Ian Anderson (Jethro Tull) volta a citar brasileiros como público desrespeitoso em shows
Por João Renato Alves
Postado em 04 de abril de 2025
O vocalista e flautista Ian Anderson, líder do Jethro Tull, concedeu entrevista ao canal Laura Steele Media. Durante a conversa, falou sobre como se sente em relação ao comportamento do público nos shows atuais da banda. Para tal, buscou um parâmetro no teatro. Ele disse, conforme transcrição do Blabbermouth:
"Posso dar um exemplo de como no teatro de Londres, hoje em dia, eu conheço muitos atores que ficam realmente chateados. Eles entram no palco em uma peça e há pessoas pegando seus celulares e tentando filmar ou tirar selfies no meio de um drama teatral sério. Posso entender bem o fato de ficarem perturbados. Tudo vale na mente de algumas pessoas, mas você tem que ter respeito pelos artistas, pela sensibilidade do ambiente e do que se trata.

Então, comer pipoca durante uma peça de Shakespeare não é realmente uma coisa boa, muito menos pegar seu telefone e fazer o que for. Isso acontece, mesmo em Londres e no palco do teatro para dramas sérios, tradicionais e importantes. Em concertos, depende de quem é o artista e onde ele está."
O músico ainda fez uma saudação à tradicional casa de espetáculos da capital inglesa que se tornou sua preferida justamente pela postura da plateia. "Eu costumo tocar para plateias sentadas, como fiz muitas vezes no Royal Albert Hall. Nunca vi pessoas assobiando, gritando ou sendo desagradáveis lá. Mas isso muda com o tempo e com as mudanças de atitudes, particularmente em relação ao uso de celulares e particularmente o grau em que as pessoas farão barulho próprio, especialmente nos momentos de silêncio."
E assim como havia feito anteriormente, o artista mencionou os brasileiros com desagravo. "Estive no Brasil ano passado e tinha esquecido o quão barulhentos os brasileiros são e às vezes não de uma forma agradável. Eles assobiarão e gritarão. Se você tocar uma música e apenas uma pessoa na plateia pensa, 'Oh, eu não gosto dessa', então eles vaiam. Mas as pessoas farão isso e realmente não é uma coisa legal."
No início do ano, em entrevista que pode ser lida na íntegra clicando aqui, Anderson já havia mencionado o público brasileiro como um dos que tem o tipo de comportamento que o incomoda. "Posso citar o Brasil, por exemplo, onde o público acha que é aceitável assobiar, gritar, vaiar e berrar os nomes das músicas que quer ouvir. Quero dizer, eu acho isso incrivelmente rude e realmente não gosto. Não acontece em todos os shows que fiz no Brasil, mas encontrei isso algumas vezes no ano passado, quando estive em turnê por lá, e é assim que eles são."
O britânico finalizou deixando claro que os comentários se referem a apresentações da própria banda, não valendo o mesmo para outras. "Se você for ver o último show do Black Sabbath onde meu velho amigo Tony Iommi estará tocando, eu espero que o público seja realmente barulhento e esteja gritando alto. Black Sabbath é heavy metal. Mas se você for a um show do Jethro Tull, acho que você provavelmente deveria deixar o telefone em casa ou pelo menos no seu bolso."
"Curious Ruminant", álbum mais recente do Jethro Tull, saiu em março último. O trabalho chegou ao Top 10 em quatro paradas europeias: Alemanha (2º), Áustria (4º), Suíça (5º) e Croácia (6º).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



De 40 mil para 9 mil lugares: Sepultura poderia ter evitado choque de realidade?
Regis Tadeu explica por que o Slipknot deve agradecer de joelhos a Eloy Casagrande
O melhor baterista de todos os tempos, segundo Lito Sousa, do Aviões e Músicas
Os 3 artistas considerados "rock de tiozão" pelo baixista do Nirvana Krist Novoselic em 1992
A canção que Renato Russo escreveu e a Legião Urbana preferiu esconder do público
"Não chego aos pés dele"; o guitarrista contemporâneo admirado por Jimmy Page
Os dois guitarristas britânicos que dominaram o blues, segundo Slash
A canção que Axl Rose gravou sob efeito de cogumelos e que deixou o Guns N' Roses furioso
O melhor álbum de hard rock de cada ano dos anos 2000, segundo a Loudwire
Angra celebra a força dos palcos em novo videoclipe de "Lisbon"
Elton John mantém tradição de tocar hit que "só é conhecido no Brasil" com show no Rock In Rio
Os clássicos da literatura que Nando Reis não suporta: "Esse cara é antipático"
A música que marcou o fim do auge do Oasis, segundo o Noel Gallagher
Homem assume culpa por flagra em ato libidinoso no show do Guns N' Roses
As dez melhores músicas de thrash lançadas entre 1983 e 1985, segundo a Metal Hammer

Ian Anderson explica como o consolo "intruso *nal" era usado em shows do Jethro Tull nos anos 80
O dia em que membros do Spin Doctors deixaram Ian Anderson no vácuo: "Me ignoraram"
A banda de metal com quem Ian Anderson toparia tocar sem cobrar um centavo
Joe Satriani fala sobre seu amor pelo Jethro Tull em artigo
A opinião nada carinhosa de Ian Anderson sobre uma banda clássica do progressivo setentista
O clássico do progressivo que fez Geddy Lee querer levar o Rush a caminhos mais ambiciosos
Gibson: as dez melhores composições épicas do rock
Versões originais: 10 músicas que foram "tomadas" emprestadas


