Evergrey: Comemorando 20 anos com mais um grande álbum

Resenha - Storm Within - Evergrey

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Junior Frascá
Enviar Correções  

9

Após o excelente "Hymns for the Broken", de 2014, e um dos melhores discos da banda em anos, o EVERGREY mostra que está realmente em grande fase, colocando mais uma excelente disco no mercado, o décimo de sua carreira (que já chega aos 20 anos!), que foi lançado no Brasil no mesmo dia do lançamento mundial, graças a mais um grande trabalho da Diehard Records.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

E o melhor dessa nova fase da banda é que os caras conseguiram equilibrar com perfeição o peso e a melodia que sempre caracterizaram sua sonoridade, que se mostram mais orgânicos do que nunca. Claro, o referido aspecto mais melódico é totalmente diferenciado, com uma pegada mais melancólica e soturna, que aqui é explorada de forma bem evidente, com climas carregados e brutais que permeiam todo o trabalho.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O peso também encontra-se bem presente, como se percebe logo em "Distance", faixa que abre o disco, e que pode ser considerada a melhor do trabalho, que logo com 30 segundos nos apresenta um riff super agressivo, com afinação baixa e muito groove. É sério, se você estiver desatento, é como levar um soco direto no tímpano. Além disso, a faixa traz diversas mudanças de andamento, e uma variação extrema de melodias, levando o ouvinte através de uma verdadeira viagem sensorial das mais instigantes.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Astray" é outro dos destaques do material, novamente com o peso tomando conta, e Tom Englund cantando de forma totalmente sentimental.

Mas a faixa mais pesada de todas é "My Allied Ocean", que beira ao thrash metal (inclusive com um brutal breakdown), mas sem deixar de lado o lado melódico, contando com um grande refrão.

"The Storm Within" traz ainda a participação de Floor Jansen, do NIGHTWISH, em um belíssimo dueto com Tom, em "In Orbit", que mostra o lado mais melancólico da banda bem evidente, em contraste com os mais agressivos; e de Carina Englund (essa já uma tradição em trabalhos da banda) em "The Paradox of the Flame".

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Lembrando ainda que o disco é conceitual, tratando do amor, e as letras tratam de conceitos como perda, entrega, desilusão e superação, tudo elaborado com base em aspectos do cotidiano de Tom.

Ou seja, não espere por um trabalho fácil e alegre, mas sim por uma sonoridade forte, emocional e carregada em sentimentos melancólicos, transbordando bom gosto e excelência! Mais um trabalho excelente da banda, para ficar guardado na memória dos fãs.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

The Storm Within - Evergrey
(Diehard Records - 2016 - Nacional)

1. Distance
2. Passing Through
3. Someday
4. Astray
5. The Impossible
6. My Allied Ocean
7. In Orbit
8. The Lonely Monarch
9. The Paradox of the Flame
10. Disconnect
11. The Storm Within


Outras resenhas de Storm Within - Evergrey

Evergrey: Banda criou uma epopéia dramática com esse álbum




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Metal sueco: site elege as dez melhores bandas da SuéciaMetal sueco
Site elege as dez melhores bandas da Suécia

Tom Englund: os álbuns que marcaram o vocalista do EvergreyTom Englund
Os álbuns que marcaram o vocalista do Evergrey


Zakk Wylde: cinco momentos insanos do guitarristaZakk Wylde
Cinco momentos insanos do guitarrista

Thrash Metal: 10 novas promessas - incluindo uma brasileiraThrash Metal
10 novas promessas - incluindo uma brasileira


Sobre Junior Frascá

Junior Frascá, casado, é advogado, e apaixonado por heavy metal em todas as suas vertentes (em especial thrash, stoner, doom e power metal) desde seus 15 anos. Também é fã de filmes de terror e séries americanas, faz parte da equipe da revista digital Hell Divine e do site My Guitar, e é guitarrista da banda de metal tradicional MUD LAKE.

Mais matérias de Junior Frascá no Whiplash.Net.

GooInArt Cli336 Goo336 Goo336 Cli336 Goo728