Matérias Mais Lidas


Country Music: trio de "íconas" em box-set imperdível

Resenha - Complete Trio Collection - Dolly Parton, Emmylou Harris e Linda Ronstadt

Por Roberto Rillo Bíscaro
Postado em 02 de novembro de 2016

Nota: 10 starstarstarstarstarstarstarstarstarstar

Fãs de pop/rock não deveriam ter preconceito contra música country. No caso do rock’n’roll, foi sua fusão com gêneros negros como o blues que tornou possível a existência de artistas de Elvis a Ghost. Há desde os casos explícitos de roqueiros que lançaram material country, como Robert Plant, até influência forte: como classificar o dedilhado da guitarra do progressivo Steve Howe, em The Clap ou de um dos pais do indie rock, Johnny Marr, em I Want The One I Can’t Have? A aproximação com o pop vai desde a impossibilidade de se dizer se tal balada é country ou não, até traços explícitos como na infecciosa Karma Kameleon, do oitentista Culture Club ou em algumas canções dos dois últimos álbuns da diva R’n’B K. Michelle.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 1

Música de alta qualidade desconhece fronteiras de gênero e não deveria sofrer preconceito. Ponto. Ainda mais quando 3 ícones se unem, como aconteceu em 1987, quando Dolly Parton, Linda Ronstadt e Emmylou Harris lançaram seu primeiro álbum colaborativo, Trio. Já acostumadas a transpor linhas que supostamente dividem subgêneros, essas mulheres têm CV invejável. Juntas já venderam mais de 200 milhões de álbuns em carreiras que têm sobrevivido décadas e modismos mesmo dentro de seu mundo country. Em 1998, saiu Trio II e desde então nenhuma colaboração.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 2

Se não fosse pelos sensíveis ouvidos caninos, era para se saudar com rojões o lançamento de The Complete Trio Collection, dia 3 de setembro, pela Rhino Records. O CD triplo reúne os 2 álbuns e 20 mixes alternativos ou gravações jamais lançadas das senhoras cantando juntas. Não é bem "complete", porque ficaram de fora um par de gravações dos 70’s, mas, mesmo assim não dá para reclamar demais. O material é excepcional.

O CD 1 traz a versão remasterizada das 11 canções do fundamental Trio. O que o torna clássico – dentre tantas coisas – é a sapiência de ter escapado da sonoridade entulhada da década, o que não lhe impõe a pecha "um produto de seu tempo". Trio, em sua sublime acusticidade de violões e banjos, é aula magna de country, folk, bluegrass, harmonias vocais celestiais (confira Making Plans, The Pain Of Loving You; quase bobagem indicar essa ou aquela) e melodias lindas de viver, como em To Know Him Is To Love Him, que faz sorrir com a linda letra romântica e mostra como as baladas 50’s são devedoras da country music. Farther Along é puro spiritual; Rosewood Casket poderia tranquilamente constar de algum álbum de folk progressivo britânico à The Amazing Blondel; Telling Me Lies agrada a quem passou pelas baladas easy listening dos 70’s e 80’s e percebe o débito desses estilos ao country e I’Ve Had Enough apenas com seu silêncio de piano dinamita a fronteira: quem diz que aquilo é country? Poderia estar em trilha da Broadway ou de desenho da Disney. E quem diz que é realmente importante saber se é tal ou tal subgênero? O negócio é ouvir essa obra-prima.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 3

Embora gravado anos antes, Trio II saiu apenas na aurora de 1999 e não gerou singles de sucesso, porque àquela altura as 3 estavam "velhas demais" pra programação das rádios country ou da CMT (Country Music Television, que na época abriu o sinal durante meses pra quem tinha antena parabólica aqui no Brasil, então conferi um pouco da programação). Artisticamente, o álbum por pouco não é obra-prima como seu mano mais velho. O clima telúrico do country, folk e bluegrass predominante em Trio convive com um par de faixas mais próximas do country pop ou do que rolava na CMT à época, como He Rode All The Way To Texas. Sem purismo, essas faixas são boas, mas destoam da essência do que se esperava do Trio. The Blue Train caberia num álbum oitentista de Ronstadt ou da Carly Simon ou dos Pretenders. Nada contra, mas nada tem a ver com a beleza quase de endoidecer de números como High Sierra, aí sim, vemos o diferencial e a potência de harmonização da Parton, Harris e Ronstadt. Feels Like Home poderia estar num trabalho da Rita Coolidge, mas só Emmylou Harris pode levar You’ll Never Be The Sun à estratosfera sem alarde. Enfim, as três são tão boas que um Trio "inferior" ainda é 100% aproveitável.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 4

