Resenha - Great Southern Trendkill - Pantera
Por Leandro Fernandes
Postado em 03 de julho de 2017
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
"The Great Southern Trendkill", penúltimo disco de uma das bandas thrash mais influentes dos anos 90. O Pantera, juntamente com o Sepultura, lotavam festivais e shows em todo o canto do planeta por onde passavam. A banda aqui em questão possuía um estilo único em criar seu som, só de flertarem com o Glam em seu início, podem-se vangloriar de ser considerados como únicos em termos de inovação e criatividade.
Phil Anselmo e sua trupe possuíam algo peculiar e instigante em seus shows, a começar pelo carismático e respeitado por todos até os dias de hoje, Dimebag Darrell (R.I.P). Este disco já comemorou seu 20° aniversário e o mesmo mostrou ser um disco bem diversificado e mais agressivo.
Os clássicos discos no início dos anos 90 sempre terão seus merecimentos, mas este em especial conseguiu soar mais sujo e agressivo. Dimebag conseguiu impor mais rebeldia em seus riffs que se encontravam emaranhados aos seus belos solos, Phil impôs mais agressividade na voz e a excelente e pesada cozinha de Rex e Vinnie conseguiram variar insanidade com melodia, cujo o resultado final beirou a perfeição.
As onze composições do excelente "The Great…" se variam entre a agressividade como a faixa-título, que abre o disco, a seguinte, "War Nerve", que mostra mais melodia do que pancadaria, mas com riffs matadores e também mostra algo aproximado de uma melancolia como "10’s" (que música!). "13 Steps To Nowhere" é mais trabalhada e cadenciada, ao contrário de "Suicide Note Pt. I", onde pode-se fazer jus ao nome, algo completamente diferente do que já fora feito pela banda (variar era algo que os caras gostavam de fazer).
A continuação da faixa anterior já muda completamente o clima, pois "Suicide Note Pt. II" é um tapa na orelha desprovido de carinhos, como urrou Phil Anselmo por aqui! "Living Through Me (Hell’s Wrath)" é uma música mais arroz com feijão, ou seja, um pouco puxada para o Heavy Metal, seguiu um pouco assim para não se perder em meio ao disco. "Floods" não tem muito o que dizer pois se tornou um clássico da banda. "The Underground In America" e "(Reprise) Sandblasted Skin" encerram o disco da mesma forma que iniciou: sujo, insano e agressivo, adjetivos que acompanharam o Pantera até o fim. Há quem não goste da banda, fato que acontece com todas, mas respeito pela história e o que ela representa até hoje, temos que ter!
Phil Anselmo – Vocal
Dimebag Darrell – Guitarra
Rex Brown – Baixo
Vinnie Paul – Bateria
Músicas:
01. The Great Southern Trendkill (3:58)
02. War Nerve (4:53)
03. Drag The Waters (4:49)
04. 10’s (4:58)
05. 13 Steps To Nowhere (3:40)
06. Suicide Note Pt. I (4:56)
07. Suicide Note Pt. II (4:15)
08. Living Through Me (Hell’s Wrath) (4:51)
09. Floods (6:34)
10. The Underground In America (4:10)
Outras resenhas de Great Southern Trendkill - Pantera
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Como é tocar com um ex-membro de Shaman e Angra, segundo Paulo Ricardo
A banda que vendeu milhões nos anos 70 e hoje não aparece nas listas de rock clássico
A música de Bruce Dickinson que tem riff no estilo Scorpions
A regra do Iron Maiden que Nicko McBrain quebrou e levou "uma bronca daquelas" de Steve Harris
O difícil feito na música que nem Paul McCartney conseguiu, segundo Paulo Ricardo
Nazareth abre a turnê brasileira em Vitória com clássicos de cinco décadas
O álbum de 1972 que Mick Jagger dos Rolling Stones disse não ter música ruim
O clássico dos anos 70 que para Slash tem o "melhor timbre de guitarra de todos os tempos"
A banda que Bono queria ver na MTV em 2005 incendiando "a imaginação de garotos de 16 anos"
Com Corey Glover (Living Colour) nos vocais, One Tribe Nation lança cover do Black Sabbath
"Foreign Tongues" se torna 16º disco dos Rolling Stones no topo da parada britânica
Sai Mario, entra Luigi: brasileiro assume temporariamente a bateria do Gojira
A canção de Alice Cooper que ajudou a mudar os rumos do rock nos anos 70
Buzz Osborne (Melvins) confessa zoar Mike Patton por influência no nu metal
Pantera: mais brutal e agressivo que muito black/death
5 músicas de metal que é impossível não reconhecer nos primeiros 3 segundos
Accept lança versão de "Balls to the Wall" com Rob Halford, Matthias Jabs e Rex Brown
Os 11 maiores solos com pedal wah da história do rock e metal, segundo a Loudwire
Os guitarristas mais influentes para Jonathan Donais (Anthrax, Shadows Fall)
10 músicas de metal internacional que estão na memória afetiva do brasileiro
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos


