RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

O membro dos Titãs que presenciou no local os atentados de 11 de setembro de 2001

Cinco bandas europeias de Heavy Metal que merecem mais atenção no Brasil

A música feroz que mostrou um ícone do movimento hippie bem distante do som daquela era

As 40 melhores power ballads da história segundo a Classic Rock

Como o Tenacious D fez uma música sobre a maior canção do mundo

A cantora de rock que não saía dos ouvidos de Wanessa Camargo: "Eu sugava essas artistas"

Chris Isaak ajudou o HIM a encontrar sua identidade musical, diz Ville Valo

Inscrições do ENEM abertas: quanto você tiraria na prova sobre rock?

O disco do Jethro Tull que Ian Anderson achava que passou do ponto e ficou complicado demais

Rascunhos do Roberto: (Re)Descobertas musicais de maio/2026

Mastodon toca a música "Your Ghost Again" pela primeira vez ao vivo

Ian Gillan explica o que faz de "Splat!" o álbum mais pesado do Deep Purple em anos

Mike Portnoy exalta performance de Anika Nilles em sua estreia no Rush

"Sem ele eu estaria na m...", Tarja Turunen fala sobre relação com o marido

A música do Led Zeppelin que a própria banda preferia esquecer


Eminence
Sepultura

Arcadia: O Duran Duran tentando ser o Roxy Music

Resenha - So Red The Rose - Arcadia

Por
Postado em 17 de abril de 2017

Nota: 10 starstarstarstarstarstarstarstarstarstar

O Duran Duran dominou o mundo pop na primeira metade da década de 80. Em 1985, entraram de férias, após o estouro do álbum e da turnê de Seven and the Ragged Tiger. Havia um motivo bem mais sério do que descanso, porém. Os meninos não se suportavam mais e os tabloides estavam pegando bem pesado com a vida excessiva de festas e drogas dos outrora Fab Five, de Birmingham. Andy e John Taylor formaram o power-roqueiro Power Sation.

Simon LeBon, Nick Rhodes e Roger Taylor usaram o tempo livre para desenvolver projeto paralelo, batizado de Arcadia, que rendeu apenas um álbum. Eles queriam ser levados mais à sério, e não apenas considerados um bando de meninos bonitos. Almejavam o respeito de um Japan, por exemplo, banda que sempre esteve nas sombras oníricas dos duranies. Basta comparar o visual de Nick, inspirado no do dandy David Sylvyan, vocalista do Japan (que por sua vez copiava Bowie, claro).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O vocalista, o tecladista e o baterista usaram sua influência, grana e contatos para reunir um quem-é-quem de convidados ilustres da época: Grace Jones, Sting, Herbie Hancock, David Gilmour e Carlos Alomar (guitarrista de David Bowie). O resultado foi o álbum So Red the Rose, nas palavras de LeBon, "o mais pretensioso jamais gravado".

A produção é típica do excesso oitentista de barulhinhos. Canções repletas de sininhos, miniexplosõezinhas, batidinhas, apitozinhos, raspadinhas.

So Red the Rose soa como Duran Duran tentando ser Roxy Music. A crítica malhou o trabalho e o próprio LeBon é irônico. É lugar comum dizer que So Red The Rose é o álbum mais artístico do ‘Duran Duran’. Sarcasmo para se referir ao fato de que os meninos podem ter pensado em fazer trabalho mais consistente, mas não davam o pulo do gato na vanguarda e experimentalismo, porque queriam estrelato e grana. E estavam atrelados a uma gravadora que esperava deles montanhas de lucro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Mais de três décadas depois, é hora de reconhecer que o álbum é um produto típico de seu tempo e apresenta boas canções. Não merecia cair no esquecimento. Election Day é uma das coisas mais sexy da década, com sua forte batida funkeadaa e os vocais manhosos de Simon. El Diablo é joia da superprodução da década: os teclados imitam flautas andinas e simulam rufar de asas e canto de pássaros para criar o clima de latinitidad fake que evoca o título espanhol, enquanto LeBon pede ao demo que lhe venda a alma de volta. Além disso, há violinos, som de bolinha quicando e muito mais detalhes. Prato cheio para detratores. The Promisse tem backing vocals de Sting – então com a moral nas alturas entre os críticos – e longa sessão instrumental, atípica em álbuns pop e representante da assepsia de estúdio. Lady Ice é balada dramática, fustigada por teclados e efeitos grandiloquentes, que, se bem ouvida, revelará citações a efeitos presentes em outras faixas, como Election Day e a vinheta instrumental Rose Arcana.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Para comemorar as bodas de prata de So Red the Rose foi lançada edição de luxo comemorativa em 2010. Um box com 2 CDs e um DVD. O CD 1 traz o álbum original, acrescido de 7 bônus; o CD 2 traz 12 gravações raras. É um monte de remixes, demos e versões extended, que devem interessar apenas aos fãs mais xiitas do álbum. Exceção para Say the Word, canção não constante do LP original e que traz a semente de A View to a Kill, tema do filme do 007, de 1987, composta pelo Duran Duran. O DVD traz clipes e Making Ofs (também para fãs mais exaltados).

A arcádia literária do século XVIII era informada pelo bucolismo pastoril e pelos tropos do fugere urbem, da inutilia truncat e da aureas mediocritas. O fugaz Arcadia apostou no reverso, com sua maquiagem pesada, cabelos elaborados, produção beirando ao preciosismo rococó, alta dramaticidade contrastada com assepsia e total urbanidade. Pura pose. Como os cultos poetas urbanos árcades se fingindo de rústicos pastores…

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Assistir vídeo no YouTube

Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Stamp


publicidadeRogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Roberto Rillo Bíscaro

Roberto Rillo Bíscaro é professor universitário e edita o Blog do Albino Incoerente desde 2009.
Mais matérias de Roberto Rillo Bíscaro.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 3 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS