4drive: Rock versátil com potencial para mais experimentações

Resenha - Recycle - 4drive

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Victor de Andrade Lopes
Enviar correções  |  Comentários  | 

Nota: 7

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.

Depois de 15 anos de estrada, finalmente a banda 4drive de Americana-SP lança seu cartão de visitas: Recycle, CD com dez músicas autorais produzido pelo próprio grupo e Guilherme Malosso.

5000 acessosChris Cornell: relatório policial descreve últimas horas e morte5000 acessosFotos de Infância: Avril Lavigne

A música do trabalho consegue variar bastante sem fugir muito do que se poderia chamar de, digamos, pop rock alternativo. Embora os seis rapazes citem bandas como Pantera, Metallica, Iron Maiden e Led Zeppelin como influências, é possível notar casos bem mais particulares em algumas faixas.

Por exemplo, o início do álbum é um pouco mais calmo e melódico, com lampejos de Nickelback em 'Madman' e Creed em 'Feeding Memories'. Em 'In the Game', 'Spacetime Theory', 'Voiceless' e 'Owe You', contudo, temos o ponto alto do lançamento, com sofisticadas roupagens levemente grungeísticas que conferem mais peso e maturidade ao som do sexteto. E mais do que isso: o sampler Pedro Konishi começa a se mostrar mais, o que dá um toque de autenticidade ao sexteto.

O interlúdio eletrônico 'Catch Fire' encerra essa parte mais experimental do disco e o coloca em sua reta final, onde ele volta a ser mais cru com as emocionais e lentas 'Rain' e 'Highlander'.

O som genérico e acessível do grupo demonstrado em Recycle pode ajudá-lo a conquistar espaço mais facilmente, penetrando em rádios e circuitos de shows diversos. Talvez não tenham o peso e a influência clássica necessários para atingir a camada mais tradicionalista dos roqueiros tupiniquins, mas há mercado de sobra para eles, sabendo explorar.

O trunfo do 4drive é uma aptidão para fazer rock diverso com instrumentação respeitável e vocais verdadeiramente bons. Usar tais qualidades - que nem toda banda nova de rock nacional tem - para ampliar o leque de experimentações pode ser uma cartada certeira para abrir espaço próprio ainda maior no concorrido e enxuto mercado do rock brasileiro.

Abaixo, o vídeo de 'Madman':

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Track-list:
1. 'Something There'
2. 'Madman'
3. 'Fading Memories'
4. 'In the Game'
5. 'Spacetime Theory'
6. 'Voiceless'
7. 'Owe You'
8. 'Catch Fire (Interlude)'
9. 'Rain'
10. 'Highlander'

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Outras resenhas de Recycle - 4drive

414 acessos4Drive: O disco é de fato impressionante107 acessos4Drive: Um Rock Alternativo de respeito...

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "4drive"

Chris CornellChris Cornell
Relatório policial descreve últimas horas e morte

Fotos de InfânciaFotos de Infância
Avril Lavigne muito antes da fama

MetallicaMetallica
As extravagâncias da banda para tocar no Rock in Rio

5000 acessosRita Lee: Ela participou de suruba com o Yes e furtou a cobra de Alice Cooper5000 acessosJudas Priest: 10 fatos que comprovam que eles são Heavy Metal5000 acessosYngwie Malmsteen: primeira namorada fala sobre o guitarrista5000 acessosDave Mustaine: ele peitou Phil Anselmo pra proteger Nick Menza5000 acessosMax Cavalera: as drogas e desatinos do período com o Sepultura5000 acessosRegis Tadeu: ninguém é tão retardado para desprezar o "Master"

Sobre Victor de Andrade Lopes

Victor de Andrade Lopes é jornalista (Mtb 0077507/SP) formado pela PUC-SP e membro do Grupo de Usuários Wikimedia no Brasil. Paulistano e morador de Carapicuíba (Granja Viana), tem um blog de resenhas musicais e outros assuntos chamado Sinfonia de Ideias. Apaixonado por livros, ciências, cinema, games, viagens, ufologia, e, é claro, música: rock, metal, pop, dance, folk, erudito e todos os derivados. Além de ouvir, também toca piano e teclado, compondo algumas bobagens de vez em quando.

Mais matérias de Victor de Andrade Lopes no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online