Sabaton: um dos melhores discos da carreira dos suecos
Resenha - Last Stand - Sabaton
Por Junior Frascá
Postado em 10 de dezembro de 2016
Não há como negar que o SABATON, hoje, é uma das grandes bandas do metal mundial, alcançando degraus mais altos em sua carreira a cada lançamento, e contendo uma legião de fãs ao redor do mundo, inclusive em terras tupiniquins. E "The Last Stand" vem para provar toda essa grandiosidade da banda, sendo desde já um dos melhores discos já lançados pelos suecos.
Com a nova formação estabilizada com Joakim Brodén - Vocais, Pär Sundström - Baixo, Thobbe Englund - Guitarras, Chris Rörland - Guitarras e Hannes Van Dahl - Bateria, a banda nos mostra um poder de fogo violento neste novo trabalho.
Percebe-se logo de cara que aquele clima épico e bombástico tão típico da banda aqui ganha realces ainda mais megalomaníacos (no melhor sentido do termo), sendo que cada uma das faixas aqui presentes são viciantes e grudentas ao extremos, sendo impossível não sair por ai cantarolando-as logo após a primeira audição.
E, até por isso, "The Last Stand" é o disco mais melódico do SABATON. Todavia, em contrapartida, também é um dos discos menos pesados dos caras, pois esse clima épico mais evidente acabou deixando de lado um pouco o trabalho de guitarras. Veja bem, eu disse "um pouco", pois Thobbe e Chris ainda fazem um trabalho excelente, como na ótima "Shiroyama", mas mais discreto do que em registros anteriores.
Porém, isso acabou não fazendo muita diferença por aqui, pois, como dito, o clima épico fez toda a diferença, e o equilíbrio orgânico do trabalho é o que sobressai.
Vale citar também que a temática bélica abordada pela banda tematicamente está mais abrangente, tratando de assuntos como a guerra de Sparta, a história de samurais e outros, sendo uma verdadeira aula de história, tudo com muito bom gosto.
Não vou indicar destaques em relação às faixas, pois todas (isso mesmo, TODAS) são viciantes, e merecem ser ouvidas à exaustão, com a devida atenção por parte do ouvinte.
Não há como não mencionar, por fim, a brilhante produção de Peter Tägtgren (HYPOCRISY, PAIN), que conseguiu deixar transbordar toda a energia da banda.
Além das 11 faixas regulares do álbum, a versão nacional traz ainda dois excelentes covers, para "Camouflage", de Stan Ridgway, e "All Guns Blazing", do JUDAS PRIEST (essa última em especial ficou matadora).
E, se não bastasse tudo isso, a Shinigami Records aprontou novamente, lançando no mercado nacional além da versão regular do álbum, uma versão especial, contendo como bônus um DVD com um show da banda em Nantes, na França,, com nada menos que 19 faixas, onde é possível se constatar toda a energia da banda ao vivo, que chega a ser surreal.
Precisa dizer mais para comprovar que se trata de um item mais que indispensável em sua coleção?
The Last Stand - Sabaton
(Shinigami Records - 2016)
CD
1. Sparta
2. Last Dying Breath
3. Blood of Bannockburn
4. Diary of an Unknown Soldier
5. The Lost Battalion
6. Rorke's Drift
7. The Last Stand
8. Hill 3234
9. Shiroyama
10. Winged Hussars
11. The Last Battle
12. All Guns Blazing (JUDAS PRIEST cover)
13. Camouflage (Stan Ridgway cover)
DVD – Live In Nantes, France 2016
1. The March to War
2. Ghost Division
3. Far from the Fame
4. Uprising
5. Midway
6. Gott Mit Uns
7. Resist and Bite
8. Wolfpack
9. Dominium Maris Baltici
10. Carolus Rex
11. Swedish Pagans
12. Soldier of 3 Armies
13. Attero Dominatus
14. The Art of War
15. Wind of Change
16. To Hell and Back
17. Night Witches
18. Primo Victoria
19. Metal Crüe
Comente: Qual a sua opinião sobre o novo álbum do Sabaton?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A canção do Metallica que ainda emociona James Hetfield toda vez que ele a escuta
A música do Yes que serviu de inspiração para Dream Theater e Sepultura
Metallica anuncia mais 12 datas da tour M72 para 2027
"Nunca compusemos juntos" - Roger Waters explica sua parceria com David Gilmour no Pink Floyd
Regis Tadeu finalmente explica detalhe do Iron Maiden que fãs discutem há 20 anos
Regis Tadeu explica por que show final do Sepultura foi para um lugar menor
As 10 músicas de Elton John que são as preferidas de Zakk Wylde
Angus Young (AC/DC) autografa bebê no Canadá
A mensagem escondida na intro de "Hell Awaits", clássico do Slayer
Como a opinião de James Hetfield sobre Lars Ulrich mudou ao longo dos anos
Ouça música que Keith Richards gravou para trilha de "Grand Theft Auto VI"
O artista dos anos 1960 muito à frente dos Rolling Stones, segundo Mick Jagger
Disco novo do Anthrax tem música que mistura Slayer e Metallica da era "Load"
As bandas que mais inspiraram o lado pesado do Queen, segundo Brian May
A canção da Legião Urbana sobre a qual Dado Villa-Lobos errou em seu livro
O dia que Renato Russo recebeu craque do tetra no camarim e o comparou a Ayrton Senna
João Gordo relembra rolê histórico com Kurt Cobain e Flea em bar paulista
A crítica de Raul Seixas ao rock brasileiro anos 80: "Pegam baixo e ficam dando uma nota só"

Relevante como nunca, Totalitär retorna após vinte anos com EP furioso
Herman Frank - O motor barulhento, rápido e construído para rodar
Entre nostalgia, legado e recomeços, Beseech apresenta seu 7º álbum de estúdio
Veterano Sacrifice mostra que continua afiado como nunca no ótimo "Volume Six"
O álbum pesado e melancólico do Soilwork que ajudou a salvar a minha vida
Black Sabbath: Born Again é um álbum injustiçado?



