Patrick Pedroso: Desvendando os segredos do Labirinto
Resenha - Labyrinth - Patrick Pedroso
Por Vitor Sobreira
Postado em 02 de junho de 2017
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Muitos ainda possuem algum receio, quando o assunto é álbum instrumental – principalmente de um guitarrista. Mas, nada mais justo do que ouvir e apreciar um trabalho digno de respeito, feito por quem realmente nasceu para o "negócio", não é mesmo? Pois bem, eis que o guitarrista Patrick Pedroso, lançou seu primeiro disco oficial, ‘Labyrinth’, em 2015, e se mostrou uma grata surpresa a esse seguimento (dentro do Metal), no Brasil.
São 11 faixas, em um pouco mais de meia hora de pura jornada sonora, sem exageros ou exibicionismos supérfluos, em um empolgante e diversificado Heavy Metal/Rock, com sutis referencias do Power e conduzido por uma ótima captação e produção sonora. O jovem músico Patrick, além de brilhar com a guitarra, também tocou violão, cuidou da produção (ao lado do baixista/guitarrista Marcos Janowicks) e de todas as composições (com exceção de "New Days", composta pelo tecladista Anghelo Rodrigues), além de ainda ter estampado a capa do trabalho e o encarte – cujas fotos e arte, são creditadas ao fotografo Paulo Belotto e ao designer gráfico João Duarte.
Após a concisa introdução "New Ways", sentimos a força do Metal Tradicional com "Rage of Storm", onde levadas rápidas e riffs certeiros tem seu espaço garantido – já sendo possível de perceber que ‘Labyrinth’ não é um trabalho comum, pois esbanja coesão – entre as partes executadas por cada músico e nas composições em si. "Only Ashes" e "Revolution" (esta última, com uma pequena e suave lembrança de Iron Maiden) se apresentam com um pouco mais de peso, para chegar em "New Days", que pode enganar por parecer uma espécie de "balada", com alguns instantes lembrando um pouco Steve Vai, mas não abrindo mão de riffs pesados em outros.
Até aqui, diversidade e precisão são as palavras de foco, e não virtuosismo ou técnicas mirabolantes, que só servem para fazer inveja em outros músicos. Dando continuidade, "Some Creations" e "The New World Was Born" podem remeter a algo de Joe Satriani (uma das prováveis influências para Patrick).
Se "inspiration" tem nome de música do sueco Yngwie Malmsteen, isso fica apenas no título mesmo, pois o músico presta um tributo à inspiração que o moveu a compor e gravar este trabalho, enquanto que "Visons of Time" apresenta uma sessão bem bonita de violões, para descambar no retorno da velocidade, quase predominante, do Tradicional/Power, mas ainda com quebras de ritmo (que poderia ter aparecido de novo, pelo menos no meio do álbum), juntamente com "Sounds of Mind", que mescla o Tradicional a arranjos suaves. Por fim, "Freedom" encerra o trabalho como ele começou: de forma concisa, sem enrolações enfadonhas, apenas com interessantes teclados e alguns dedilhados de violão.
Como o disco apresenta um clima mais direto, ficou faltando da parte do guitarrista Patrick Pedroso, apostar em novas distorções e efeitos, bem como em mais técnicas diferentes, que se domadas, e não forem guiadas para o lado experimental da coisa, surtiria ainda mais resultados positivos. No mais, estão todos de parabéns!
Formação:
Patrick Pedroso (guitarras e violão);
Marcos Janowitz (baixo);
Jarlisson Jaty (bateria);
Convidados:
Marcos Janowitz (guitarra solo)
Jaison Danielli (violão)
Karim Serri (guitarra solo)
Anghelo Rodrigues (teclados).
Faixas:
01. New Ways
02. Rage of the Storm
03. Only Ashes
04. Revolution
05. New Days
06. Some Creations
07. The New World Was Born
08. Inspiration
09. Visions of Time
10. Sounds of Mind
11. Freedom.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A maior canção já escrita de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
A melhor banda de rock progressivo de todos os tempos, segundo Geddy Lee
Bruno Sutter aposta alto e aluga o Carioca Club para celebrar 50 anos de Iron Maiden em São Paulo
Guns N' Roses fará 9 shows no Brasil em 2026; confira datas e locais
As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
O grupo psicodélico que cativou Plant; "Uma das minhas bandas favoritas de todos os tempos"
Com mais de 160 shows, Welcome to Rockville anuncia cast para 2026
"Estou muito feliz pela banda e por tudo que conquistamos", afirma Fabio Lione
Kiko Loureiro diz o que o levou a aceitar convite para reunião do Angra no Bangers Open Air
Quem é Alírio Netto, o novo vocalista do Angra que substituiu Fabio Lione
Abandonado pela banda em posto de gasolina, músico pede dinheiro para voltar pra casa
Sweden Rock Festival anuncia line-up com Iron Maiden e Volbeat entre os headliners
Sepultura anuncia último show na Europa
Bangers Open Air acerta a mão mais uma vez e apresenta line-up repleto de opções
João Gordo diz que era um "bolsominion homofóbico" e explica motivo
"Depressivo e entediante"; o álbum do Pink Floyd que David Gilmour não conseguiu ouvir
A famosa canção que marcou o começo do fim dos Beatles
"Ascension" mantém Paradise Lost como a maior e mais relevante banda de gothic/doom metal
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva



