David Gilmour: Sinta a poesia e viaje na música do guitarrista
Resenha - Rattle That Lock - David Gilmour
Por Ricardo Pagliaro Thomaz
Postado em 12 de outubro de 2016
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O guitarrista David Gilmour retornou em Setembro do ano passado, com um novo álbum. Nem o fim do Floyd impediu que Gilmour e Waters continuassem suas bem-sucedidas carreiras solo. Sorte nossa. Durante este tempo, ainda não tive como falar sobre esta nova obra-prima de 2015. A carreira solo de Gilmour, apesar de bastante curta e espaçada, conta com ótimos discos. Sempre achei que Gilmour tinha uma aura musical que se destacava de qualquer outro membro do Floyd, o mesmo se aplica ao trabalho de Waters. Mas as influências mais jazzísticas do guitarrista sempre chamaram mais minha atenção.
David Gilmour - Mais Novidades
Hoje, pegando novamente o disco novo dele, que já havia adquirido no começo do ano, me pego acolhido pelas suas magníficas melodias. O novo trabalho, Rattle That Lock, vem novamente permeado com estas influências jazzísticas e o estilo inconfundível que caracterizou toda a obra do cara. As melodias macias como a brisa, os solos bem escritos e vagarosamente polidos de sua expressiva guitarra, os arranjos absurdamente bem elaborados, enfim, toda a gama do espectro de seu trabalho. Não deveríamos esperar menos de um veterano como ele.
O álbum abre com a mensagem de liberdade expressa tão bem na esplêndida capa do disco, na dobradinha entre a introdução "5 A.M." seguida da faixa título, "Rattle That Lock" ironicamente, peguei o disco para degustar exatamente às 5 horas da manhã, enquanto me preparava para viajar a trabalho e às 17 horas novamente, em meu carro, enquanto relaxava de um cansativo dia. São composições que já se esperam ouvir de Gilmour, o beabá tradicional de seu inconfundível estilo.
O pausado e contemplativo piano introduz "Faces Of Stone", uma música que abre como uma balada e toma um ritmo com um arranjo meio circense. A letra e a atmosfera vem carregadas com aquela aura de nostalgia de tempos remotos e tom melancólico. A contemplativa "A Boat Lies Waiting" te faz sentir como se estivesse ao lado de um navegante, em meio a um calmo riacho, contemplando a imensidão do horizonte, e te encanta com o trabalho de coral de Gilmour, te levando de volta para os anos 70, à sonoridade de Dark Side Of The Moon, e a próxima, a jazzística "Dancing Right In Front Of Me" nos brinda com os arranjos arrojados e dançantes de Gilmour e sua banda.
O assobio suave de "In Any Tongue" introduz esta lenta, atmosférica, pausada e maravilhosa composição com elementos clássicos e muita melancolia. "Beauty" é a instrumental do disco, e mais uma vez vou de encontro ao arrojo e categoria instrumental de Gilmour que sempre baixam minhas defesas, me fazendo ser tragado pela malha sonora e viajar ao som da melodia. "The Girl in the Yellow Dress" é mais uma linda composição bem jazzística.
"Today" é mais roqueira, e tem todo o DNA Floydiano que caracteriza o trabalho dos caras nos anos 90, ou do disco anterior de Gilmour, On An Island. Finalmente, "And Then...", a instrumental arrastada e lindamente arranjada que fecha o álbum, te faz imaginar Gilmour andando em direção ao horizonte com sua guitarra e, como diz o próprio título que significa "e então...", colocando uma dúvida no desconhecido futuro, que talvez venha a acontecer, deixando uma janela aberta para algo mais que possa vir por aí.
"Chacoalhe esta fechadura"; esta é a mensagem do título do álbum. E como Gilmour nunca falha em nos presentear com a perfeição sonora que é sua irretocável carreira, eu recomendo aqui a você, que faça exatamente isso em sua pequena gaiola onde se aprisiona no desconhecimento musical desta nova obra de Gilmour. Chacoalhe, liberte-se! Sinta a poesia das notas do guitarrista e viaje em sua música.
Rattle That Lock (2015)
(David Gilmour)
Tracklist:
01. 5 A.M.
02. Rattle That Lock
03. Faces of Stone
04. A Boat Lies Waiting
05. Dancing Right in Front of Me
06. In Any Tongue
07. Beauty
08. The Girl in the Yellow Dress
09. Today
10. And Then...
Selos: Columbia
Discografia anterior:
- Metallic Spheres (The Orb feat. David Gilmour) (2010)
- On an Island (2006)
- About Face (1984)
- David Gilmour (1978)
Site oficial: www.davidgilmour.com
Para mais informações sobre música, filmes, HQs, livros, games e um monte de tralhas, acesse também meu blog:
http://acienciadaopiniao.blogspot.com.br
Outras resenhas de Rattle That Lock - David Gilmour
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rock in Rio anuncia lineup dos palcos principais nas duas noites voltadas ao rock
Com câncer raro e agressivo, Ginger Wildheart anuncia que não fará tratamento
Sepultura não tocará seus maiores clássicos no show do Rock in Rio
As 10 melhores bandas de thrash metal de todos os tempos, segundo o Loudwire
A banda brasileira que "faz o Sepultura parecer o Bon Jovi", segundo a Metal Hammer
O cantor que Brian Johnson do AC/DC acha a voz bonita demais para competir: "Não é justo"
Guns N' Roses anuncia show abrindo fim de semana da Fórmula 1 em Miami
Mike Portnoy explica por que nunca se ofereceu para substituir Neil Peart no Rush
O maior frontman da história do rock, de acordo com o Loudwire
A melhor música de "No Prayer for the Dying", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
A música que Angus Young diz resumir o AC/DC; "a gente estava ralando, fazendo turnê demais"
A reação de Lemmy Kilmister quando gravadora sugeriu que Motörhead gravasse um rap
Liquidação do Banco Master adiou quase 50 shows de produtora especializada em metal
Assista o trailer de "Burning Ambition", documentário oficial do Iron Maiden
A exigência de John Petrucci que Mike Portnoy aceitou ao voltar para o Dream Theater
Ian Anderson (Jethro Tull) volta a citar brasileiros como público desrespeitoso em shows
Tony Iommi redescobriu banda dos anos 70; "não gostava muito naquela época"
A música da Legião Urbana que Renato Russo fez para seu último namorado

David Gilmour: Rattle That Lock é estupendo e fascinante
Quando David Gilmour teve que ouvir "música comercial" para gravar um disco do Pink Floyd
Fã desembolsa equivalente a R$ 76 milhões por guitarra de David Gilmour
Zakk Wylde e David Gilmour discordam sobre o que poderia ter estragado "Dark Side"
O solo de guitarra ligado ao Pink Floyd que David Gilmour disse não fazer sentido algum



