Skillet: "Collide", o mais pesado e talvez melhor álbum da banda
Resenha - Collide - Skillet
Por Hananias Souza Santana
Postado em 29 de abril de 2017
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O SKILLET está hoje entre as principais bandas de rock alternativo do mundo. A banda ficou mais conhecida do grande público com "Comatose" de 2006 e chegou no auge do sucesso com o arrasa quarteirão "Awake", de 2009.
Porém esses caras já estavam na estrada a muito tempo, seu primeiro disco, homônimo, é de 1996. O SKILLET já passou por muitas fases diferentes, com sonoridades que remetem ao grunge, rock industrial, até chegar no estilo atual. Com um som mais comercial e muitas baladas, essa banda passa batido de muitos headbangers "true".
Entretanto acredito que alguns desses headbangers teriam uma opinião diferente sobre essa banda caso eles conhecessem "Collide". Esse disco foi lançado em 2003, e traz uma sonoridade diferente dos discos que lançaram a banda ao grande público. O grupo era formado na época por John L. Cooper no vocal e baixo, Korey Cooper nos teclados e guitarra, Ben Kasica na Guitarra e a excelente Lori Peters na Bateria.
Essa é a mesma formação que gravou Comatose, que marcou a despedida de Lori Peters como baterista. Em "Collide" vemos tudo o que ela pode fazer, ótima pegada, viradas inspiradas. Mas não é só ela que se destaca nesse disco, as guitarras estão absurdamente pesadas, os riffs são matadores, só lamento a ausência de solos, mas Kasica e Korey fizeram um trabalho memorável nas 6 cordas. Korey que também merece parabéns pelos ótimos arranjos nos teclados.
E John Cooper, vocalista, baixista e líder da banda, teve uma de suas melhores performances(senão a melhor) na história do grupo. Excelente linhas de baixo, e com uma presença que não existe nos discos posteriores(os baixistas tem tudo para adorar "Collide"). E o que dizer do vocal? John está insano, canta com uma energia e uma agressividade incríveis.
Resumindo, "Collide" é pesado, muito mais do que os discos atuais. Existem baladas, mas mesmo estas não são melosas como as mais recentes. Independente do peso, o disco é muito bom, entre os melhores(senão o melhor) do SKILLET. O bom gosto dos timbres e toda a pegada impressionam. O disco não conta com os tradicionais duetos(que já haviam surgido no disco anterior, "Alien Youth", entre John e Korey).
Pra quem só conhece a banda pelos últimos trabalhos vale muito a pena conhecer esse ótimo disco, e conhecer essa versão bem menos comercial do grupo.
Matéria publicada anteriormente em
http://culturapopbr.com/index.php/2017/04/25/conheca-collide-o-mais-pesadoe-talvez-o-melhor-album-do-skillet/
Faixas
"Forsaken" - 4:12
"Savior" - 4:33
"Open Wounds" 3:14 (Inclusa apenas na versão de 2004)
"A Little More" - 4:49
"My Obsession" - 5:00
"Collide" - 5:39
"Fingernails" - 5:06
"Imperfection" - 4:06
"Under My Skin" - 4:05
"Energy" - 3:56
"Cycle Down" - 4:00
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O hit da Legião Urbana que foi mal interpretado como apologia ao fascismo
U2 volta ao Brasil no início de 2027, diz portal de notícias
A criança que irritou Joey Ramone a ponto de inspirar um clássico dos Ramones
As quatro bandas que Dave Mustaine incluiria em um novo Big Four
A formação do Black Sabbath que não funcionou, na opinião de Geezer Butler
Regis Tadeu elege melhores e piores shows do primeiro fim de semana do Rock in Rio 2026
A música do Judas Priest que tem um dos solos "mais gloriosos" do metal, segundo Rob Halford
O ajuste que Bruno Sutter sugere para a voz de Bruce Dickinson no Iron Maiden
Os guitarristas que provocaram a primeira "explosão nuclear" musical na cabeça de Jeff Beck
As dez melhores músicas de thrash lançadas entre 2000 e 2020, segundo a Metal Hammer
Como o Aerosmith terceirizou a escrita da própria volta por cima nos anos 80
O disco do Slayer que é uma "resposta" ao pop punk feito por Green Day e Offspring
A carteirada de Tom Morello sobre Jimmy Page para ajudar o próprio filho
As duas músicas do Judas Priest que Rob Halford detesta: "Lixo, só clichês"
Por que Bruno Sutter votou contra levar o Massacration à Europa: "Não quero"

Relevante como nunca, Totalitär retorna após vinte anos com EP furioso
Herman Frank - O motor barulhento, rápido e construído para rodar
Entre nostalgia, legado e recomeços, Beseech apresenta seu 7º álbum de estúdio
Veterano Sacrifice mostra que continua afiado como nunca no ótimo "Volume Six"
O álbum pesado e melancólico do Soilwork que ajudou a salvar a minha vida
Black Sabbath: Born Again é um álbum injustiçado?


