Resenha - Great Southern Trendkill - Pantera
Por Leandro Fernandes
Postado em 03 de julho de 2017
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
"The Great Southern Trendkill", penúltimo disco de uma das bandas thrash mais influentes dos anos 90. O Pantera, juntamente com o Sepultura, lotavam festivais e shows em todo o canto do planeta por onde passavam. A banda aqui em questão possuía um estilo único em criar seu som, só de flertarem com o Glam em seu início, podem-se vangloriar de ser considerados como únicos em termos de inovação e criatividade.
Phil Anselmo e sua trupe possuíam algo peculiar e instigante em seus shows, a começar pelo carismático e respeitado por todos até os dias de hoje, Dimebag Darrell (R.I.P). Este disco já comemorou seu 20° aniversário e o mesmo mostrou ser um disco bem diversificado e mais agressivo.
Os clássicos discos no início dos anos 90 sempre terão seus merecimentos, mas este em especial conseguiu soar mais sujo e agressivo. Dimebag conseguiu impor mais rebeldia em seus riffs que se encontravam emaranhados aos seus belos solos, Phil impôs mais agressividade na voz e a excelente e pesada cozinha de Rex e Vinnie conseguiram variar insanidade com melodia, cujo o resultado final beirou a perfeição.
As onze composições do excelente "The Great…" se variam entre a agressividade como a faixa-título, que abre o disco, a seguinte, "War Nerve", que mostra mais melodia do que pancadaria, mas com riffs matadores e também mostra algo aproximado de uma melancolia como "10’s" (que música!). "13 Steps To Nowhere" é mais trabalhada e cadenciada, ao contrário de "Suicide Note Pt. I", onde pode-se fazer jus ao nome, algo completamente diferente do que já fora feito pela banda (variar era algo que os caras gostavam de fazer).
A continuação da faixa anterior já muda completamente o clima, pois "Suicide Note Pt. II" é um tapa na orelha desprovido de carinhos, como urrou Phil Anselmo por aqui! "Living Through Me (Hell’s Wrath)" é uma música mais arroz com feijão, ou seja, um pouco puxada para o Heavy Metal, seguiu um pouco assim para não se perder em meio ao disco. "Floods" não tem muito o que dizer pois se tornou um clássico da banda. "The Underground In America" e "(Reprise) Sandblasted Skin" encerram o disco da mesma forma que iniciou: sujo, insano e agressivo, adjetivos que acompanharam o Pantera até o fim. Há quem não goste da banda, fato que acontece com todas, mas respeito pela história e o que ela representa até hoje, temos que ter!
Phil Anselmo – Vocal
Dimebag Darrell – Guitarra
Rex Brown – Baixo
Vinnie Paul – Bateria
Músicas:
01. The Great Southern Trendkill (3:58)
02. War Nerve (4:53)
03. Drag The Waters (4:49)
04. 10’s (4:58)
05. 13 Steps To Nowhere (3:40)
06. Suicide Note Pt. I (4:56)
07. Suicide Note Pt. II (4:15)
08. Living Through Me (Hell’s Wrath) (4:51)
09. Floods (6:34)
10. The Underground In America (4:10)
Outras resenhas de Great Southern Trendkill - Pantera
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A reação de Dirk Verbeuren ao anúncio do fim do Megadeth
Shows que vão agitar São Paulo no segundo semestre de 2026.
Pearl Jam sobe ao palco pela primeira vez com Abe Laboriel Jr. na bateria
Com ex-membros do Primal Fear e Gamma Ray, Fearless V anuncia primeiro álbum
A única banda de metal que nem o Metallica conseguiu superar, conforme Regis Tadeu
Membro fundador do Gwar, Chuck Varga morre de câncer
A maior e melhor banda de metal de todos os tempos, segundo Jerry Cantrell
Os 5 melhores álbuns fora do metal de todos os tempos , segundo Kai Hansen
A superbanda com integrante dos Rolling Stones que Jimmy Page nunca esqueceu
A música que fracassou em inglês e virou um hit nacional dos anos 1960
É verdade que John Paul Jones toca piano em "She's a Rainbow", dos Rolling Stones?
Quando Eric Clapton viu pela TV o que era ser um verdadeiro músico de verdade
O ícone do rock nacional dos anos 00 que acordou do coma de dois meses falando espanhol
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
Ritchie Blackmore admite que reencontro com Deep Purple poderia ter desandado
Pantera: mais brutal e agressivo que muito black/death
Policial que matou assassino de Dimebag Darrell compartilha memórias da noite
Os 50 melhores riffs de metal e rock de todos os tempos, segundo a Guitar World
5 músicas de metal em que os últimos segundos são a melhor parte
Pantera ajudou a salvar o metal na década de 90, segundo Rob Halford
11 bandas de metal que são carregadas nas costas por um único integrante
5 músicas de metal que entregam o melhor momento nos primeiros 30 segundos
Richie Faulkner (Judas Priest) revela experiência com tabuleiro Ouija e CD do Pantera
Para Sebastian Bach, Pantera soava como uma mistura de ZZ Top com Slayer
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme


