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Diablo Swing Orchestra: vocalista estreia bem em ótimo disco

Resenha - Pacifisticuffs - Diablo Swing Orchestra

Por Victor de Andrade Lopes
Fonte: Sinfonia de Ideias
Postado em 29 de dezembro de 2017

Nota: 9 starstarstarstarstarstarstarstarstar

Depois de passar com louvor no teste de agradar fãs e crítica com sua mistura única de metal, rock, swing, jazz, música erudita e outros gêneros, o octeto sueco Diablo Swing Orchestra enfrenta agora o teste da troca de vocalistas, com Kristin Evegård entrando no lugar da gabaritada AnnLouice Lögdlund para o quarto álbum da banda, Pacifisticuffs.

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Originalmente previsto para acontecer em 2016, o "teste" acabou sendo adiado até o final deste ano. E a espera valeu (muito) a pena: eles não apenas tiraram de letra a questão da troca das vocalistas femininas, como entregaram simplesmente um dos melhores discos do ano.

A levada descontraída e direta ao ponto de "Knucklehugs (Arm Yourself with Love)" a torna uma ótima opção para abrir o álbum, mas é em "The Age of Vulture Culture" que o grupo começa a se mostrar de verdade, especialmente a nova vocalista, que deixa claro que usará um canto mais pop em vez da voz operática de sua antecessora. O ritmo reggaeton característico da faixa parece um sample do Calle 13 e temos aqui um dos melhores refrãos do disco.

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"Superhero Jagganath" mantém o nível lá em cima e entrega mais um grande refrão, já pedindo um coro dos fãs nos shows. A quase sem vida "Vision of the Purblind" é o primeiro de quatro breves instrumentais e prepara o terreno para o ótimo jazz dançante "Lady Clandestine Chainbreaker", que explora um pouco mais os vocais de Kristin e termina com alguns toques de dubstep, gênero que a banda explorou sem receios no encerramento de sua obra-prima "Justice for Saint Mary", lançada em 2012 no álbum anterior, Pandora's Piñata.

"Jigsaw Hustle", single divulgado lá em 2014 para apresentar a nova vocalista, reaparece aqui totalmente retrabalhado numa versão mais pesada que lembra a trilha sonora do jogo SEGA: Rally Revo. Mais um interlúdio quase sem vida ("Pulse of the Incipient") depois e chegamos à relativamente básica "Ode to the Innocent", levada apenas nas cordas e na voz de Kristin.

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"Interruption" é mais um destaque, um belo jazz metal em compasso ternário que vê a banda misturando a ala de cordas e metais com bastante peso. Ela é sucedida pelo melhor interlúdio, a peça erudita contemporânea e também ternária "Cul-de-Sac Semantics".

Na reta final, temos "Karma Bonfire", uma faixa forte que é a cara do Diablo Swing Orchestra; e "Climbing the Eyewall", um trabalho mais "sério" e com elementos de metal progressivo que emenda no outro "Porch of Perception", um curto e belo dueto de violão e banjo com sons de fazenda e natureza ao fundo que só peca por não se estender e mostrar o que o grupo poderia fazer com esse tipo de som.

Para uma banda que mistura tantas coisas diferentes, é surpreendente poder dizer que Pacifisticuffs soa coeso, a despeito dos interlúdios, e acessível, a despeito da excentricidade. Dá até para imaginar o álbum sendo executado na íntegra, com todos os membros tocando ao mesmo tempo em estúdio, o que parece impossível para um time de tantos músicos. Acredito que isto seja o que alguns chamam de "band-oriented album".

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É verdade que o estilo vocal de Kristin mudou alguns paradigmas para o octeto, mas a essência deles continua aqui: guitarras fortes; muitos sopros, metais e cordas intercalando momentos de destaque e de acompanhamento; constante atmosfera de cabaré com câmara; e um clima em geral bem humorado. Sem falar que a nova integrante teve um desempenho extremamente satisfatório, deixando-nos mais ansiosos para o que esses suecos farão no futuro do que receosos de como ela lidará com o material antigo, cantado por AnnLouice.

Um dos destaques de 2017, que infelizmente chegou tarde demais para as listas de fim de ano, que costumam sair já em novembro. Se bem que o som particular do Diablo Swing Orchestra possivelmente o faria ficar de fora dessas compilações, que geralmente favorecem lançamentos mais acessíveis. Mas repito: para um disco de uma banda tão extravagante sonoramente, não estamos diante de um material de difícil digestão.

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Com ainda não há vídeos do álbum, fique com a sua íntegra abaixo:
https://open.spotify.com/album/6VesKYf187PLb4kZSaVIZ8

Track-list:
1. "Knucklehugs (Arm Yourself With Love)"
2. "The Age of Vulture Culture"
3. "Superhero Jagannath"
4. "Vision of the Purblind"
5. 'Lady Clandestine Chainbreaker"
6. "Jigsaw Hustle"
7. "Pulse of the Incipient"
8. "Ode to the Innocent"
9. "Interruption"
10. "Cul-De-Sac Semantics"
11. "Karma Bonfire"
12. "Climbing the Eyewall"
13. "Porch of Perception"

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Sobre Victor de Andrade Lopes

Victor de Andrade Lopes é jornalista (Mtb 77507/SP) formado pela PUC-SP com extensões em Introdução à História da Música e Arte Como Interpretação do Brasil, ambas pela FESPSP, e estudante de Sistemas para Internet na FATEC de Carapicuíba, onde mora. É também membro do Grupo de Usuários Wikimedia no Brasil e responsável pelo blog Sinfonia de Ideias. Apaixonado por livros, ciências, cultura pop, games, viagens, ufologia, e, é claro, música: rock, metal, pop, dance, folk, erudito e todos os derivados e misturas. Toca piano e teclado nas horas livres.
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