Resenha - Great Southern Trendkill - Pantera
Por Leandro Fernandes
Postado em 03 de julho de 2017
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
"The Great Southern Trendkill", penúltimo disco de uma das bandas thrash mais influentes dos anos 90. O Pantera, juntamente com o Sepultura, lotavam festivais e shows em todo o canto do planeta por onde passavam. A banda aqui em questão possuía um estilo único em criar seu som, só de flertarem com o Glam em seu início, podem-se vangloriar de ser considerados como únicos em termos de inovação e criatividade.
Phil Anselmo e sua trupe possuíam algo peculiar e instigante em seus shows, a começar pelo carismático e respeitado por todos até os dias de hoje, Dimebag Darrell (R.I.P). Este disco já comemorou seu 20° aniversário e o mesmo mostrou ser um disco bem diversificado e mais agressivo.
Os clássicos discos no início dos anos 90 sempre terão seus merecimentos, mas este em especial conseguiu soar mais sujo e agressivo. Dimebag conseguiu impor mais rebeldia em seus riffs que se encontravam emaranhados aos seus belos solos, Phil impôs mais agressividade na voz e a excelente e pesada cozinha de Rex e Vinnie conseguiram variar insanidade com melodia, cujo o resultado final beirou a perfeição.
As onze composições do excelente "The Great…" se variam entre a agressividade como a faixa-título, que abre o disco, a seguinte, "War Nerve", que mostra mais melodia do que pancadaria, mas com riffs matadores e também mostra algo aproximado de uma melancolia como "10’s" (que música!). "13 Steps To Nowhere" é mais trabalhada e cadenciada, ao contrário de "Suicide Note Pt. I", onde pode-se fazer jus ao nome, algo completamente diferente do que já fora feito pela banda (variar era algo que os caras gostavam de fazer).
A continuação da faixa anterior já muda completamente o clima, pois "Suicide Note Pt. II" é um tapa na orelha desprovido de carinhos, como urrou Phil Anselmo por aqui! "Living Through Me (Hell’s Wrath)" é uma música mais arroz com feijão, ou seja, um pouco puxada para o Heavy Metal, seguiu um pouco assim para não se perder em meio ao disco. "Floods" não tem muito o que dizer pois se tornou um clássico da banda. "The Underground In America" e "(Reprise) Sandblasted Skin" encerram o disco da mesma forma que iniciou: sujo, insano e agressivo, adjetivos que acompanharam o Pantera até o fim. Há quem não goste da banda, fato que acontece com todas, mas respeito pela história e o que ela representa até hoje, temos que ter!
Phil Anselmo – Vocal
Dimebag Darrell – Guitarra
Rex Brown – Baixo
Vinnie Paul – Bateria
Músicas:
01. The Great Southern Trendkill (3:58)
02. War Nerve (4:53)
03. Drag The Waters (4:49)
04. 10’s (4:58)
05. 13 Steps To Nowhere (3:40)
06. Suicide Note Pt. I (4:56)
07. Suicide Note Pt. II (4:15)
08. Living Through Me (Hell’s Wrath) (4:51)
09. Floods (6:34)
10. The Underground In America (4:10)
Outras resenhas de Great Southern Trendkill - Pantera
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A opinião de Tony Iommi sobre "Heaven and Hell", clássico do Black Sabbath
Sepultura "rouba o show" no maior festival de heavy metal da Inglaterra, diz a Metal Hammer
A música mais pesada do Faith No More, segundo a Metal Hammer
O segredo que Jimmy Page escondia de seus amigos mais radicais
O álbum do Black Sabbath que a própria banda tentou impedir de ser lançado
Como Dave Mustaine entrou para o Metallica, segundo ele mesmo
David Gilmour aponta o maior guitarrista britânico de todos os tempos
Novo álbum de Bruce Dickinson não seguirá história de "The Mandrake Project"
Morte de Jeff Hanneman aproximou Tom Araya e Kerry King
As melhores músicas do Sepultura de todos os tempos, segundo Max Cavalera
Within Temptation deve levar músicos de apoio em próxima turnê
Baterista afirma ter orgulho do álbum "Native Tongue", do Poison
Os 50 melhores discos de todos os tempos, segundo a Classic Rock
O álbum que "comprou a liberdade" do Black Crowes
Johnny Ramone sentiu mais a morte de Dee Dee do que a de Joey Ramone

Pantera: mais brutal e agressivo que muito black/death

O melhor solo da história do thrash metal, segundo guitarrista do Machine Head
Os 10 maiores álbuns de heavy metal da história, segundo Ozzy Osbourne
O dia que Rob Halford viu clipe do Pantera e foi até estúdio de TV para conhecer Dimebag Darrell
Para Rob Halford, nunca existirá uma banda como o Pantera
5 músicas de metal que é impossível não reconhecer nos primeiros 3 segundos
Os 11 maiores solos com pedal wah da história do rock e metal, segundo a Loudwire
Os guitarristas mais influentes para Jonathan Donais (Anthrax, Shadows Fall)
RHCP: O monstro saiu da jaula com um de seus melhores trabalhos


