Evergrey: Comemorando 20 anos com mais um grande álbum
Resenha - Storm Within - Evergrey
Por Junior Frascá
Postado em 23 de setembro de 2016
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Após o excelente "Hymns for the Broken", de 2014, e um dos melhores discos da banda em anos, o EVERGREY mostra que está realmente em grande fase, colocando mais uma excelente disco no mercado, o décimo de sua carreira (que já chega aos 20 anos!), que foi lançado no Brasil no mesmo dia do lançamento mundial, graças a mais um grande trabalho da Diehard Records.
E o melhor dessa nova fase da banda é que os caras conseguiram equilibrar com perfeição o peso e a melodia que sempre caracterizaram sua sonoridade, que se mostram mais orgânicos do que nunca. Claro, o referido aspecto mais melódico é totalmente diferenciado, com uma pegada mais melancólica e soturna, que aqui é explorada de forma bem evidente, com climas carregados e brutais que permeiam todo o trabalho.
O peso também encontra-se bem presente, como se percebe logo em "Distance", faixa que abre o disco, e que pode ser considerada a melhor do trabalho, que logo com 30 segundos nos apresenta um riff super agressivo, com afinação baixa e muito groove. É sério, se você estiver desatento, é como levar um soco direto no tímpano. Além disso, a faixa traz diversas mudanças de andamento, e uma variação extrema de melodias, levando o ouvinte através de uma verdadeira viagem sensorial das mais instigantes.
"Astray" é outro dos destaques do material, novamente com o peso tomando conta, e Tom Englund cantando de forma totalmente sentimental.
Mas a faixa mais pesada de todas é "My Allied Ocean", que beira ao thrash metal (inclusive com um brutal breakdown), mas sem deixar de lado o lado melódico, contando com um grande refrão.
"The Storm Within" traz ainda a participação de Floor Jansen, do NIGHTWISH, em um belíssimo dueto com Tom, em "In Orbit", que mostra o lado mais melancólico da banda bem evidente, em contraste com os mais agressivos; e de Carina Englund (essa já uma tradição em trabalhos da banda) em "The Paradox of the Flame".
Lembrando ainda que o disco é conceitual, tratando do amor, e as letras tratam de conceitos como perda, entrega, desilusão e superação, tudo elaborado com base em aspectos do cotidiano de Tom.
Ou seja, não espere por um trabalho fácil e alegre, mas sim por uma sonoridade forte, emocional e carregada em sentimentos melancólicos, transbordando bom gosto e excelência! Mais um trabalho excelente da banda, para ficar guardado na memória dos fãs.
The Storm Within - Evergrey
(Diehard Records - 2016 - Nacional)
1. Distance
2. Passing Through
3. Someday
4. Astray
5. The Impossible
6. My Allied Ocean
7. In Orbit
8. The Lonely Monarch
9. The Paradox of the Flame
10. Disconnect
11. The Storm Within
Outras resenhas de Storm Within - Evergrey
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rafael Bittencourt explica atual relação com Edu Falaschi e possibilidade de novos shows
Testament, Overkill e Destruction confirmam turnê conjunta em 2026
A banda que Slash considera o auge do heavy metal; "obrigatória em qualquer coleção"
Sharon explica o que a fez desistir de pacto firmado com Ozzy
A resposta de Rafael Bittencourt sobre possibilidade de Bruno Valverde deixar a banda
Rafael Bittencourt explica por que Fabio Lione saiu do Angra
Por que Angra escolheu Alírio Netto como vocalista, segundo Rafael Bittencourt
Steve Harris não descarta um grandioso show de despedida do Iron Maiden
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
As duas músicas do Iron Maiden que nunca foram tocadas no Brasil - e podem estrear em 2026
Lynyrd Skynyrd fará shows em Curitiba, Rio de Janeiro e Porto Alegre
A primeira banda de rock dos anos 1960 que acertou em cheio, segundo Robert Plant
Jimmy Page faz post e comenta atual opinião sobre show do Led Zeppelin em 2007
Brasileira Marina La Torraca é anunciada como nova vocalista do Battle Beast
O dia que Rob Halford viu Ozzy Osbourne peladão e curtindo a vida adoidado
Derrick Green, do Sepultura, elege seus 10 vocalistas preferidos do Heavy Metal
O disco do Metallica que James Hetfield acha "um tanto trabalhoso" de se ouvir
Como o Brasil ajudou Peter Frampton a criar um hino roqueiro de rebeldia


Megadeth, Anthrax, Trivium e Evergrey apoiarão Iron Maiden em turnê pela Europa
Evergrey lança seu novo single, "Oxygen"; confira vídeo oficial
Legião Urbana: O discurso de tristeza e morte no álbum A Tempestade
Em 1977 o Pink Floyd convenceu-se de que poderia voltar a ousar



