dusk in Us retoma exatamente no passo seguinte do álbum All We Love We Leave Behind. A Single Tear abre com a velocidade típica do hardcore mas sem a desordenação caótica musical e o seus riffs desconexos. Continua sim barulhento, mas há toda uma melodia que refrea nos momentos mais dramáticos e acelera no momentos de furor. Os vocais de Jacob Bannon são cheios de feelings e os coros gritados são carregados de uma autêntica impetuosidade. Em alguns momentos o som segue a linha mais tradicional do hardcore explosivo irado como as Eye of the Quarrel, I Can Tell You About Pain e Cannibals. O lado progressivo mostra o seu lado Math-metal intricado em Arkhipov Calm e Wildlife. Merecem destaque ainda Trigger com seu baixo que cria o sentido de cinesia músical, a Broken by Light com um pé em cima do Thrash metal e a Repitilian carregada de groove doom peçonhento. Mas o potencial sonoro máximo do álbum é na faixa auto-intitulada The Dusk in Us. Apostando na inovação a composição é uma ilha de calmaria receosa dentro de um oceano raivoso. Emoldurada em um clima assombroso evolui de forma cadênciada até os berros frenéticos e padecentes "Dusk live within us, Darkness won't give up".
Ao criar um som cheio de textura o Converge consegue inovar dentro do hardcore preservando a essência musical do estilo. Frequentar listas de melhores do ano é fácil, difícil mesmo é ser uma das cabeças do movimento vanguardista que o hardcore adotou nessa década.
TrackList
1. A Single Tear 3:59
2. Eye of the Quarrel 2:14
3. Under Duress 3:42
4. Arkhipov Calm 2:53
5. I Can Tell You About Pain 2:23
6. The Dusk in Us 7:23
7. Wildlife 2:29
8. Murk & Marrow 3:01
9. Trigger 3:33
10. Broken by Light 1:46
11. Cannibals 1:15
12. Thousands of Miles Between Us 4:42
13. Reptilian 4:33
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
Como uma canção "profética", impossível de cantar e evitada no rádio, passou de 1 bilhão
A música do Angra que Rafael Bittencourt queria refazer: "Podia ser melhor, né?"
A música feita pra soar mais pesada que o Black Sabbath e que o Metallica levou ao extremo
Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 1970 até 1999
Registro do último show de Mike Portnoy antes da saída do Dream Theater será lançado em março
O álbum "exagerado" do Dream Theater que John Petrucci não se arrepende de ter feito
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
A contundente opinião de Anders Fridén, vocalista do In Flames, sobre religião
25 bandas de rock dos anos 1980 que poderiam ter sido maiores, segundo o Loudwire
Max Cavalera só curtia futebol até ver essa banda: "Virei roqueiro na hora"
O guitarrista que Dave Grohl colocou acima de Jimi Hendrix, e que Brian May exaltou
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu


Converge anuncia novo álbum "Love is Not Enough" e lança faixa-título
Metallica: em 1998, livrando a cara com um disco de covers
Whitesnake: Em 1989, o sobrenatural álbum com Steve Vai