Corriqueira nessas box-sets escarafunchadoras de baú a presença de faixas que só podem agradar a fãs obcecados. Versões que ouvintes casuais sequer conseguem distinguir das originais, canções deixadas de lado pelo óbvio motivo de serem fracas/ruins, remixes tediosamente longos ou que desconstroem a melodia, gravações ao vivo pra encher linguiça. Nada disso se passa no também remasterizado CD 3 de The Complete Trio Collection. São 20 faixas de aproveitamento também 100%. As mixagens alternativas das músicas presentes em Trio e II são quase tão boas quanto as escolhidas para os álbuns; apenas diferentes. Chega a espantar a fartura do material que tinham para escolher, porque as inéditas são igualmente mortíferas, vide Waltz Across Texas Tonight e Pleasant As May, com sua linda letra dizendo que o frio dezembro setentrional fica prazeroso como o tépido maio, ao lado do mozão. Se o spiritual Softly And Tender, por exemplo, tivesse constado do álbum de ’99, esse seria mais homogêneo e atingiria o status do primeiro, tamanha a suave força desse material inédito. Aproveitando o ensejo, os curadores incluíram colaborações esporádicas das 3, ausentes dos 2 álbuns. Se você ouvir no fone de ouvido o bung bung bung bung da popice 50tista de Mr. Sandman ficará arrepiado com a harmonização por uns bons minutos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 5

Infelizmente essa mágica tem chance quase zero de se repetir, uma vez que o Parkinsou aposentou Linda Ronstadt. Mas essa trinca de CDs está aí; legado dessas mulheres, que, independentemente do gênero musical, devem ser ouvidas, porque têm universos a ensinar.

Tracklist:

Disc One – Trio
1. "The Pain of Loving You"
2. "Making Plans"
3. "To Know Him Is To Love Him"
4. "Hobo's Meditation"
5. "Wildflowers"
6. "Telling Me Lies"
7. "My Dear Companion"
8. "Those Memories of You"
9. "I've Had Enough"
10. "Rosewood Casket"
11. "Farther Along"
Disc Two – Trio II
1. "Lover's Return"
2. "High Sierra"
3. "Do I Ever Cross Your Mind"
4. "After the Gold Rush"
5. "The Blue Train"
6. "I Feel the Blues Movin' In"
7. "You'll Never Be The Sun"
8. "He Rode All The Way To Texas"
9. "Feels Like Home"
10. "When We're Gone, Long Gone"
Disc Three - Bonus Material
1. "Wildflowers" (Alternate Take unreleased 1986)
2. "Waltz Across Texas Tonight" (Unreleased 1994)
3. "Lover's Return" (Alternate Mix - Unreleased)
4. "Softly and Tenderly" (Unreleased 1994)
5. "Pleasant As May" (Unreleased 1986)
6. "My Dear Companion" (Alternate Take 1986)
7. "My Blue Tears" (Unreleased 1998)
8. "Making Plans" (Alternate Take 1986)
9. "I've Had Enough" (Alternate Mix 1986)
10. "Grey Funnel Line" (Unreleased 1986)
11. "You Don't Knock" (Unreleased 1986)
12. "Where Will the Words Come From" (Unreleased 1985)
13. "Do I Ever Cross Your Mind" (Dolly Lead - Alternate Take 1994)
14. "Are You Tired of Me" (Unreleased 1986)
15. "Even Cowgirls Get the Blues"
16. "Mr. Sandman"
17. "Handful of Dust" (Unreleased 1993)
18. "Calling My Children Home" (Unreleased Acapella Version 1986)
19. "White Snow" (Unreleased 1986)
20. "Farther Along" (Alternate Mix 1986)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 6
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Siga e receba novidades do Whiplash.Net:

Novidades por WhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps




publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Luan Lima | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Roberto Rillo Bíscaro

Roberto Rillo Bíscaro é professor universitário e edita o Blog do Albino Incoerente desde 2009.
Mais matérias de Roberto Rillo Bíscaro.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIAR NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS