Evergrey: Comemorando 20 anos com mais um grande álbum
Resenha - Storm Within - Evergrey
Por Junior Frascá
Postado em 23 de setembro de 2016
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Após o excelente "Hymns for the Broken", de 2014, e um dos melhores discos da banda em anos, o EVERGREY mostra que está realmente em grande fase, colocando mais uma excelente disco no mercado, o décimo de sua carreira (que já chega aos 20 anos!), que foi lançado no Brasil no mesmo dia do lançamento mundial, graças a mais um grande trabalho da Diehard Records.

E o melhor dessa nova fase da banda é que os caras conseguiram equilibrar com perfeição o peso e a melodia que sempre caracterizaram sua sonoridade, que se mostram mais orgânicos do que nunca. Claro, o referido aspecto mais melódico é totalmente diferenciado, com uma pegada mais melancólica e soturna, que aqui é explorada de forma bem evidente, com climas carregados e brutais que permeiam todo o trabalho.
O peso também encontra-se bem presente, como se percebe logo em "Distance", faixa que abre o disco, e que pode ser considerada a melhor do trabalho, que logo com 30 segundos nos apresenta um riff super agressivo, com afinação baixa e muito groove. É sério, se você estiver desatento, é como levar um soco direto no tímpano. Além disso, a faixa traz diversas mudanças de andamento, e uma variação extrema de melodias, levando o ouvinte através de uma verdadeira viagem sensorial das mais instigantes.

"Astray" é outro dos destaques do material, novamente com o peso tomando conta, e Tom Englund cantando de forma totalmente sentimental.
Mas a faixa mais pesada de todas é "My Allied Ocean", que beira ao thrash metal (inclusive com um brutal breakdown), mas sem deixar de lado o lado melódico, contando com um grande refrão.
"The Storm Within" traz ainda a participação de Floor Jansen, do NIGHTWISH, em um belíssimo dueto com Tom, em "In Orbit", que mostra o lado mais melancólico da banda bem evidente, em contraste com os mais agressivos; e de Carina Englund (essa já uma tradição em trabalhos da banda) em "The Paradox of the Flame".
Lembrando ainda que o disco é conceitual, tratando do amor, e as letras tratam de conceitos como perda, entrega, desilusão e superação, tudo elaborado com base em aspectos do cotidiano de Tom.
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel | Ou seja, não espere por um trabalho fácil e alegre, mas sim por uma sonoridade forte, emocional e carregada em sentimentos melancólicos, transbordando bom gosto e excelência! Mais um trabalho excelente da banda, para ficar guardado na memória dos fãs.
The Storm Within - Evergrey
(Diehard Records - 2016 - Nacional)
1. Distance
2. Passing Through
3. Someday
4. Astray
5. The Impossible
6. My Allied Ocean
7. In Orbit
8. The Lonely Monarch
9. The Paradox of the Flame
10. Disconnect
11. The Storm Within

Outras resenhas de Storm Within - Evergrey
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ex-Megadeth assume temporariamente a função de baterista do Accept
Iron Maiden não deve comparecer à cerimônia do Rock and Roll Hall of Fame
Estrela da WWE gostaria que música do Megadeth fosse seu tema de entrada
Fernanda Lira revela o que quer mudar na Crypta: "Não é algo que a gente se orgulha"
"A maioria dos guitarrista não são boas pessoas mesmo", admite Ritchie Blackmore
O maior disco do metal para James Hetfield; "Nada se comparava a ele"
Regis Tadeu se manifesta sobre os problemas da turnê de reunião do Kid Abelha
John Bush gostaria de fazer shows com os três vocalistas que gravaram com o Anthrax
Ritchie Blackmore fala sobre saúde e atual relação com membros do Deep Purple
Lucifer no Brasil - provável setlist, locais e horários dos shows
Soulfly lança videoclipe animado para "Favela/Dystopia"; assista agora
Como um baterista do Angra mudou a vida de Eloy Casagrande para sempre
Richard Fortus revive meme de 35 anos do Guns N' Roses com camiseta sobre Izzy Stradlin
Clown comenta participação de Cristina Scabbia (Lacuna Coil) em álbum perdido do Slipknot
Steve Harris esclarece que Iron Maiden não participou da produção de documentário
O curioso guitarrista que Neil Young proclamou estar "no mesmo nível" que Jimi Hendrix
Iron Maiden: Steve Harris pensou em acabar com a banda em 1993
Jason Newsted é melhor que Cliff Burton, mas Lars e James ferraram ele no Metallica
Evergrey fará show em São Paulo com nova formação antes do Bangers Open Air
Evergrey divulga vídeo da música "The World is on Fire", faixa de seu novo álbum
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme

